Conheça a história real de Joana da Paz, inspiração do filme Vitória, com Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é a estrela de um novo filme nacional programado para 2025: Vitória. O longa, dirigido por Andrucha Waddington, é inspirado em uma história real que se tornou uma das maiores peças do jornalismo brasileiro e chegou a virar livro.
Vitória é um filme que vai contar a história de uma aposentada que conseguiu desmascarar uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais corruptos no Rio de Janeiro. Tudo isso aconteceu enquanto ela observava o esquema da janela do seu apartamento.
Quando o caso veio à tona, seu nome foi protegido, afinal ela corria um risco alto de ser uma vítima dos criminosos. Mas em 2023, após a sua morte, o apelido Vitória foi deixado de lado para que sua identidade finalmente fosse revelada: Joana da Paz.
Conheça, então, a história real de Joana da Paz, retratada no filme Vitória com Fernanda Montenegro.
Fernanda Montenegro como Joana da Paz.Fonte: Divulgação/Sony Pictures
Joana da Paz: o que aconteceu?
Em 2004, com uma câmera na mão, Joana Zeferino da Paz, na época com 80 anos, registrou toda a ação de traficantes e policiais corruptos de sua janela, na zona sul do Rio de Janeiro. Seu apartamento ficava em Copacabana, em frente à Ladeira dos Tabajaras.
Com o aumento do tráfico e da violência, a aposentada decidiu documentar a movimentação que acontecia ali com a sua própria câmera. Os registros eram feitos como um diário, até que ela tivesse fitas suficientes gravadas para fazer alguma coisa.
Com elas em mãos, Joana procurou uma delegacia, mas não foi atendida. Ainda inquieta com o assunto, ela finalmente chamou a atenção de um policial, que procurou um repórter do Jornal Extra, Fábio Gusmão, para apurar a investigação.
Fitas expostas
As imagens capturadas por Joana da Paz identificavam facilmente onde era a região, então a sua vida estava em risco. Apesar de hesitar inicialmente, a idosa concordou em entrar no Programa de Proteção à Testemunha, deixando seu apartamento no dia 24 de agosto de 2005.
Assim que ela deixou o local, a reportagem foi publicada e a polícia finalmente entrou na comunidade, e o caso ganhou repercussão internacional. Entre as mais de 30 pessoas presas, algumas eram policiais militares.
Ainda em 2005, Joana foi reconhecida pelo Prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) de Cidadania, de responsabilidade social, e pelo prêmio Faz Diferença, do Globo, como personalidade do ano do Rio de Janeiro.
Vitória, o filme
Joana da Paz morreu aos 97 anos, em 22 de fevereiro de 2023, vítima de um acidente vascular cerebral. E foi somente neste dia que sua identidade foi revelada, 17 anos depois.
Mas a história de Joana será eternizada no filme Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro. A aposentada sempre quis ser reconhecida pela sua colaboração com o combate ao tráfico, o que não era possível por sua própria segurança.
Ao menos, Joana terá a sua história retratada nos cinemas por uma das maiores atrizes brasileiras em vida. No longa, o jornalista Fábio Gusmão é interpretado por Alan Rocha, que se une à Fernanda Montenegro como protagonista.
O elenco ainda conta com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. Vitória já ganhou um trailer oficial e data de estreia, assista:
O filme Vitória chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 13 de março de 2025.
Fontes
Categorias