Conheça a história real por trás de Os Quatro Da Candelaria, série brasileira da Netflix

Imagem de: Conheça a história real por trás de Os Quatro Da Candelaria, série brasileira da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Uma das séries mais assistidas da Netflix no início de novembro é uma produção nacional: Os Quatro da Candelária. A trama acompanha a história de quatro crianças que vivem à margem da sociedade, e tem como inspiração um acontecimento real e chocante.

A nova minissérie da Netflix é baseada na Chacina da Candelária, que aconteceu em 23 de julho de 1993 no Rio de Janeiro, chocando o Brasil e o mundo. O massacre foi devastador e deixou vítimas fatais, entre jovens adultos, adolescentes e crianças.

Se você já assistiu, está assistindo ou ainda quer conferir a série, continue por aqui para entender a história real que inspirou a produção de Os Quatro da Candelária, trama brasileira original da Netflix.

Os Quatro da Candelária: o que aconteceu?

Os Quatro da Candelária é uma série nacional da NetflixOs Quatro da Candelária é uma série nacional da NetflixFonte:  Divulgação/Netflix 

A Chacina da Candelária aconteceu há mais de 30 anos, quando policiais militares à paisana fizeram um ataque contra cerca de 40 pessoas que dormiam na escadaria da Igreja da Candelária.

Os policiais desceram de dois carros e atiraram contra as vítimas, que viviam em situação de rua. Entre os atingidos, oito morreram, sendo seis menores de idade e dois jovens adultos. Veja a lista de vítimas e suas idades:

  • Paulo Roberto de Oliveira (11 anos);
  • Anderson de Oliveira Pereira (13 anos);
  • Marcelo Cândido de Jesus (14 anos);
  • Valdevino Miguel de Almeida (14 anos);
  • "Gambazinho" (17 anos);
  • Leandro Santos da Conceição (17 anos);
  • Paulo José da Silva (18 anos);
  • Marcos Antônio Alves da Silva (19 anos).

Segundo os policiais, a motivação para o crime seria uma vingança pelo apedrejamento de uma viatura por um dos menores de idade no dia anterior. O caso revoltou não só os brasileiros, ganhando repercussão internacional e gerando vários protestos de ativistas a favor dos direitos humanos.

Além disso, instituições internacionais exigiam a punição dos policiais que cometeram o crime. A perícia brasileira descobriu que os autores dos assassinatos foram os soldados Marcos Emanuel e Cláudio Luis dos Santos, o tenente Marcelo Cortes e o serralheiro Jurandir Gomes da França, que usaram três revólveres de calibre 38.

O reconhecimento dos autores do crime foi feito por Wagner dos Santos e Marco Antônio Alves da Silva, que sobreviveram à chacina. Um ano e meio depois, Wagner sofreu um novo atentado e, felizmente, conseguiu sobreviver mais uma vez.

Cena de Os Quatro da CandeláriaCena de Os Quatro da CandeláriaFonte:  Divulgação/Netflix 

Dessa vez, o responsável foi Carlos Jorge Liafa, policial, que foi preso em 1996. Wagner precisou entrar para o programa de proteção de testemunhas, sendo enviado à Suíça para evitar sofrer novos atentados.

Outros envolvidos apareceram posteriormente, sendo o ex-soldado Nelson de Oliveira dos Santos Cunha, Marco Aurélio Alcântara e Maurício da Conceição Filho. No julgamento, em 1996, três policiais foram condenados.

Marcos Emanuel recebeu pena de 300 anos de reclusão em regime fechado, Marcos Aurélio Dias Alcântara de 204 anos, e Nelson de Oliveira dos Santos Cunha de 18 anos. Maurício da Conceição Filho foi morto antes do julgamento, em 1994.

Hoje, os três já estão soltos. O restante dos acusados, Marcelo Ferreira Cortes, Cláudio Luiz Andrade dos Santos e Jurandir Gomes de França foram absolvidos.

Os Quatro da Candelária

Os Quatro da Candelária é uma série brasileira criada por Luis Lomenha e foi baseada nos depoimentos dos sobreviventes da Chacina da Candelária. Os personagens representados na trama são Jesus (Andrei Marques), Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo) e Pipoca (Wendy Queiroz).

Confira o trailer:

A minissérie Os Quatro da Candelária conta com quatro episódios e está completa na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.