Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres recebem indicações ao Globo de Ouro! Veja categorias

Imagem de: Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres recebem indicações ao Globo de Ouro! Veja categorias

Nesta segunda-feira (9), a organização responsável pelo Globo de Ouro anunciou quais são os filmes indicados para concorrer à sua edição 2025, que é considerada como uma espécie de “prévia do Oscar”. Entre os escolhidos está o brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que vai concorrer em duas categorias.

O longa-metragem que conta a história real de Eunice Paiva foi indicado para Melhor Filme de Língua Não Inglesa e para a categoria de Melhor Atriz de Filme de Drama, na qual é representado por Fernanda Torres. Os vencedores da premiação vão ser revelados no dia 5 de janeiro de 2025, em uma cerimônia realizada na cidade de Los Angeles.

Ainda Estou Aqui aumenta suas chances no Oscar

Apesar de ser a esperança brasileira de receber um Oscar em 2025, Ainda Estou Aqui no momento ainda não pode ser considerado como um favorito da premiação. No Globo de Ouro, ele vai enfrentar o francês ‘Emília Perez’ e o alemão ‘The Seed of the Sacred Fig’, que são considerados seus oponentes mais fortes no circuito mundial.

Outros indicados para a categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa são o indiano ‘Tudo que Imaginamos como Luz”, o dinamarquês ‘The Girl with the Needle’ e o italiano ‘Vermiglio’. A seleção foi escolhida por um comitê formado por jornalistas estrangeiros, que costuma definir os rumos dos candidatos finais de outras premiações.

Já Fernanda Torres concorre na categoria de Melhor Atriz com nomes como Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Kate Winslet (Lee), todas elas grandes nomes de Hollywood. No Instagram, a atriz brasileira compartilhou uma publicação comemorando a indicação e citando uma reportagem do The Hollywood Reporter.

Ela tem sido bastante elogiada desde as primeiras exibições de Ainda Estou Aqui no Festival de Veneza 2024, no qual o longa ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. O filme é inspirado no livro com características autobiográficas do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e de Rubens Paiva, ex-deputado federal que desapareceu durante a ditadura cívico-militar iniciada em 1964.

A indicação de Ainda Estou Aqui a duas categorias importantes do Globo de Ouro 2025 serve como um forte indício de que o filme vai chegar à lista final do Oscar 2025. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deve divulgar no dia 17 de dezembro uma lista com 15 indicados preliminares para a categorias de Melhor Filme Internacional, sendo que a seleção final só será revelada no dia 17 de janeiro de 2025.

Filme é sucesso de crítica e público no Brasil

Desde sua estreia nos cinemas brasileiros, Ainda Estou Aqui tem se mostrado um sucesso de crítica e de público. O longa-metragem já trouxe mais de 2 milhões de pessoas para as salas de cinema, arrecadando mais de R$ 49,1 milhões e, com isso, se tornou a maior bilheteria nacional desde o final da pandemia da COVID-19.

Ainda Estou Aqui já levou mais de 2 milhões de pessoas para os cinemas
Ainda Estou Aqui já levou mais de 2 milhões de pessoas para os cinemas

O longa-metragem mostra Eunice Paiva sendo forçada a liderar sua família após o desaparecimento de seu marido, que foi preso pela ditadura por ajudar pessoas que estavam no exílio político. Além de cuidar de seus filhos, ela também tenta procurar pelo paradeiro de Rubens, que nunca mais foi visto desde o momento em que a polícia invadiu sua casa e o levou preso.

Ainda Estou Aqui tem 88% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo elogiado por sua capacidade de mostrar um processo de resistência em meio a tempos conturbados. Além de Fernanda Torres, o elenco do longa também conta com Selton Mello, Fernanda Montenegro, Guilherme Silveira, Marjorie Estiano, entre outros nomes de peso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.