Por que a Microsoft está fazendo parceria com fabricantes de impressoras 3D
(Fonte da imagem: Reprodução/3D Printer Classifieds)
Impressão em 3D é o assunto do momento, e ao que tudo indica a Microsoft aposta no crescimento desse segmento a ponto de ajudar a empresa a recuperar seu local de destaque no mercado.
Recentemente, a líder em computadores pessoais fechou uma parceria com a Makerbot, companhia que fabrica impressoras 3D e outros equipamentos para o trabalho de design e modelagem de objetos tridimensionais.
Pelo acordo firmado, parece que a Microsoft acredita que a nova técnica de impressão será utilizada em larga escala, não apenas em empresas e indústrias, mas também em ambientes domésticos e residenciais – e precisa que seu sistema Windows esteja vinculado a essa tecnologia.
(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Blog)
A parceria pode indicar uma tendência da qual a Microsoft não quer ficar de fora. Apesar de se manter dominante no mercado com o sistema Windows, a empresa fundada por Bill Gates já não tem mais o prestígio e a força que tinha uma década atrás.
Artistas e designers, por exemplo, têm preferido os softwares em sistemas da Apple para realizar seus projetos, e a Microsoft está ciente de que precisa recuperar o mercado antes que os concorrentes cresçam demais.
Windows facilita a impressão 3D
É por isso que a parceria com a Makerbot faz sentido. A companhia é a principal referência no que se trata de impressoras 3D, com uma marca forte, reconhecida e bem vista por toda a comunidade tecnológica.
Desde agosto deste ano, lojas da Microsoft nos Estados Unidos têm realizado a “MakerBot Experience”, com demonstrações da impressora 3D em ação e com venda direta do equipamento conectado ao sistema Windows.
(Fonte da imagem: Reprodução/Markerbot)
Além disso, a empresa tem aprimorado a experiência de uso do seu sistema, com o objetivo de facilitar o desenho de objetos 3D no computador e a comunicação com os equipamentos da marca Makerbot.
O sistema Windows 8.1, por exemplo, promete dar todo suporte para realizar impressões tridimensionais, oferecendo compatibilidade completa a softwares e hardwares, cuidando de todas as etapas do processo, do design ao produto final.
Com essa parceria, a Microsoft pode se consolidar no segmento de impressão 3D, colocando seu mais recente sistema Windows como principal plataforma para desenvolvedores utilizando essa tecnologia.
Entre tantas críticas e erros cometidos nos últimos anos, a Microsoft parece ter finalmente acertado com essa aproximação com a Makerbot, recuperando um pouco do prestígio, assegurando uma fatia do mercado para seus produtos e mantendo o sistema Windows relevante para pelo menos mais uma geração.
Categorias