Karla Sofía Gascón sobre perder o Oscar: 'Está claro que houve uma campanha contra mim'

Imagem de: Karla Sofía Gascón sobre perder o Oscar: 'Está claro que houve uma campanha contra mim'

Indicado ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz (entre outras), o filme Emilia Pérez viu suas chances de ganhá-la derreter após algumas mensagens antigas da protagonista Karla Sofía Gascón nas redes sociais ganharem repercussão. Agora que a premiação já passou, ela afirma que foi vítima de uma campanha que destruiu suas chances de receber o prêmio.

Em uma entrevista recente ao The Guardian, ela declarou que foi alvo de um movimento de difamação. A atriz trans ressaltou que não é racista, como muitos fizeram entender com seus posts antigos.

Além disso, ela também explicou que, ao contrário do que muitos estão afirmando em plataformas como o X, não se identifica com a direita ou com movimentos que promovem o ódio ou a exclusão. Segundo a estrela de Emilia Pérez, tudo foi culpa de uma grande campanha de difamação.

Karla Sofía Gascón convida críticos a falar diretamente com ela

“É claro que houve uma campanha contra mim e que eles continuaram indo até que conseguiram o que buscaram”, explicou a atriz ao jornal. Ela também afirmou que ficou bastante abalada com a polêmica em que se envolveu graças à descoberta de mensagens nas quais criticava muçulmanos e as políticas de inclusividade do próprio Oscar.

Karla-Sofia-Gascon-Oscar-Campanha-Emilia-Perez-02.jpg

“Ninguém me desculpou por nada. Se alguém se sentiu ofendido por coisas que eu posso ter feito na minha vida, deixe que elas venham a mim e me digam”, declarou Gascón. “Se há algo que fiz em toda a minha vida, é que fui contra tudo isso. Quando era jovem, eu costumava lutar com skinheads”, continuou.

A protagonista de Emilia Pérez foi além, declarando que, quando confronta diretamente pessoas sobre o que é ofensivo nela, ninguém parece ter uma resposta. Embora o filme tenha recebido diversos prêmios, a Netflix, responsável por distribui-lo nos Estados Unidos, preferiu se distanciar da atriz após a descoberta de suas mensagens controversas.

Karla-Sofia-Gascon-Oscar-Campanha-Emilia-Perez-01.jpg

O próprio elenco de apoio do longa-metragem, incluindo seu diretor, decidiu que o melhor a fazer era se afastar o máximo possível de sua protagonista. Ao Deadline, Jaques Audiard afirmou que “não falou e nem quer falar” com Gascón, que estaria em uma jornada autodestrutiva na qual nenhuma outra pessoa conseguiria interferir.

Atriz diz ser “menos racista do que Gandhi”

Provando que ainda pode se envolver em muitas polêmicas, Gascón afirmou ao The Guardian que se considera “menos racista que Gandhi”. O advogado e nacionalista indiano fez história ao defender a soberania de seu país em relação ao Reino Unido, ganhando fama e seguidores ao empregar métodos de resistência não-violenta.

A protagonista de Emilia Pérez também afirmou que chegou a “contemplar o impensável” durante os momentos em que sofreu maiores críticas. Apesar de a Netflix ter cortado o contato com a atriz, ela esteve presente na cerimônia de entrega do Oscar, onde virou alvo de uma das piadas do apresentador Conan O’Brien.

Para completar, ela também diz ter muito respeito por muçulmanos, mas não por quem se rende a temas como fanatismo, terrorismo ou “às coisas terríveis que são feitas em nome de Deus ou da religião”. Ela também explica que é falsa a história de que perdeu contratos na Espanha por causa de suas mensagens, e que já não tinha contato com a editora que afirmou que não trabalharia mais com ela após as polêmicas recentes.

Emília Pérez está cercado de polêmicas

Além do caso de Gascón, o longa-metragem Emilia Pérez também esteve envolvido em outras controvérsias desde sua estreia. O longa-metragem foi cercado de polêmicas por retratar estereótipos mexicanos em sua narrativa, tanto que uma paródia foi realizada para zoar com o longa-metragem.

Apesar das controvérsias, o filme teve uma boa campanha nas premiações, angariando estatuetas importantes em eventos como o Globo de Ouro. No Oscar, com 13 indicações, o polêmico longa-metragem também venceu nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, com Zoe Saldana, e Melhor Canção Original.

E aí, você já assistiu ao longa-metragem? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:

Quer receber as melhores ofertas do TecMundo no WhatsApp?

Siga o nosso canal de ofertas!

Seguir e economizar
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.