Ainda Estou Aqui está oficialmente na lista para concorrer ao Oscar 2025! Veja o que esperar
Dirigido por Walter Salles, o filme Ainda Estou Aqui deu mais um passo para aparecer na lista oficial dos concorrentes ao Oscar 2025 na última quinta-feira (21). A Academia De Artes e Ciências Cinematográficas revelou que o longa-metragem atendeu aos requisitos necessários para poder ser considerado entre a seleção final dos indicados.
Segundo a Variety, essa etapa inclui 85 longas produzidos em mercados internacionais, 31 longas de animação e 169 documentários. A partir desse ponto, a Academia vai fazer uma nova filtragem antes de chegar a uma nova seleção para a categoria de Melhor Filme Internacional, que só será anunciada no dia 17 de dezembro.
Ainda Estou Aqui é a grande aposta do Brasil para o Oscar
Para quem está torcendo para que Ainda Estou Aqui ao menos apareça no Oscar 2025, o melhor a fazer no momento é esperar e direcionar boas energias para o longa-metragem. Agora que ele já entrou na seleção preliminar, caberá aos membros da Academia determinarem se a obra merece um lugar entre as 15 que vão para a próxima etapa da disputa.
Para que um longa-metragem possa concorrer ao prêmio de Melhor Filme Internacional, é preciso que ele tenha mais de 40 minutos de duração e tenha sido produzido fora dos Estados Unidos. Além disso, ele deve atender ao critério que estipula que mais de 50% das faixas de áudio presentes nele sejam de um idioma que não é o inglês.
Enquanto o filme de Walter Salles é considerado um dos favoritos por muitos fãs e críticos, ele ainda deve enfrentar uma competição grande de outras obras. Este ano, nomes como The Seed of the Sacred Fig (Alemanha), Vermiglio (Itália), El Lugar de La Otra (Chile), Flow (Letônia), Dahomey (Senegal), Under the Volcano (Polônia) e Emilia Pérez (França), entre outros, também surgem como concorrentes fortes.
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, os membros votantes da Academia vão usar seus votos para selecionar 15 entre os 85 concorrentes atuais — as escolhas feitas serão divulgadas no dia 17 do mesmo mês. Até lá, os responsáveis pelos filmes concorrentes podem continuar suas campanhas de divulgação, passando por festivais, feiras voltadas ao mercado audiovisual e encontros com empresas do setor.
A lista final, que só deve trazer um total de 5 concorrentes, só vai ser compartilhada oficialmente no dia 17 de janeiro de 2025. Caso Ainda Estou Aqui esteja presente nela, o público em geral só vai tomar conhecimento de uma possível vitória no dia 2 de março, durante a cerimônia de entrega do Oscar.
Filme é sucesso de bilheteria nacional
Após 2 semanas em exibição nas salas de #Cinema em todo Brasil, #aindaestouaqui #iamstillhere acumula R$ 31 milhões em #BoxOffice e 1,5 milhões de espectadores. O #filme já é a quarta maior #bilheteria de um filme nacional pós pandemia. pic.twitter.com/UIWEDZWK3m
— Comscore Movies BRA (@cSMoviesBrazil) November 22, 2024
Há duas semanas em exibição nos cinemas nacionais, Ainda Estou Aqui está se provando um dos maiores sucessos de bilheteria do Brasil em 2024. Dados do ComScore mostram que o longa-metragem já arrecadou R$ 31 milhões em bilheteria e atraiu 1,5 milhão de pessoas para a história protagonizada por Fernanda Torres.
Segundo a empresa, o longa-metragem inclusive está contrariando tendências e aumentou em 31% seu público em relação aos números registrados na semana de estreia. Com isso, atualmente ele figura acima de grandes nomes internacionais como Wicked e Gladiador 2 entre os filmes mais populares que estão atualmente em exibição.
Fontes
Categorias