Cientistas querem descobrir se gritos podem ser ouvidos no espaço
(Fonte da imagem: Reprodução/Scream in Space)
Todo mundo já ouviu dizer que o som não se propaga no vácuo e que, portanto, filmes de ficção científica não deveriam trazer explosões ou gritos no espaço. Mesmo assim, uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, decidiu contestar esse conhecimento e testá-lo na prática.
De acordo com o site do projeto Scream in Space!, o experimento será feito com a ajuda de um smartphone equipado com Android e que faz parte de um nanosatélite que será enviado para o espaço em breve. Nele, estarão amostras de 10 gritos que serão executados em órbita, enquanto a equipe tentará captar o som remotamente.
A melhor parte disso tudo é que você também pode fazer parte do experimento. O projeto será realizado de forma colaborativa, por meio de um concurso que já está acontecendo pelo YouTube. Para participar, basta enviar a gravação do seu grito para o site de vídeos e, depois, preencher o formulário na página de envio do Scream in Space. Uma votação pública elegerá os dez primeiros colocados, os quais terão seus gritos enviados para o espaço.
Mas seja rápido: o concurso acaba no dia 5 de novembro de 2012, às 23h59. Quanto antes seu grito estiver online, mais votos ele receberá.
Um smartphone como satélite espacial
Obviamente, o nanosatélite não está sendo enviado com esse único propósito. O STRaND-1, como tem sido chamado, é um experimento à parte e que tenta levar um pouco do poder de um smartphone para a órbita terrestre, oferencendo assim uma plataforma de pesquisa viável e barata, graças aos inúmeros sensores e funções que esses aparelhos carregam.
Entre as aplicações previstas para o STRaND-1 estão algumas bastante científicas, como a possibilidade de gravar a magnitude do campo magnético constatado pelo telefone enquanto ele estiver em órbita. Mas há também um pouco de diversão, como usar a câmera do aparelho para capturar imagens únicas e formatá-las em forma de cartões postais.
Mais informações sobre o STRaND-1 podem ser encontradas na página do projeto.
Fontes: Scream in Space!, STRaND-1
Categorias