menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Software

Gimp: Fazendo caricaturas usando as distorções do Gimp

Se você não é o mestre com um lápis nas mãos não tem problema. Com o Gimp você faz caricaturas usando o mouse.

schedule12/11/2008, às 14:32

Sem dúvida, você já viu vários artistas de rua fazendo caricaturas e desenhos a lápis. Se você sempre quis transformar uma foto em desenho, mas, infelizmente, não possui habilidade suficiente com o lápis, hoje você vai aprender a ser um mestre do desenho com o mouse na mão.

Para começar a transformar suas imagens em desenho, em primeiro lugar, é preciso escolher uma fotografia. Sugerimos uma imagem com luminosidade reduzida, pois quanto mais luminosidade menos detalhes ela terá no fim do processo. No nosso caso escolhemos um guitarrista e sua Les Paul.

Guita nervosa.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Abra a fotografia escolhida no Gimp e duplique a camada da foto. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a camada “Fundo”, por exemplo, em seguida, ”Duplicar camada”.

Duplicar camadas é fácil.

Leia Mais

Assim que duplicar a camada, vá até “Filtros/Desfocar/Desfocagem gaussiana”.

O pequeno Gauss.

Uma tela igual a esta será aberta.

Não erre no método de desfocagem.

Leia Mais

Nesta tela você vai definir o nível de desfocagem para sua imagem, mas lembre-se, cada imagem possui suas características, portanto é necessário adequar a cada caso. Na nossa imagem usamos o “Raio de desfocagem” com valor 12 e o “Método de desfocagem” o IIR.

Assim que desfocar a imagem é hora de inverter suas cores e, para isso, vá até “Cores/Inverter”. Sua imagem ficará assim:

Cores invertidas.

Na janela de camadas, já com as cores invertidas, altere a opacidade da camada superior, no nosso caso a “Cópia de fundo”. Sua imagem ficará semelhante a esta:

Nível e desfocagem.

Leia Mais

Combine as duas camadas, basta clicar com o botão direito do mouse na camada superior e, em seguida, “Combinar abaixo”.

Combine as camadas.

Logo após este passo, vamos alterar os níveis de cor na figura. Vá até “Cores/Níveis”. Assim que a janela abrir, coloque 100 no quadro da esquerda e 155 no da direita. Estes campos podem ser preenchidos de acordo com o seu gosto, pois como dito anteriormente, cada imagem possui suas particularidades. Brinque com os níveis de acordo com sua necessidade.

Preencha os níveis.

Leia Mais

Depois de alterar os níveis, dessature a imagem. Vá novamente até “Cores/Dessaturar”. A imagem ficará mais ou menos assim:

Quase lá.

Agora vamos aplicar o efeito de pintura a lápis na imagem e deixá-la com cara de desenho. Vá até a janela de camadas e duplique a camada novamente. Na camada superior altere seu modo para “Esconder”. 

Crie uma nova camada, no nosso caso, permaneceu o nome “Nova camada”. Vá até a camada original e, com a ferramenta balde, comece a preenchê-la com cor branca. Aí novamente quem decide é você, ou seja, preencha com branco todas as partes que você acredita que vão  deixar a imagem bacana. assim que terminar de preencher, desfoque novamente a imagem para ela ficar com efeito do lápis.

já está bom.

Leia Mais

Se você quiser deixar a imagem assim, de fato, ela já se parece com um desenho a lápis, mas se quiser deixá-la mais parecida com um desenho siga estes passos: Depois de preencher a imagem, vá até “Filtros/Artísticos/GIMPressionista”. Agora também depende de você, escolha um efeito que você que melhor vai representar sua “Foto desenho”. Nós usamos o efeito “Line-art”.

GIMPressionista.

Esta é a imagem pronta:

Imagem pronta.

Leia Mais

Se quiser, aplique bordas ou mais efeitos para deixá-la com cara de obra de arte. Como apenas estamos mostrando os passos para a edição das suas imagens, se você acha que outras ferramentas ou técnicas causam efeito melhor, não se reprima e comece a desbravar as ferramentas do Gimp.

star

Continue por aqui