A Ford anunciou hoje (24) que vai produzir um carro elétrico usando a plataforma conhecida como “flexible skateboard” da startup Rivian. A montadora não revelou que tipo de veículo seria esse novo projeto, mas destacou que ele será diferente dos dois carros em desenvolvimento pela própria Rivian.
Para conseguir a parceria, a Ford investiu US$ 500 milhões na Rivian e, além da tecnologia, vai conseguir também uma parcela das ações da startup, bem como um assento no conselho diretor da parceira. A notícia foi anunciada pelo CEO da Ford, Jim Hackett, em uma sessão com investidores.
Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a Rivian é a oportunidade de ir mais rápido
Segundo a Ford, o objetivo da parceria com a Rivian é conseguir lançar um novo carro elétrico em um curto espaço de tempo e gastando bem menos dinheiro no desenvolvimento. “Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a Rivian é a oportunidade de ir mais rápido. Portanto, velocidade é uma parte importante desse negócio”, disse Joe Hinrichs, direto de operações automotivas na Ford.
A Ford ainda tem mais dois projetos de carros 100% elétricos em desenvolvimento, uma caminhonete F-150 elétrica e um crossover inspirando nos Mustangs. Nenhum deles será afetado pela nova parceria.
Rivian?
A Rivian também está trabalhando em dois veículos movidos a eletricidade: uma caminhonete chamada R1T e um SUV conhecido como R1S. Ambos veículos foram pensados para um estilo de vida ativo e focado na natureza. O carro da Ford construído sob o flexible skateboard não seguiria esse padrão, apesar de usar a mesma tecnologia básica.
Essa plataforma inclusive está sendo usada pela Rivian em seus próprios carros e no desenvolvimento de veículos para outras marcas além da Ford. Isso inclui bateria e toda a parte elétrica, motores, chassi e outros elementos.
Apesar de ter se apresentado para o mundo em 2018, a Rivian vem desenvolvendo carros elétricos há mais de 10 anos sem alardear seu progresso. Quando apareceu, contudo, a marca deixou uma boa impressão e levantou confiança de investidores por já ter protótipos 100% funcionais e também uma fábrica pronta para começar a produção em massa. As primeiras unidades do R1S e R1T chegam ao mercado norte-americano na segunda metade de 2020.
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