Senna: Veja o que é verdade e o que foi omitido na série da Netflix

Imagem de: Senna: Veja o que é verdade e o que foi omitido na série da Netflix

Mais de 30 anos depois da morte de Ayrton Senna, a história do piloto voltou com tudo com o lançamento da série Senna, produção nacional original da Netflix. A minissérie de seis episódios traça um paralelo entre a vida pessoal e profissional do esportista, que se destacou como um dos maiores do seu tempo.

Senna, além de retratar o processo de desenvolvimento da carreira de Ayrton, também se aprofunda em algumas questões pessoais de sua vida, desde o relacionamento com a família, repórteres e namoradas. Mas como toda produção biográfica, alguns acontecimentos precisam ser alterados, ou incluídos, para que a história fique o mais redonda possível.

Então, se você já está assistindo à série Senna na Netflix e tem dúvidas sobre a veracidade do que é mostrado, chegou a hora de tirar suas dúvidas!

Senna: o que é mostrado na série que realmente aconteceu?

Mudança de regra

A série Senna mostra a história do piloto como sendo um dos maiores da época, mas que frequentemente era vítima do favoritismo de seus rivais. Então, logo no primeiro episódio, vemos Senna perdendo o campeonato mundial de kart para o piloto Peter Koene, da Holanda, apesar do empate. Esse caso realmente aconteceu.

Isso ocorreu devido a uma regra de desempate bastante controversa, com Ayrton Senna acreditando que a vitória seria concedida a quem estivesse em primeiro na bateria final, que havia sido ele mesmo.

O brasileiro chegou até a comemorar a vitória, mas logo foi informado que o critério de desempate seriam as colocações dos pilotos nas semifinais. Nesse caso, Koene ficou na frente.

Desclassificação no Japão

A trama da Netflix também relata uma das corridas mais polêmicas da Fórmula 1 e da carreira de Senna. Em 1989, Senna precisava da vitória no Grande Prêmio do Japão e o seu maior rival era Prost, que liderava a disputa.

Porém, na volta 47, Senna tentou uma manobra para ultrapassar Prost em uma parte mais estreita do circuito. Como nenhum deles cedeu espaço, ambos acabaram batendo e tendo reações diferentes.

Enquanto Prost levantou do carro achando que venceria mesmo assim, Senna acenou para pedir ajuda para que o carro fosse empurrado. Com isso, ele conseguiu voltar à corrida, ultrapassando Alessandro Nanini e vencendo.

Senna teve vários adversários ao longo da carreira
Senna teve vários adversários ao longo da carreira

Na prática, no entanto, sua vitória foi anulada devido ao que fez para ultrapassar o adversário. Senna não aceitou bem a derrota e chegou a acusar Jean-Marie Balestre, presidente da federação de automobilismo, de tentar beneficiar Prost, também francês.

O piloto brasileiro chegou a receber uma multa de US$ 100 mil e a proibição de correr por seis meses, mas a decisão foi suspensa.

Chuva em Mônaco

Falando em quase vitórias, a minissérie também mostra Senna já conquistando a Fórmula 1, competindo no Grande Prêmio de Mônaco embaixo de chuva. Com o tempo nada a favor da corrida, o início chegou a ser adiado por 45 minutos, e ainda por cima o túnel da pista estava repleto de óleo de batidas que aconteceram anteriormente.

Em meio ao caos provocado pela chuva, Ayrton Senna largou em 13º e conseguiu fazer ultrapassagens incríveis ao longo do trajeto. Alain Prost vinha liderando a corrida, mas o brasileiro conseguia se aproximar cada vez mais com a finalização das voltas. Logo, Senna o ultrapassou, mas ainda assim não teve a vitória, pois a regra dizia que o piloto que estava na frente na volta anterior deveria vencer.

Na época, a decisão foi bastante polêmica, com muitos jornalistas ficando ao lado de Senna. O piloto venceu somente no ano seguinte, no Grande Prêmio de Estoril, também mostrando toda a sua habilidade em pistas cheias de água.

Batida em Prost

No Grande Prêmio de 1990, Senna começou a corrida com vantagem contra Prost, e caso o rival não pontuasse ele seria o campeão. Mas dias antes da prova, Ayrton pediu que ele largasse do lado da pista que tivesse mais aderência, o que não estava acontecendo nas últimas corridas.

Em reunião de pilotos, Nelson Piquet apoiou Senna na solicitação, alegando que os líderes tinham errado feio contra Senna no ano anterior. O pedido chegou a ser aprovado, mas logo depois foi anulado. Então, na largada, Senna colidiu com Prost e conquistou o título. Anos depois, o brasileiro assumiu ter batido de propósito.

