Francis Genrette de Outer Banks existiu? Entenda inspiração do personagem
Já disponível na Netflix, a primeira parte da quarta temporada de Outer Banks introduz os Pogues a uma nova aventura relacionada ao pirata Barba Negra. Depois de gastar todo o ouro que encontram em El Dorado, John B, Sarah, Pope, Kiara, JJ e Cleo concordam em ajudar Wes Genrette a encontrar um amuleto que a figura histórica teria criado para sua esposa, Elizabeth.
No entanto, dessa vez o objetivo do grupo não é somente encontrar um tesouro e ficar ricos, mas também envolve quebrar uma maldição mortal. Segundo Wes, o amuleto perdido está relacionado a seu ancestral, Francis Genrette, que teria sido o responsável por assassinar o pirata em 1718, impedindo que ele voltasse a ver sua família.
Desde então, a família do personagem de Outer Banks tem sofrido uma maldição iniciada por Elizabeth, que condenou várias gerações de sua família a morrerem de forma prematura e trágica. Mas será que esse é um elemento da ficção ou algo que realmente aconteceu e inspirou os roteiristas da série?
Francis Genrette de Outer Banks existiu na vida real?
Assim como aconteceu em temporadas anteriores da série, em sua quarta leva de episódios ela consegue ser bastante competente em pegar elementos reais e transformá-los com ajuda da ficção. De todas as partes que embasam os novos roteiros, a mais fiel à realidade é que Edward “Barba Negra” Teach realmente existiu e morreu na região conhecida como Outer Banks.
A quarta temporada de Outer Banks trata de uma grande maldiçãoFonte: Divulgação/Netflix
No entanto, a produção da Netflix muda um pouco as condições sob as quais isso aconteceu e mostra Francis Genrette como uma “reinterpretação” de seu assassino. A história nos conta que o verdadeiro responsável por isso foi o Tenente Robert Maynard, da Marinha Real Britânica, que assinou seu nome como o executor do pirata.
Ele agiu sob ordens de Alexander Spotswood, então governador da Virgínia, que queria o pirata morto ou capturado. Ele encontrou seu fim durante uma batalha que aconteceu perto da Ilha Ocracoke, na Carolina da Norte, e seu corpo posteriormente foi capturado, pendurado em um mastro e decapitado.
Outer Banks também altera os eventos históricos ao mostrar Francis Genrette matando Elizabeth, esposa do Barba Negra, que acaba seus dias implorando por um amuleto de seu grande amor. Isso porque nem ela, nem o objeto valioso que vira o objetivo dos caçadores de tesouro, sequer existiram.
O que aconteceu com o assassino do Barba Negra?
O verdadeiro assassino do Barba Negra terminou sua vida sem participar de outros episódios marcantesFonte: Divulgação/Netflix
Apesar de a maldição envolvendo Elizabeth não ter sequer chance de existir na vida real, a série da Netflix parece se inspirar nos mitos de que o fantasma do Barba Negra continua assombrando a Carolina do Norte. Ele assombraria a área conhecida como Teach’s Hole, na qual sua cabeça teria afundado após sua decapitação.
Para a história como um todo, a lenda do pirata que aparece em Outer Banks teve uma vida muito mais longa que a de seu executor, Maynard. Embora tenha ganhado fama por seu ato, ele nunca mais participou de nenhum episódio tão marcante em sua vida, que chegou ao fim no ano de 1718, quando ele já tinha 66 anos de idade.
Categorias