Ruptura: Relembre o final da série antes de começar a segunda temporada
A espera foi longa, mas uma das séries mais populares dos últimos anos está de volta para a sua tão aguardada segunda temporada. Ruptura, produção original do Apple TV+, se destacou assim que estreou na plataforma de streaming em 2022.
O motivo para tanta repercussão é simples: a série conseguiu atrair o público com uma história intrigante, cheia de mistérios e repleta de reviravoltas. Estrelada por Adam Scott, a trama logo se tornou uma das mais bem avaliadas do serviço de streaming da Apple, mostrando que a empresa não dispensa a qualidade na hora de criar suas produções.
Três longos anos se passaram desde a estreia de Ruptura e todas as suas reviravoltas. Então, se você não quer maratonar novamente a primeira temporada antes de começar a segunda, confira o resumo que o Minha Série preparou com tudo o que você precisa relembrar!
Ruptura: o que acontece na primeira temporada?
Tudo começa quando somos apresentados aos quatro personagens principais de Ruptura: Mark, Dylan (Zach Cherry), Irving (John Turturro) e a recém-contratada Helly (Britt Lower). Juntos, eles trabalham na Lumon Industries, em um futuro próximo com pequenos toques de distopia.
O primeiro grande choque da série acontece quando descobrimos que eles trabalham sob uma tecnologia experimental bizarra. Chamada de Severance, o nome original da trama em inglês, o projeto consiste em um implante cerebral com uma habilidade peculiar.
Com esse implante, os funcionários esquecem quem são na vida pessoal assim que entram no prédio do trabalho, e o mesmo acontece quando estão indo embora. Então, basicamente, eles vivem vidas duplas e cada uma delas não sabe o que a outra faz no outro turno.
Cada personalidade é chamada de Internos (Innie) e (Externos) Outie, sendo a primeira para quem está no escritório e a segunda para a vida pessoal.
Mas a história realmente começa após uma mudança no escritório. Quando Petey (Yul Vazquez) pede demissão, Mark é promovido a chefe do Departamento de Refinamento de Microdados no qual trabalha. Então, ele contrata Helly como nova funcionária.
Enquanto Mark, Dylan e Irving já estão completamente adaptados a essa vida dupla, Helly tem dificuldades de aceitar o destino que sua Externa escolheu para ela. Então, a funcionária tenta se rebelar contra a Lumon e sua outra personalidade, tentando escapar diversas vezes, escrevendo anotações para sua Externa ou ainda atentando contra a própria vida.
Enquanto isso, descobrimos também que o Departamento de Refinamento não sabe qual é a função exata deles na empresa, pois apenas trabalham com números aleatórios, os classificando em várias pastas. Além disso, eles não têm contato com outros departamentos, somente com os líderes Harmony Cobel (Patricia Arquette), Milchick (Tramell Tillman) e Casey (Dichen Lachman) que ficam no andar chamado Severed Floor.
A vida fora do trabalho
O primeiro Externo que conhecemos é do protagonista Mark, sendo um homem viúvo e solitário, que é próximo apenas de sua irmã e do marido dela, Devon (Jen Tullock) e Ricken (Michael Chernus). De vez em quando, ele conversa com a vizinha, Sra. Selvig, que na verdade é Harmony Cobel, mas Mark não faz ideia disso.
Conforme os episódios vão acontecendo, situações estranhas também ocorrem dentro e fora do local de trabalho. Lembra de Petey, que pediu demissão? Pois é! Mark se encontra com o ex-colega que o diz que está passando por um processo de reintegração para recuperar suas memórias como Interna.
Enquanto isso, Mark e seus outros colegas estão descobrindo os outros departamentos da Lumon, como o de design e o de óptica. Não demora para que eles comecem a desconfiar do que realmente fazem por lá, passando a acreditar que estão sendo explorados e maltratados pela chefia.
Então, tanto os Internos quanto os Externos começam a demonstrar sinais de rebeldia. Quanto mais eles começam a investigar, mais chegam perto da verdade e correm risco.
E como acaba a primeira temporada de Ruptura?
A primeira temporada de Ruptura, então, acaba com muita tensão. Petey morre vítima de um aneurisma cerebral durante seu processo de reintegração, e com isso Mark conhece Regabhi (Karen Aldrigde), uma cirurgiã da Lumon responsável por todos os procedimentos médicos feitos pela empresa.
A médica também começa a desconfiar das atividades da empresa e passa a ajudar o Externo de Mark a trabalhar com seu Interno para expor os líderes da corporação. Mas como a Lumon também desconfia das ações de seus funcionários, Colbel é demitida e a Sra. Casey é enviada para um nível abaixo do Severed Floor e não é vista até o fim da temporada.
Os funcionários do Departamento de Refinamento, então, tentam usar o Protocolo de Contingência de Horas Extras por conta própria, que consiste em ativar ou desativar o Interno do funcionário a qualquer momento, inclusive fora do trabalho. Dylan se oferece para fazer isso, e assim que o protocolo é ativado o Interno de Irving descobre que seu Externo já estava investigando a Lumon há algum tempo.
Mark, por sua vez, acorda em um encontro com sua irmã e cunhado, enquanto Helly se vê em uma convenção da Lumon. Logo, ela descobre que é descendente de Kier Eagan (Mark Geller), fundador da empresa, e que ela havia se oferecido de cobaia para fazer propaganda para o método.
Enquanto ainda estão acordados como Internos, Irving visita a casa de seus colegas de trabalho e Helly sobe ao palco na convenção. Ela aproveita para criticar a empresa e o tratamento dado aos funcionários. Mark descobre uma foto com a sua falecida esposa, mas percebe que ela é ninguém menos que a Sra. Casey.
Na frase final da temporada, então, ele diz: “ela está viva”. Milésimos de segundos depois, ele volta a ser um Externo. Os desdobramentos desse desfecho poderão ser vistos na segunda temporada de Ruptura, que estreia no dia 17 de janeiro no Apple TV+ e vai contar com 10 episódios.
Ansioso para ver os novos episódios da produção? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fontes
Categorias