Exigência da Anatel é violada por todas as operadoras de banda larga no Rio
(Fonte da imagem: Reprodução/Jornal GGN)
A qualidade dos serviços de telefonia é um dos grandes problemas que os brasileiros enfrentam nas telecomunicações. Segundo a quinta Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, divulgado na segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas de telefonia não estão cumprindo a meta firmada para 98% de sucesso nas tentativas de acesso dos usuários a rede de dados.
Segundo o estudo, referente aos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, as quatro operadoras não conseguiram cumprir a meta no estado do Rio de Janeiro, ficando abaixo do estipulado pela agência. A Claro obteve 97,40% de sucesso nos acessos dos usuários, seguido por Vivo (97,37%), Oi (91,37%) e TIM (94,59%). Em nível nacional, somente a Claro conseguiu cumprir a exigência com 98,53%, enquanto que Vivo (96,87%), TIM (94,56%) e Oi (93,91%) ficaram atrás do exigido pela Anatel.
No entanto, os dados são diferentes para as tecnologias 2G e 3G. Para estes casos, somente a Oi não conseguiu superar a meta estabelecida, enquanto as demais operadoras conseguiram manter a expectativa em nível nacional.
Reclamações
O índice de protestos também foi divulgado pelo relatório da Anatel. Com um total de 79.140 reclamações sobre o serviço pós-pago, metade delas foram referentes a cobrança. Em porcentagem, as operadoras foram criticadas por:
- Cobrança: 49%;
- Serviços adicionais: 10%;
- Planos de serviço: 6%;
- Cancelamento: 6%;
- Bloqueio: 5%;
- Rede: 5%;
- Atendimento: 5%;
- Habilitação: 5%
- Inclusão no SPC/Serasa: 2%;
- Outros: 8%.
O número de reclamações para os celulares pré-pagos, no entanto, é menor. Com um total de 37.643 consumidores insatisfeitos, a cobrança ainda é um dos pontos que deixam os usuários revoltados, mas as porcentagens são mais distribuídas, confira:
- Cobrança: 26%;
- Serviços adicionais: 13%;
- Cartão pré-pago: 13%;
- Rede: 11%;
- Promoções: 10%;
- Atendimento: 5%;
- Habilitação: 5%
- Área de cobertura: 3%;
- Bloqueio: 3%;
- Outros: 10%.
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