Hospitais dos EUA já podem ter robôs de telepresença andando por seus corredores
(Fonte da imagem: Divulgação/iRobot)
Em meados do ano passado, a iRobot (empresa conhecida pelos seus aspiradores de pó automatizados) anunciou para o mundo um sistema de telepresença que permite conectar médicos a qualquer paciente, de qualquer parte do mundo, sem a necessidade de um encontro presencial: o RP-VITA.
A boa notícia é que esse dispositivo acaba de receber a aprovação da U.S. Food and Drug Administration, órgão responsável pelo controle de alimentos, medicamentos, equipamentos médicos, materiais biológicos e cosméticos dos EUA, para ser usado nos hospitais norte-americanos. Ele foi o primeiro dispositivo do gênero a ganhar esse aval da FDA.
O RP-VITA pode representar um passo além do que conhecemos atualmente em ferramentas de telepresença. Isso porque ele une o know-how da iRobot em produzir equipamentos que possuem locomoção “independente” (são capazes de mapear o ambiente e andar por ele sem bater nas coisas) com o conhecimento da InTouch Health em tecnologias médicas.
Diagnóstico à distância
Usando um aplicativo do iPad, o médico é capaz de controlar o robô pelos corredores e quartos do hospital e realizar check-ups da saúde dos seus pacientes por meio do estetoscópio, da máquina de ultrassom, do otoscópio e de outros equipamentos carregados pelo RP-VITA, os quais repassam informações em tempo real para o médico.
A tecnologia ainda passa por testes finais e não possui uma previsão de quando e onde começará a ser utilizada.
Fontes