Conheça a trágica história real que inspirou a animação Ratatouille
Lançado pela Pixar em 2007, Ratatouille até hoje é lembrado por muitos como uma das melhores animações da história do estúdio. Ela mostra um jovem de cozinheiro inexperiente que acaba se revelando um grande talento ao unir suas habilidades com a de um rato que se apaixonou pela gastronomia ao assistir muitos programas televisivos.
Na história, o jovem roedor é especialmente inspirado por Auguste Gusteau, dono do restaurante aclamado Gusteau’s, que acredita que todos têm o potencial de aprender a cozinhar. No entanto, ele nunca vai poder conhecer seu mentor, que acabou morrendo após receber uma crítica cruel do exigente Anton Ego.
Embora Ratatouille seja obviamente uma obra de ficção, e você deve evitar cozinhas que deixam ratos passearem por elas, a história traz alguns elementos de realidade. Entre eles está a caracterização da inspiração de seu protagonista, que teve suas características emprestadas de Bernard Loiseau, um chef de cozinha premiado.
Ratatouille é inspirado por história trágica
Nascido em 1951 na cidade de Auvergne, na região da Borgonha (França), Bernard Daniel Jacques Loiseau ficou famoso por ter conquistado as tão sonhadas três estrelas Michelin, uma das mais altas horas da gastronomia mundial. Isso o ajudou a virar um verdadeiro chef-celebridade, que apareceu em vários programas televisivos durante os anos 1980 e 1990.
A inspiração para o Gusteau de Ratatouille também fez fama no mundo dos negócios, sendo um dos primeiros a colocar o destino de seu restaurante na bolsa de valores. Por suas contribuições para o mundo da gastronomia e para a imagem pública da França, ele foi honrado como Cavaleiro da Legião da Honra em 1994.
Loiseau também recebeu o ranking de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, em 1986, e de Cavaleiro do Mérito Agrícola. No entanto, o chef acabou sofrendo graças a mudanças sociais e econômicas: durante a década de 1990, seus negócios começaram a sofrer com problemas financeiros, em uma época na qual restaurantes de fusão asiática começaram a virar a preferência dos franceses.
A situação fez com que Loiseau desenvolvesse uma profunda depressão clínica, que só colaborou para a diminuição da qualidade de seu restaurante, o La Cotê d’Or. Pouco após o Gault Millau reduzir de 19/20 para 17/20 a nota atribuída ao local, no dia 24 de fevereiro de 2003, o chef tirou sua própria vida após comandar o serviço de almoço.
Pouco antes de isso acontecer, circulavam rumores de que o La Cotê D’or seria demovido pelo Guia Michellin, perdendo uma de suas três estrelas — o que realmente aconteceu. Posteriormente à morte do chef, alguns de seus amigos afirmaram que, mais de uma vez, ele havia declarado que iria tirar a própria vida caso perdesse a posição que demorou 17 anos para conquistar.
Legado de Loiseau permanece
Enquanto a história de Loiseau teve uma grande influência sobre Ratatouille, ela não foi a única inspiração para a construção da personalidade de Gusteau. Segundo o diretor Brad Bird, o personagem também foi inspirado no famoso Paul Bocuse, outro cozinheiro consagrado que tem uma história de vida bem menos trágica.
Antes da produção da animação, Bird e sua equipe inclusive chegaram a visitar e comer no La Cotê D’or, que continua aberto e sendo comandado por Louis-Philippe Vigilant, que assumiu a cozinha após a aposentadoria de Patrick Bertron. Localizou na cidade de Saulieu, na França, o local continua aberto e presente no Guia Michelin — mas nunca recuperou a terceira estrela que perdeu.
E aí, você conhecia essa história real por trás de Ratatouille? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fontes
Categorias