Como está a família de Ainda Estou Aqui hoje em dia? Veja personagens na vida real
Ainda Estou Aqui, filme baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, já chegou aos cinemas. O longa, protagonizado por Fernanda Torres, conta a história de Eunice Paiva e o drama vivido após o desaparecimento do marido, o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, pelas mãos da ditadura.
O novo filme de Walter Salles traz uma história revoltante sobre os horrores da ditadura com foco no sentimento daquela família. Eunice era casada com Rubens Paiva e, juntos, eles tinham cinco filhos: Vera, Marcelo, Eliana, Ana Lúcia e Maria Beatriz. Logo, a trama aborda as emoções de cada um deles, ainda crianças e adolescentes, e mostra sutilmente como eles lidaram com isso.
Se você já assistiu ao filme e está curioso sobre como eles estão nos dias de hoje, chegou a hora de descobrir. Confira o que sabemos em relação à vida dos cinco filhos de Rubens com Eunice Paiva, retratados no filme Ainda Estou Aqui.
Ainda Estou Aqui: como está a família Paiva hoje em dia?
Eunice Paiva
Antes de falar sobre os filhos de Rubens com Eunice, precisamos enaltecer a matriarca da família. Eunice, infelizmente, já não está entre nós. Ela faleceu no dia 13 de dezembro de 2018, após anos de uma luta para descobrir o paradeiro do marido, se formar em direito, virar uma advogada e um dos principais nomes na luta contra a ditadura militar.
No filme Ainda Estou Aqui, Eunice Paiva foi brilhantemente interpretada por Fernanda Torres. Em sua versão mais idosa, a responsabilidade ficou nas mãos de Fernanda Montenegro, a mãe da atriz.
Marcelo Rubens Paiva
Atualmente com 65 anos, Marcelo Rubens Beyrodt Paiva se tornou um escritor e dramaturgo de renome. Ele publicou seu primeiro livro em 1982, Feliz Ano Velho, retratando alguns fatos de sua vida. Seu sucesso como autor foi tanto que ele já venceu o Prêmio Jabuti e teve seu livro de estreia como um dos mais vendidos da década de 1980.
Na vida pessoal, sofreu um acidente quando tinha apenas 20 anos, após saltar de uma pedra em um lago raso. Na ocasião, ele bateu a cabeça, fraturando uma vértebra e o pescoço, e ficando tetraplégico. Felizmente, após muita fisioterapia e terapia ocupacional, conseguiu voltar a locomover as mãos e os braços.
Em Ainda Estou Aqui, Marcelo Rubens Paiva é interpretado pelo ator Antonio Saboia.
Vera Paiva
A filha mais velha do casal, Vera Paiva, está com 71 anos, se formou em psicologia e desde então trabalha com foco na saúde sexual e direitos humanos, inclusive lecionando em universidades. A psicóloga e professora também é autora de alguns livros sobre a temática.
Vera é interpretada por Valentina Herszage.
Eliana Paiva
Marjorie Estiano interpreta Maria Eliana Paiva na versão adulta em Ainda Estou Aqui. A filha do casal Rubens e Eunice também foi presa com a mãe na ditadura militar, logo após o pai ter sido levado. Ela ficou nas mãos da polícia por 24 horas para ser interrogada.
Eliana se tornou jornalista, professora e editora de arte. Sua vida pessoal é reservada, mas recentemente ela falou sobre o que viveu ao jornal O Globo, contando que seus amigos só descobriram que ela foi presa pelo filme, já que é um assunto que ela não gosta de falar sobre.
Ana Lúcia
Nalu, apelido de Ana Lúcia Facciolla Paiva, está com 67 anos e também leva uma vida mais reservada. O que se sabe é que ela é matemática e empresária, além de amiga de juventude de Walter Salles, o que contribuiu para a concepção do longa-metragem.
No filme Ainda Estou Aqui, Ana Lúcia é interpretada por Gabriela Carneiro da Cunha na versão adulta.
Maria Beatriz
Maria Beatriz Facciola Paiva, apelidada de Babiu, é a filha mais nova de Eunice e Rubens. Atualmente com 64 anos, ela é psicóloga e professora, e também leva uma vida pessoal mais sigilosa. No filme, ela é interpretada por Olivia Torres na versão adulta.
Rubens Paiva
Também não podemos deixar de falar sobre Rubens Paiva, no filme Ainda Estou Aqui interpretado por Selton Mello. O engenheiro e ex-deputado foi levado pela polícia durante a ditadura militar e nunca mais retornou para casa.
Foram anos de aflição da família, principalmente de Eunice, que nunca desistiu de dar um final digno à história de Rubens. Após décadas de espera, finalmente veio a confirmação de que ele foi torturado e morto pela ditadura, mas seu corpo nunca foi encontrado.
Ainda Estou Aqui faz sucesso e pode concorrer ao Oscar
O filme Ainda Estou Aqui estreou no início de novembro nos cinemas brasileiros, e deve chegar em janeiro de 2025 em outros países. O longa é um forte concorrente para representar o Brasil no Oscar, principalmente por uma indicação de Fernanda Torres.
Atualmente, o longa-metragem é um dos maiores sucessos nas telonas do país. Superando filmes blockbusters, o filme já arrecadou mais de R$ 8 milhões nos cinemas brasileiros.
Você já assistiu Ainda Estou Aqui? Comente sua opinião sobre o longa-metragem nas redes sociais do Minha Série!
Fontes
Categorias