Piscina Morta? Entenda significado do nome de Deadpool
Desde que apareceu na edição 98 da revista Novos Mutantes, lançada nos Estados Unidos em fevereiro de 1991, Deadpool se consagrou como uma das criações mais amadas de Rob Liefeld. Contribuindo com Fabian Nicieza, ele criou um mercenário praticamente imortal que, com o tempo, abandonou suas origens como vilão e virou um anti-herói muito amado.
Conhecido por ser bastante desbocado e por quebrar a “quarta parede” falando diretamente com o público, ele tem um nome com uma origem um tanto curiosa. Isso porque, originalmente, Liefeld não pensou muito bem em uma explicação, fazendo sua escolha simplesmente por acreditar que ela soaria como algo legal na mente dos fãs.
No entanto, atualmente existe uma explicação bem plausível para o nome de Deadpool, que não significa Piscina Morta.
Qual é a origem do nome Deadpool?
As origens do codinome usado por Wade Wilson (que nada têm a ver com uma Piscina Morta) foram mostradas pela primeira vez em Deadpool & Death, publicada originalmente em 1998. Nela, o personagem conversa com a representação física da Morte — a mesma que foi adaptada em Agatha Desde Sempre e é o crush eterno de Thanos —, pela qual também chegou a se apaixonar.
Ele explica que, embora tenha tentado participar do programa Arma X do governo canadense em busca de uma cura para seu câncer, foi rejeitado logo nas primeiras etapas. Com isso, ele acabou sendo enviado a um local onde outras “sobras” estavam concentradas e passavam por vários experimentos.
Sabendo que eram descartáveis, os participantes faziam “bolões” (pools) frequentes sobre quem morreria o mais cedo possível — e Wade queria muito ser o próximo a perder sua vida. No entanto, isso não agradou ao gerente do local, Ajax, que fez de tudo para atormentar a vida do personagem, torturando os amigos que ele conseguiu fazer.
Depois de muito tormento, Wade finalmente é morto por Ajax — o que se mostra o grande erro do vilão, já que nesse momento o fator de cura avançado do anti-herói é ativado. Com isso, ele finalmente acaba ganhando o “bolão da morte” — ou Dead Pool, em inglês —, nome que considera atraente e decide usar de forma profissional.
Nos filmes em que Deadpool é interpretado por Ryan Reynolds, a origem do nome é semelhante, mas descarta completamente a presença da Morte como uma personagem. Além disso, embora Ajax ainda esteja envolvido na trama, quem fala sobre o “bolão da morte” não são outros prisioneiros, mas sim o Fuinha interpretado por T.J. Miller.
Popularidade do anti-herói segue em alta
Mesmo que boa parte do público não entenda as origens ou o significado do nome Deadpool, o personagem segue alta tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas. Durante sua longa trajetória, ele já foi parte da X-Force e até mesmo de uma encarnação dos Vingadores, sem nunca deixar de lado a violência e a loucura que fazem parte de sua personalidade.
Ciente disso, Kevin Feige, o chefe da Marvel Studios, afirma que quer trazer o personagem — junto de Wolverine — o mais cedo possível de volta ao MCU. No entanto, até o momento não há previsão de quando isso vai acontecer. Enquanto os fãs esperam, eles podem aproveitar para conferir a aventura cinematográfica mais recente da dupla no catálogo da Disney+.
Fontes
Categorias