Lançado nos cinemas em julho de 1972, O Poderoso Chefão (The Godfather) é até hoje considerado um dos melhores filmes de mafiosos já feitos em toda a história. Inspirado no livro de mesmo nome do autor Mario Puzo (que também assinou os roteiros), ele retrata como os Corleone dominaram o mundo do crime de Nova York.
Embora a família mantenha uma imagem pública de ser formada por empresários dignos de respeito, por baixo dos panos ela não se furta de usar a violência para conseguir o que quer. Um dos maiores exemplos disso é uma cena envolvendo o produtor Jack Woltz (John Marley), que não quer dar a Johnny Fontaine (Al Martino) um papel em seu novo filme.
Nossos vídeos em destaque
Enquanto inicialmente Vito Corleone (Marlon Brando) tenta convencer Woltz a dar uma chance para seu afilhado por meios convencionais, o produtor se mostra irredutível. No entanto, ele acaba concordando com a ideia quando acorda um dia para descobrir que dormiu na companhia da cabeça de um de seus adorados cavalos de corrida.
A cabeça de cavalo usada em O Poderoso Chefão era real?
Mesmo quem não assistiu à cena icônica de O Poderoso Chefão provavelmente sabe do que ela se trata. Desde que o longa-metragem foi lançado, ela virou uma grande referência do mundo da cultura pop, sendo reproduzida e homenageada por séries como Os Simpsons (com as devidas adaptações para respeitar o público mais familiar).
O que torna a situação de Woltz especialmente impactante é o fato de que o ator John Marley contracenou com a cabeça de um cavalo real, algo que seria impensável nos dias atuais. Na época em que o filme foi gravado, Hollywood ainda não tinha seu manual para o uso seguro de animais em sets de filmagem, que é respeitado por todos os grandes estúdios.
No entanto, enquanto a cabeça de cavalo era real, são falsos os relatos de que um animal foi morto somente para ser usado em O Poderoso Chefão. Conforme revelou a revista Time, o item inusitado acabou sendo encontrado em meio a uma fábrica de Nova Jersey na qual animais mortos eram transformados em comida para cachorro.
“O estúdio encorajou Francis Ford Coppola a usar uma cabeça de cavalo falsa, mas ele não gostou do substituto. Seus olheiros encontraram um cavalo pronto para o abate em uma fábrica de ração para cães em Nova Jersey”, explicou a publicação. Dias depois de a produção do filme “encomendar” uma cabeça, ela foi entregue em uma caixa repleta de gelo seco.
Apesar de a decisão não ter violado nenhuma lei, ela ainda rendeu a revolta de muitos defensores dos direitos animais. Antes do lançamento da série completa em DVD, em 2001, o diretor do longa-metragem lembrou que recebeu diversas cartas de protesto contra a decisão de usar um animal real.
Gravações do filme trazem outras curiosidades
)
Embora a cena da cabeça de cavalo seja a curiosidade mais conhecida de O Poderoso Chefão, suas filmagens também trazem outras informações interessantes. Entre elas estava o fato de que Francis Ford Coppola não foi a primeira escolha da Paramount Pictures como diretor. No entanto, ele acabou sendo escolhido por ser relativamente barato e por ter origens italianas.
Além disso, os executivos da empresa não queriam que Al Pacino fosse escolhido para o papel de Michael, que foi uma escolha pessoal de Coppola. Para completar, a Paramount foi resistente até mesmo à participação de Marlon Brando, graças à sua reputação de entrar em conflito com diretores e estúdios — ele só foi aceito quando concordou em assumir a responsabilidade financeira por qualquer atraso que pudesse trazer à produção.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)