Nesta quinta (23), a Waymo, uma subsidiária da Alphabet, afirmou pelo Twitter que vai implantar ainda esta semana parte de sua frota autônoma no Texas e Novo México, para aprender sobre novas condições e ambientes das estradas.
This week, we’ll start driving our Chrysler Pacificas and long-haul trucks in Texas and New Mexico. These are interesting and promising commercial routes, and we’ll be using our vehicles to explore how the Waymo Driver might be able to create new transportation solutions. pic.twitter.com/uDqKDrGR9b
— Waymo (@Waymo) January 23, 2020
Suas minivans Chrysler Pacifica irão mapear as estradas, e os caminhões estarão principalmente nas interestaduais e em cidades como El Paso, Dallas e Houston. Eles não carregarão nenhuma carga durante os testes e haverá um motorista de segurança ao volante. A Waymo já tem uma história com o grande estado do Texas. A demonstração de seu inovador protótipo de veículo Firefly, que não possuía volante ou pedais, ocorreu em Austin em outubro de 2015. Eles mantiveram um escritório na cidade até novembro de 2019, quando o fecharam de forma abrupta.
A subsidiária da Alphabet já havia testado seus caminhões Classe 8 na Califórnia, Arizona e Geórgia, então essa expansão territorial certamente será uma boa notícia para os planos declarados da empresa de se lançar na área de transporte de cargas.
“Essas rotas comerciais são interessantes e promissoras e usaremos nossos veículos para explorar como o Waymo Driver pode criar novas soluções de transporte”, afirmou a empresa. Waymo Driver é o apelido dado ao sistema de hardware e software de veículo autônomo.
A empresa tem se mantido muito ocupada nos últimos meses, mas a maior parte de sua atividade esteve centrada em Phoenix, Arizona. Ela vem testando seus carros autônomos na área há mais de um ano, oferecendo viagens aos residentes por meio de aplicativos iOS e Android. A companhia vem experimentando sua tecnologia de direção autônoma em vários áreas há muitos anos, mas um dos pontos principais sobre Phoenix é as viagens são totalmente autônomas, e em alguns casos, não existe nem um motorista de segurança no veículo.
Enquanto os testes no Arizona parecem estar principalmente centrados em aplicativos para consumidores, os no Novo México e no Texas aparentemente serão mais focados comercialmente. Agora é preciso esperar mais detalhes, mas não deve demorar para termos mais notícias sobre os futuros planos da Waymo.
Categorias