Galaxy Gear: comerciais apostam na nostalgia de obras de ficção científica
(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)
Quem nunca sonhou em ter um telefone ou comunicador no pulso que atire a primeira pedra. Todo mundo já assistiu a cenas como essas em filmes ou desenhos, com personagens que utilizam outros mecanismos de comunicação, com tecnologias mais avançadas daquelas que conhecemos – ou que conhecíamos – na realidade.
A ideia de um smartwatch, afinal, acompanha a humanidade faz algum tempo, e muitas pessoas aguardavam impacientemente pelo lançamento do Galaxy Gear da Samsung. Porém, onde há muita expectativa, há também decepção, e a empresa se vê atualmente com um potencial fracasso comercial em mãos.
Como forma de auxiliar o lançamento do dispositivo, a Samsung divulgou dois novos comerciais mostrando como, historicamente, sempre houve uma ideia e um desejo por um relógio inteligente, que responde a comandos de voz e atende a chamadas como um telefone celular.
Algo do passado ou do futuro?
Nessas duas novas peças promocionais, a Samsung apresenta trechos de filmes, séries e desenhos antigos que mostram a origem do conceito de smartwatch dentro da ficção. A proposta é dizer que sempre havia esse desejo de consumo, e que é a Samsung quem traz esse formato de aparelho à realidade.
O resultado da campanha, porém, é ambíguo e contraditório. Por um lado, os vídeos conseguem transmitir a ideia de um dispositivo futurista, aguardado e da mais alta tecnologia. Isso acontece, especialmente, porque os comerciais utilizam cenas de obras como Dick Tracy, Os Jetsons e Jornada nas Estrelas.
Por outro, há também a impressão de que a Samsung não fez nada muito além do que já estava criado conceitual e ficcionalmente, e que talvez a empresa tenha se prendido a um modelo de smartwatch já antigo e ultrapassado. E pelo que se consta, a experiência de utilizar o Galaxy Gear no pulso é exatamente essa – antiquada.
Quem sabe a genialidade dos comerciais não seja essa; de enaltecer a nostalgia de quem sonhou com um comunicador preso ao pulso? Talvez seja essa a melhor jogada de marketing que a Samsung poderia ter para o produto, associando-o ao Inspetor Bugiganga e aos Power Rangers. Confira abaixo os dois novos comerciais do Galaxy Gear.
O que você achou desses comerciais? Ajudam a vender o produto, na sua opinião? Confira também a campanha "Hello", da Apple, e nos diga se a Samsung se inspirou na peça publicitária da rival.
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