Fita adesiva

Um dos momentos mais marcantes da série e que realmente aconteceu foi quando, em 1983, Senna usou fitas adesivas na entrada de ar do radiador do carro. Com isso, o óleo seria aquecido muito mais rápido, facilitando o momento de atingir uma alta velocidade.

Na sexta volta, no entanto, o carro superaqueceu, mas Senna conseguiu afrouxar o cinto de segurança para retirar as fitas com as próprias mãos. O movimento foi arriscado, mas o piloto venceu a corrida e o campeonato.

A série contou vários acontecimentos verídicos
A série contou vários acontecimentos verídicos

Acidente em Mônaco

Em 1988, quando pilotava pela McLaren, Senna acabou batendo sozinho na entrada do túnel de Mônaco enquanto liderava a corrida. A vitória parecia garantida, mas um erro do próprio piloto acabou atrapalhando seus planos.

O descontentamento com si mesmo foi tanto que Senna deixou a corrida, saiu do carro e foi direto para seu apartamento. Lá, não quis falar com ninguém, nem ao menos com pessoas de sua equipe, e assim permaneceu até a noite. A corrida ficou marcada por mostrar toda a competitividade do brasileiro.

Quase aposentadoria

A série Senna também mostra que o piloto brasileiro quase se aposentou muito no início da carreira. Isso porque sua família e a namorada Lilian, que logo se tornaria esposa, haviam concordado que ele correria na Inglaterra apenas por um campeonato.

Mas o talento de Senna no volante começou a chamar atenção de grandes equipes e também de outros pilotos, que já o viam como um grande rival. Apesar de ter anunciado que não correria mais e então voltado ao Brasil, Ayrton acabou decidindo que continuaria correndo.

Vitória com uma marcha

Em 1991, Senna já era um grande ídolo brasileiro, mas ainda não havia vencido em seu próprio país. Então, em Interlagos, Senna buscava a vitória e seus maiores rivais eram Nigel Mansell e Ricardo Patrese. O piloto, no entanto, viu as marchas de seu carro simplesmente pararem de funcionar, e precisou continuar apenas com a sexta marcha.

O trajeto foi fisicamente doloroso para Senna, afinal ficou muito mais difícil pilotar, mas ele conseguiu a primeira colocação. A vitória foi uma das mais importantes de sua carreira.

O que foi omitido na série de Senna?

Enquanto a série é bastante fiel em muitos momentos, partes importantes da carreira de Senna, acabaram ficando de lado. Enquanto Senna não chega a apresentar mentiras ou grandes invenções sobre a carreira do piloto, diversos momentos impactantes e polêmicos da carreira do brasileiro não ganharam espaço na produção da Netflix.

Paralisia no rosto

O primeiro é a paralisia que ele teve no lado direito do rosto, que não se mexia mais. O problema foi causado por uma infecção chamada mastoidite, que acomete o nervo responsável pelos movimentos faciais. Senna conseguiu se tratar e a condição foi diminuindo ao longo dos anos, e o piloto não precisou interromper a carreira.

Corrida lendária

O segundo fato é que, em 1993, Senna fez a “volta mais perfeita da Fórmula 1” durante o Grande Prêmio da Europa, na Inglaterra. Mesmo com a pista encharcada por causa da chuva, Ayrton Senna conseguiu ultrapassar grandes pilotos e vencer.

Adriane Galisteu

Um dos momentos importantes da vida de Senna que foi comprimido na série está relacionado com Adriane Galisteu. A última esposa do piloto acabou tendo um papel pequeno e muito rápido na série, o que gerou debates nas redes sociais. Enquanto a supressão desse relacionamento marcante teria sido feita por questões de escolhas de roteiro, muitos fãs apontam que a omissão pode ter ligação com a família do piloto.

Nelson Piquet

Ayrton Senna e Nelson Piquet.
Ayrton Senna e Nelson Piquet.

Outro nome que esteve presente na vida de Senna, mas foi deixado de lado na série é Nelson Piquet. O piloto brasileiro que é bicampeão mundial era um grande rival de Ayrton, tanto dentro das pistas quanto fora delas, o que rendeu diversas polêmicas ao longo dos anos.

O cunho polêmico de Piquet possivelmente foi o motivo para deixá-lo de fora da série da Netflix. Afinal, como Nelson já fez diversas críticas a Senna, a produção possivelmente resolveu focar em outras partes da carreira do piloto que é tema da produção.

A minissérie Senna está disponível completa na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.