Viber inaugura operações no Brasil e vai acirrar a concorrência
(Fonte da imagem: TecMundo)
O Brasil tem se destacado entre os apps de comunicação. O Viber é um dos mais populares nesse rol e certamente representa uma fatia enorme dos smartphones no país – cujo número é praticamente superior à quantidade de habitantes, como todos sabemos.
Para marcar a chegada da plataforma ao Brasil, Talmon Marco esteve presente na Campus Party 2014 nessa quinta-feira, 30, e palestrou sobre os esforços que tem feito para consolidar o Viber no país. O executivo também dissertou um pouco sobre alguns tópicos importantes que um empreendedor deve adotar para disseminar uma boa ideia.
O Viber é uma das principais plataformas de ligações e trocas de mensagens de texto, stickers, vídeos e fotos, e escolheu o Brasil como um dos primeiros países de sua expansão global. A empresa conta agora com escritório no país e equipe dedicada à operação local, incluindo a estratégia, comunicação da marca e desenvolvimento de parcerias locais focadas no crescimento do número de usuários.
Cenário positivo
O Viber conta hoje com uma base que gira em torno de 300 milhões de usuários numa escala mundial, sendo que, dessa quantia, 10 milhões estão no Brasil, um número expressivo.
Um verdadeiro concorrente de aplicativos como Skype ou WhatsApp, o Viber é amplamente conhecido pela ótima qualidade de suas ligações gratuitas entre usuários da plataforma. A empresa quer reforçar, junto ao público brasileiro, que o serviço oferece também recursos gratuitos de comunicação já populares no país, como mensagens de texto individuais ou em grupos e stickers.
O Tecmundo esteve presente na palestra realizada na Campus Party e conversou com Talmon Marco, que está em sua terceira passagem pelo país. O executivo mostrou a caprichada versão de desktop do Viber, as novas funções nos smartphones e diversas melhorias que devem ser implementadas no futuro próximo.
(Fonte da imagem: TecMundo)
Como disputar o espaço com apps do calibre de Skype ou WhatsApp
Frente aos concorrentes, o Viber se destaca por permitir que seus usuários se comuniquem da forma como eles quiserem, sem ficar restrito apenas a mensagens e grupos. Como vocês devem saber, há ligações ilimitadas de Viber para Viber totalmente gratuitas.
Com total ausência de publicidade, outro recurso que diferencia o serviço é a disponibilidade para diversas plataformas – incluindo smartphones, tablets e desktops, o que dá liberdade para seus usuários usarem o Viber da forma que for mais conveniente.
A versão de desktop do Viber pode ainda não ter a mesma robustez que a de um Skype da vida, mas ganhará melhorias significativas nos próximos meses. Perguntado pelo Tecmundo sobre essas mudanças, Talmon foi enfático: “O Brasil é um dos nossos maiores mercados. Temos um leque enorme e sabemos bem aquilo que queremos. O Viber tem uma proposta objetiva e clara: facilitar a comunicação entre os usuários, independente da maneira como ela é feita. Vocês verão”, disse.
E a popularidade do WhatsApp?
Quando pensamos em Viber, é impossível não lembrar de seu concorrente direto, o WhatsApp, que é bastante popular principalmente no Brasil. Perguntamos a Talmon como ele pretende competir num terreno tão acirrado como o dos smartphones.
“É como eu disse: temos uma proposta bastante objetiva e que elimina quaisquer complicações. Os chats em grupo, por exemplo, terão funções mais inteligentes nas próximas atualizações. Uma determinada conversa não vai ficar pipocando em notificações se você não tiver interesse em visualizá-la, por exemplo. O Viber vai entender a reação do usuário. Estamos nos esforçando em melhorias nesse sentido”, explicou o executivo.
Convém lembrar que o Viber lançou recentemente o Viber Out, serviço que permite realizar chamadas para telefones fixos e móveis com tarifas mais competitivas que as oferecidas pelas operadoras de telefonia e demais concorrentes, algo que vai buzinar na orelha do Skype, por exemplo.
Outro lançamento recente foi o Sticker Market, que disponibiliza diversos pacotes de stickers para os usuários que gostam de se comunicar de forma rápida e eficiente com figuras que são bem mais criativas e bonitas do que os “emoticons” tradicionais.
A escolha do Brasil para abertura de um novo escritório foi endossada por Talmon. “O Brasil é o principal centro de negócios da América do Sul e está hoje entre uma das principais economias emergentes globais. A escolha do país para abertura de um novo escritório segue a estratégia global da empresa e vai colaborar com a divulgação local da nossa marca e de nossos diferenciais para o usuário brasileiro”, comentou.
Novidades exclusivas para os brasileiros
O Country Manager da Viber no Brasil, Luiz Felipe Barros, disse que as ações da empresa serão “agressivas” para fortalecer a penetração no país e falou sobre o fenômeno dos apps de comunicação no Brasil.
“Nosso foco agora é mostrar para o público brasileiro que somos a melhor opção para se comunicar gratuitamente, da forma que ele achar melhor, e por meio da plataforma que for mais conveniente. Não prendemos ninguém apenas ao texto ou ao celular. Temos tudo de que precisamos para que possamos nos tornar ainda mais fortes no Brasil e seremos agressivos para fortalecer nossa penetração. Além disso, traremos diversas novidades de produtos e recursos exclusivos para os brasileiros”, explicou o Country Manager, sem ainda revelar as novidades. “Faremos ações para vocês saberem em breve”, avisou.
O aplicativo multiplataforma está disponível para iPhone, smartphones e tablets com Android, Windows Phone, Blackberry, Symbian, Nokia S40 e Bada, além da versão para desktops, que é compatível com Windows, Mac e Linux – por meio de conexão de 3G, 4G ou WiFi.