Assassinos de aluguel: com bitcoins, mercado negro tem como alvo até Obama
(Fonte da imagem: Reprodução/Tribune)
Um novo e perigoso negócio tem crescido dentro da rede de moeda virtual bitcoin: o "mercado de assassinatos". De acordo com a revista Forbes, estão sendo oferecidas recompensas e até financiamento coletivo (crowdfunding) para o assassinato de figuras públicas.
A publicação oferece detalhes de um site chamado "Assassination Market", motivado principalmente pela hostilidade ao governo americano. As recompensas variam entre 40 bitcoins para o assassinato do presidente Obama, até 124 bitcoins para quem matar o presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Ben Bernanke. Em taxas atuais, 124 bitcoins equivalem a mais de 70 mil dólares (R$ 159 mil).
Maracutaia online
O site tira proveito de um recurso que permite aos usuários codificar as informações em uma transação bitcoin. Ao prever a data do assassinato com antecedência, o assassino pode realizar uma operação simbólica, para depois reclamar a sua recompensa.
De acordo com o jornalista da Forbes, o modelo é semelhante ao proposto por ciberpunks na década de 90, com a diferença de que esse sistema atual colocou a ideia em prática, usando ferramentas modernas de anonimato e recolhendo dinheiro real – algo que também vai atrair a atenção da justiça americana.
Fontes