A Volvo anunciou um novo caminhão elétrico, o VNR Electric. O veículo faz parte do programa Lights (Low Impact Green Heavy Transport Solutions, ou soluções de transporte pesado verde de baixo impacto, em português), que a companhia vai implantar no sul da Califórnia, e que tem o objetivo de apoiar um ecossistema eletrificado para permitir o tráfego e manutenção dos VNR Electric na região.
Volvo VNR Electric
O VNR Electric é baseado no VNR, um caminhão com aparência semelhante, mas que usa combustível comum. Visualmente, a maior diferença entre eles é a pintura.
O VNR Electric mantém o motor elétrico e as baterias no mesmo lugar onde fica o motor a diesel e o tanque de combustível da versão não elétrica.
Segundo o CNET, o caminhão é extremamente silencioso e de fácil direção, além de confortável e eficiente. A partida é facilitada pelo torque elétrico e os freios a disco seguram o tranco de pará-lo em pouquíssimo tempo, caso seja necessário. A Volvo não compartilhou muitas especificações do veículo, assim como não falou no preço. O que se sabe é que ele só deverá ser comercializado no final deste ano.
Programa Lights
Enquanto o VNR Electric não chega às ruas, a Volvo preparou o programa Lights, que se será implementado no sul da Califórnia. O Lights é uma parceria envolvendo investimentos privados e públicos, que permitirá instalar uma infraestrutura completa de suporte para o caminhão elétrico, incluindo carregadores de rua e mecânicos aptos a lidar com veículos elétricos em toda a extensão de tráfego prevista para o caminhão. Até um curso que dá certificação de manutenção no VNR-E será introduzido em duas universidades da região.
A empresa pretende instalar carregadores rápidos de 600 kW, que podem fornecer até 120 quilômetros a cada hora de carga, ao invés dos convencionais, com apenas 40 quilômetros por hora de carga.
O programa vai se estender do porto de Long Beach para dentro do estado, cobrindo vários locais com concentração de armazéns.
Fontes
Categorias