Maníaco do Parque: Conheça livro que aborda infância e detalhes da vida do serial killer

Imagem de: Maníaco do Parque: Conheça livro que aborda infância e detalhes da vida do serial killer
Imagem: Divulgação/Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os crimes do serial killer mais amedrontador dos anos 1990 inspirou a criação do mais novo filme do Prime Video: Maníaco do Parque. O longa, dirigido por Maurício Eça, precisou resumir os acontecimentos para retratar o caso em um pouco mais de uma hora e meia.

Mas a história completa do Maníaco do Parque, contada com muito mais detalhes, pode ser conferida no livro Francisco de Assis - O Maníaco do Parque, do autor Ullisses Campbell, publicado em setembro de 2024.

Se você já assistiu ao filme Maníaco do Parque e sentiu a curiosidade de ter mais informações sobre a vida e os crimes do assassino em série, ou simplesmente quer conhecer o livro antes de conferir o longa, confira tudo o que sabemos sobre a obra de Ullisses Campbell.

Francisco de Assis: conheça o livro sobre o Maníaco do Parque

Capa do livro Francisco de Assis - O Maníaco do ParqueCapa do livro Francisco de Assis - O Maníaco do ParqueFonte:  Reprodução/Editora Matrix 

Em seu mais novo livro, Ullisses Campbell retrata a vida de um dos serial killers mais conhecidos do Brasil desde a infância. Francisco de Assis Pereira nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e lá viveu a infância e a adolescência.

Para conseguir todas as informações, o autor do livro passou três meses vivendo em Rio Preto, entrevistando familiares e amigos do criminoso para conseguir o máximo de informações necessárias. A publicação detalha até mesmo onde o criminoso nasceu, no Hospital Nossa Senhora das Graças, no dia 29 de novembro de 1967.

Em 1974, Francisco chegou a ser expulso da escola por morder o rosto de um colega de classe. Na época de aprendizagem, inclusive, o livro relata que ele tinha dificuldades na hora de aprender a ler e escrever, o que resultou em chacota dos colegas.

Ainda de acordo com a pesquisa do autor, quando Francisco foi convidado a ler para a turma e mostrou sua dificuldade, foi xingado pelos alunos e acabou urinando nas calças.

Já na adolescência, com 14 anos, Francisco trabalhou na limpeza de um frigorífico até ser promovido para o abate. Segundo o livro, foi neste momento que o serial killer começou a desenvolver uma personalidade assassina, pois sentia prazer em matar os animais.

Anos depois, as investigações policiais diziam que o criminosos assassinava as mulheres ajoelhadas, da mesma forma que os bois ficavam no frigorífico. Enquanto ainda vivia em Rio Preto, fez amizade com um homem que, futuramente, seria seu parceiro na matança de animais que ficavam nas ruas de São Paulo.

De animais a humanos

Aos 28 anos, em 1995, Francisco foi preso em flagrante após uma tentativa de estupro contra uma amiga de sua ex-namorada. A justificativa para o ato seria que a vítima apresentava outros homens para a ex-companheira. Porém, o crime foi alterado para lesão corporal.

Francisco de Assis gostava de patinar e tinha o sonho de ser reconhecido como patinador profissional. Enquanto isso, convencia suas vítimas, com idades entre 17 e 27 anos, a entrar em matas para supostamente tirar suas fotos para um catálogo de produtos de beleza.

Ele levava as vítimas em sua própria moto até o local, onde eram obrigadas a se despirem para serem esganadas e violentadas pelo Maníaco do Parque. Ao todo, Francisco matou 7 mulheres e estuprou 9. Entre as vítimas assassinadas, duas mulheres seguem sem terem seus corpos identificados.

Por fim, o livro conta que o Maníaco do Parque foi preso em agosto de 1998 na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, onde se escondia. De início, ele alegou ser inocente, mas logo assumiu parte dos ataques e indicou onde estavam os corpos.

A pesquisa de Ullisses também conta que a personalidade de Francisco é semi-imputável, ou seja, ele entendia a gravidade dos crimes que cometeu, mas não era capaz de controlar suas ações. Sendo assim, deixar a prisão ainda era um risco à sociedade.

Seu laudo é de psicopatia, que tem como principal característica a ausência de sentimentos. Porém, após quatro julgamentos, os juízes decidiram que seu laudo é imputável e que pode responder criminalmente por seus atos.

@minhaserie_ O maníaco do Parque será solto depois do filme do #PrimeVideo? #GiovannaGrigio #SilveroPereira #filmes #suspense #maníacodoparque ? som original - Minha Série

Atualmente, Francisco está preso em uma cadeia comum sem receber cuidados pelo seu transtorno, então o seu quadro de psicopatia pode ter sido agravado. Por isso, a ideia é que ele seja transferido para um manicômio para ser tratado, em vez de ser solto em 2028.

O livro Francisco de Assis - O Maníaco do Parque já pode ser adquirido nas principais livrarias do país. E o filme, estrelado por Silvero Pereira, está disponível no Prime Video.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.