Anora: Diretor ganhador do Oscar é acusado de plágio; entenda

O grande vencedor do Oscar 2025, Anora conquistou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. No entanto, as conquistas da obra não parecem ser tão merecidas quanto pareciam em um primeiro momento, graças ao surgimento de algumas acusações graves nesta última semana.
Em uma série de mensagens publicadas no BlueSky, a escritora Emily Warfield afirmou que a história contada nos cinemas é fruto de um plágio cometido pelo diretor e roteirista Sean Baker. Ela acusa o profissional de roubar os conceitos centrais de The Skill Set, uma série independente na qual atuaram trabalhadoras sexuais reais.
Anora é acusado de plágio
Segundo o relato de Warfield, Baker roubou “personagens, o cenário, temas e o tom” da produção independente criada em 2015. O projeto foi idealizado por Alana Massey e chegou a ter um piloto gravado, que tinha como principal objetivo demonstrar o potencial da ideia para virar uma série — o que não aconteceu por falta de recursos.
O suposto envolvimento de Baker com o projeto começou em 2016, quando Massey entrou em contato com ele para solicitar alguns conselhos sobre a obra. Embora o diretor nunca tenha ajudado The Skill Set a se desenvolver, ele teria se interessado por seu conceito geral e o usado para desenvolver Anora.
Em seu relato no BlueSky, a escritora foi além, afirmando que o longa-metragem inclusive rouba alguns figurinos da obra independente. “Aparentemente, sou a inspiração para o design de personagens do papel desempenhado pela vencedora de Melhor Atriz, no Melhor Roteiro Original que foi roubado da minha amiga”, afirmou.
“Ela se esforçou tanto no piloto só para ele estagnar, e ele foi roubado — por AQUELE filme odioso? Oh meu deus”, continuou. “Pensei em deletar isso, mas: não mudar o nome de Annie ou o visual da personagem principal é TÃO audacioso e desnecessário, ele só faria isso se pensasse que realmente somos nada”.
“Bem, o filme acertou uma coisa: tente ferrar com uma vadia como eu e eu vou chutar e GRITAR”, declarou a escritora. Ela também afirmou que, depois de trabalhar dentro de uma masmorra gerenciada por gangsters, não tem qualquer medo de receber um processo do diretor de Anora ou de sua equipe de produção.
Produtores do filme ainda não se pronunciaram
Embora as acusações de Warfield tenham repercutido para além dos limites da rede social, até o momento os produtores de Anora não se pronunciaram sobre o caso. A escritora afirma estar bastante decepcionada com tudo o que está acontecendo, especialmente devido ao fato de gostar dos trabalhos anteriores de Baker e de sua fama como um apoiador de novos talentos — motivo pelo qual ele foi convidado a dar conselhos para os criadores de The Skill Set.
Em outra série de mensagens, ela também afirmou que o filme ganhador do Oscar causou danos a diversas pessoas e o plágio serve como um desestímulo para a criação de ideias originais. “Mas nossas instituições recompensam criadores que tratam a arte como empreitadas capitalistas, com uma abordagem na qual o vencedor leva tudo, em vez de uma oportunidade para conexão e cocriação”, explicou.
Sobre o filme
Em Anora, conhecemos uma jovem stripper do Brooklyn que conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Rapidamente os dois engatam um romance e se casam de forma impulsiva. Quando a notícia do casamento chega à Rússia, porém, o conto de fadas é rapidamente ameaçado: os pais do jovem partem para Nova York com a irredutível intenção de anular o matrimônio.
O longa venceu cinco prêmios no Oscar 2025 e foi o grande destaque da noite, com as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Categorias