O que é Body Horror? 6 filmes para conhecer o gênero do terror
No final de setembro estreou nos cinemas de todo o mundo o filme A Substância, que marcou o retorno de Demi Moore nas telonas. Além da crítica à indústria do entretenimento e à pressão estética atual, a produção vem chamando atenção do público pelas cenas bastante "corporais" e literais.
O que muita gente não sabe é que o longa faz parte do subgênero do terror chamado Body Horror ou Biological Horror (horror corporal, no português). Resumidamente, este subgênero inclui produções que colocam o corpo humano como objeto central do terror, com mutilações ou transformações consideradas perturbadoras.
Um grande exemplo desse tipo de filme é o clássico A Mosca (1986), dirigido por David Cronenberg, que mostra o protagonista, em uma cena de pura aflição, se transformando em uma mosca. Geralmente, os longas no Body Horror são pensados para causar desconforto no público.
Se interessou pelo subgênero e quer conhecer mais? Então confira nossa lista com 6 filmes do Body Horror que você precisa assistir!
A Pele que Habito
Talvez um dos mais famosos do subgênero, A Pele que Habito é famoso por sua bizarrice e pela grande reviravolta da história. Dirigido por Pedro Almodóvar, o longa acompanha um cirurgião em luto que tenta criar uma pele invulnerável. O problema é que, para atingir seu objetivo, ele cruza uma linha proibida.
- Disponível na Netflix
A Mosca
Se você quer conhecer mais do Body Horror, assistir A Mosca é uma obrigação! Considerado um verdadeiro clássico da ficção cientifica, o longa acompanha um cientista excêntrico que constrói uma máquina de teletransporte e decide testar em si mesmo.
- Confira também: Os 8 filmes mais perturbadores do cinema
Durante o experimento, porém, uma mosca cai no aparelho e, a partir dai, ele começa o seu processo de transformação no inseto.
- Disponível no Disney+.
Grave
Em Grave, filme de estreia da francesa Julia Ducournau, acompanhamos Justine (Garance Marillier), uma jovem tímida e vegetariana que acaba de entrar na universidade de medicina veterinária. Durante um trote, ela é forçada a comer carne animal pela primeira vez. Depois disso, Julia se vê com desejos estranhos e proibidos.
- Não disponível no streaming.
Tusk: A Transformação
A produção da A24 é mais uma com transformação corporal horripilante. Em Tusk, um podcaster viaja até o Canadá para encontrar um homem que promete ter uma história interessante para contar. Chegando lá, no entanto, ele descobre que o homem quer transformá-lo em uma morsa.
- Disponível na Max.
Centopeia Humana
É difícil falar de Body Horror e não lembrar de Centopeia Humana. Responsável por traumatizar muita gente (que provavelmente assistiu sem avisos prévios), o longa é bastante perturbador. O longa se desenrola em torno de um cientista que tem um sonho antigo de unir vários corpos em um só para criar uma centopeia humana. Pois é, só assista se tiver estômago (muito) forte.
- Não disponível no streaming.
Titane
Dirigido por Julia Ducournau (também responsável por Grave), Titane abraça o Body Horror com tudo, trazendo um filme ainda mais incômodo e bizarro. No longa, Alexia é uma dançarina que, após um acidente na infância, precisou colocar uma placa de titânio na cabeça. Depois disso, ela começa a sentir atração sexual por carros. Sim, é estranho, mas quando menos você souber sobre o filme, melhor.
- Disponível no Mubi.
E aí, quais desses vocês já assistiu? Conta pra nós nas redes sociais do Minha Série!
Categorias