Sucesso da Netflix, Adolescência mostra que é preciso ficar alerta com os filhos na internet
Assim como série da Netflix, documentário feito pelo TecMundo mostra que pais devem ter cuidado com os conteúdos consumidos pelos filhos online

A série “Adolescência”, da Netflix, mal chegou na plataforma de vídeo sob demanda e se tornou um sucesso global, liderando a audiência no streaming. No entanto, além de mostrar que a empresa consegue fazer produções de alta qualidade, o seriado também traz um grande alerta sobre os perigos da internet.
Durante seus quatro episódios, “Adolescência” provocou um grande debate sobre a sensação de impotência dos adultos em relação ao que os jovens acessam online. A produção acompanha a história de um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de classe.

Logo no começo do primeiro episódio, o público já descobre que ele é sim o autor do crime e a primeira reação de muitos espectadores, assim como do próprio detetive da série, é procurar um motivo, uma razão. Por que Jamie fez isso? Como ele chegou a esse limite?
E essa foi a motivação para a produção da série que, apesar de fictícia, é baseada em histórias reais. O intérprete do pai e co-criador da produção, Stephen Graham, ficou desacreditado quando viu a recorrência com a qual crimes desse tipo tem acontecido, em que um menino jovem machuca ou até mata uma menina também jovem.
Documentário do TecMundo aborda perigos da internet
A sensação de segurança que é suposta quando uma criança ou um adolescente está em seu quarto precisa ser analisada mais friamente. O 3º episódio do documentário do TecMundo “Realidade Violada” reforça que precisamos, sim, nos importar com o que nossos jovens estão vendo na internet. Como dito no documentário, as redes sociais se abrem como um mundo novo de validação da própria identidade.
Quando Chloe, uma das vítimas entrevistadas pelo TecMundo, diz que não contou aos pais sobre os ataques que sofreu online por medo de decepcioná-los, associamos diretamente ao Jamie, protagonista da série, quando relata à psicóloga que sentia que o pai tinha vergonha dele por não ser bom em esportes.
Em seu diálogo com a psicóloga, a necessidade de aprovação que o protagonista sente fica evidente. Veja bem, a maior parte dos seres humanos têm exatamente esses mesmos sentimentos, mas na adolescência é tudo mais delicado e intenso.
Cuidado com adolescentes na internet é essencial
Atualmente existem ferramentas para monitorar o uso das redes sociais, esse tipo de controle parental é recomendado para restringir conteúdos inadequados, mas não é o suficiente. Precisamos buscar maneiras de entender e ouvir nossos jovens.
Como na série, existem meios de comunicação que não reconhecemos se não estamos inseridos nesse universo. Os grupos que incitam ódio e comportamentos violentos são organizados e podem influenciar a mente de jovens que estão machucados e, assim, mais vulneráveis.

Outra questão é a resistência das plataformas. Ao tentarmos contato com as empresas Meta e Discord para uma entrevista para o documentário, nenhuma delas quis falar mais sobre o assunto e apenas retornaram com o posicionamento padrão. A demanda por redes mais seguras não tem nada a ver com a restrição da liberdade de expressão, mas sim com a de comportamentos considerados até ilegais perante a lei.
A minissérie Adolescência está disponível na Netflix e o documentário Realidade Violada, episódio 3, está no canal no YouTube do TecMundo.
Veja também
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.