De acordo com o Automotive News, a Volkswagen vai criar um programa de incentivos financeiros para ajudar seus revendedores a popularizar os veículos elétricos. A montadora estaria disposta a oferecer um desconto de fábrica de 50% aos revendedores aptos a comercializar seu mais novo modelo de carro elétrico (ID4), além de um desconto de 75% para aqueles que vão vender os carros em mercados locais.
Investimento a longo prazo
Para a Volkswagen, é de suma importância que as concessionárias estejam prontas para a nova tecnologia. Isso envolve toda uma infraestrutura, como a implantação de carregadores para os carros elétricos, além de treinamento de marketing e capacitação técnica.
Os estabelecimentos devem estar prontos para tirar todas as dúvidas dos clientes, mostrar como os veículos funcionam e realizar os devidos reparos, caso contrário, as vendas serão impactadas negativamente, apesar de todo o esforço da montadora em produzir carros de alta eficiência.
Neste sentido, o CEO da Volkswagen dos Estados Unidos, Scott Keogh, acredita que os incentivos atuais funcionam como um investimento a longo prazo. Basicamente, as montadoras que vão conseguir vender mais carros elétricos serão aquelas cujos revendedores estarão mais preparados para a tarefa.
Obviamente, Keogh sabe que nem todas as concessionárias irão atingir o mesmo nível de preparo ao mesmo tempo. Da mesma forma que, hoje, algumas já vendem muito mais veículos não-elétricos que outras.
A companhia ainda pretende criar um fundo conjunto, que será usado pelos revendedores essencialmente em eventos de divulgação. De toda forma, o programa da companhia será completamente voluntário.
A ideia da Volkswagen é parecido com o programa “Lights” anunciado recentemente pela Volvo.
Fontes
Categorias