A Volkswagen está desenvolvendo um sistema para robô capaz recarregar veículos elétricos em estacionamentos, de maneira independente. O projeto ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, e deve ser utilizado em estacionamentos fechados.
A ideia é que, através de um aplicativo, o dono do carro elétrico possa indicar ao robô onde seu veículo está. Uma vez que a recarga seja solicitada, o proprietário pode sair de perto do carro, enquanto o carregador é levado até o local. Você pode ver um vídeo demonstrando como deve ser o robô em funcionamento.
O vídeo mostra ainda que o robô terá um sistema de câmeras e sensores, para evitar colisões com outros carros que estejam se deslocando pelo estacionamento.
Maior autonomia
O projeto ainda está em desenvolvimento e não possui data para ser colocado em atividade. A estação de carregamento rápido flexível e as caixas de parede estão em fase avançada, enquanto o robô que as levará até os veículos, ainda está sendo testado. Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components, explica que a ideia é inovadora por levar a carga até o veículo, e não o contrário.
“O robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em diferentes instalações de estacionamento, como estacionamentos com vários andares, vagas e estacionamentos subterrâneos”, comenta Möller. “Trazemos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos transformando quase todos os parques de estacionamento elétricos, sem medidas individuais de infraestrutura complexas. É um protótipo visionário, que pode ser transformado em realidade rapidamente, se as condições gerais forem adequadas”.
Möller diz ainda que o projeto deve garantir um custo menor de investimento, além de evitar problemas como o de estações de recarga bloqueadas por outros veículos.
“Essa abordagem tem um enorme potencial econômico”, explica Möller. “O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos significativamente com o uso dos robôs. O trabalho de construção e os custos de montagem da infraestrutura de carregamento podem ser reduzidos significativamente através do uso dos robôs. Mesmo o problema bem conhecido de uma estação de carregamento bloqueada por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito. Você simplesmente escolhe qualquer vaga de estacionamento como de costume. Você pode deixar o resto para o nosso ajudante eletrônico”.
Fontes
Categorias