13 atores que já participaram de filmes da DC e da Marvel
Coca-cola vs. Pepsi, Barcelona vs. Real Madrid, feijão por cima do arroz vs. arroz por cima do feijão. Algumas rivalidades são bastante famosas e muito discutidas e, para alguns, ditam até mesmo detalhes sobre a moralidade de uma pessoa. Embora o mesmo possa ser dito sobre a disputa entre Marvel e DC, Hollywood abriu uma brecha nessa discussão no que diz respeito à interpretação de alguns personagens.
Durante as várias décadas marcadas pelos filmes de super-heróis nos cinemas, diversos atores acabaram transitando por adaptações das obras das duas editoras. Isso aconteceu até mesmo entre nomes que viraram verdadeiros símbolos de um lado, que podem ter aparecido no outro antes da fama — ou justamente como uma consequência dela.
Idris Elba já transitou entre vários filmes da Marvel e da DCFonte: Divulgação/Marvel Studios
Enquanto a lista de pessoas que transitaram entre os filmes da Marvel e da DC é grande, separamos alguns dos exemplos mais notáveis e curiosos daqueles que já fizeram essa transição. Vale notar que não levamos somente em consideração os longas de super-heróis, mas também aqueles que adaptaram outras obras que fogem um pouco do gênero.
13 atores que já participaram de filmes da DC e da Marvel
Chris Evans: John Storm, Capitão América (Marvel) e Jake Jensen (DC)
Um bom exemplo de um ator que demorou para encontrar um espaço para chamar de seu, Chris Evans foi o Tocha-Humana de duas adaptações de Quarteto Fantástico antes de firmar seu nome no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) como o Capitão América. No entanto, ele também tem um pezinho na DC Comics como o Jake Jensen de Os Perdedores, um longa de 2010 que adapta os quadrinhos do selo Vertigo.
Christian Bale: Batman (DC) e Gord (Marvel)
Durante três filmes dirigidos por Christopher Nolan, Christian Bale ofereceu uma das interpretações mais marcantes que o Homem-Morcego já recebeu em sua longa história. 10 anos após o fim da trilogia, ele decidiu “virar a casaca” e apareceu no MCU como Gord, o Açougueiro de Deuses, que se mostrou o principal vilão de Thor: Amor e Trovão.
Halle Berry: Tempestade (Marvel) e Mulher-Gato (DC)
Uma veterana do universo dos super-heróis, Halle Berry foi a primeira intérprete de Tempestade nos filmes que os X-Men receberam no começo dos anos 2000. Uma estrela em ascensão, ela viu no Mulher-Gato da DC uma chance de elevar ainda mais seu portfólio e virar uma estrela ainda maior. Pena que o filme é um desastre e virou sinônimo de como não fazer uma adaptação.
Idris Elba: Sanguinário, Roque (DC), Moreau e Heimdall (Marvel)
Com uma voz e uma presença marcantes, Idris Elba chegou a participar de longas como Motoqueiro Fantasma e Os Perdedores, mas não ficou muito marcado por esses papéis. Uma história diferente aconteceu quando ele interpretou o Heimdall da série Thor e o Sanguinário do Esquadrão Suicida dirigido por James Gunn, no qual ele realmente conseguiu fazer o personagem brilhar.
Jared Leto: Morbius (Marvel) e Coringa (DC)
Aparentemente, as escolhas de Jared Leto para aparecer em filmes de super-heróis são condicionadas à sua capacidade de interpretar personagens bizarros que permitem que ele fique irreconhecível. O ator também trouxe consigo a capacidade de dividir os fãs e os críticos, que não sabem direito se seus Coringa e Morbius são simplesmente ruins ou frutos do trabalho de um gênio não reconhecido.
JK Simmons: Comissionário Gordon (DC) e J. Jonah Jameson (Marvel)
Um ator veterano, JK Simmons provou que tem talento tanto para cobrar fotografias de Peter Parker quanto para ajudar o Batman a lutar contra o crime em Gotham City. Sua ligação mais próxima acabou sendo com o Homem-Aranha, onde interpretou o editor do Clarim Diário em aventuras que ultrapassaram limites entre dimensões.
Jon Favreau: Happy Hogan, Foggy Nelson (Marvel) e um assistente de Bruce Wayne (DC)
Quem vê Jon Favreau atualmente percebe nele um homem poderoso, que se tornou um diretor e produtor influente dentro da Disney. No entanto, muito antes de isso acontecer, ele era um ator em busca de oportunidades que participou de Batman Forever como um assistente de Bruce Wayne. Depois disso, ele foi o Foggy Nelson do filme de Demolidor, só encontrando seu espaço no MCU, anos depois como o segurança e confidente Happy Hogan.
Angela Basset: Amanda Waller (DC) e Rainha Ramonda (Marvel)
Nos filmes do Pantera Negra, Angella Basset interpreta uma rainha forte e habilidosa do ponto de vista diplomático, que consegue manter a nação de Wakanda viva quanto tudo parece jogar contra ela. No entanto, essa não foi sua estreia no mundo dos super-heróis: antes de se juntar ao MCU, ela foi a Amanda Weller de Lanterna Verde — atualmente, a personagem continua sendo um destaque da DC, mas passou para as mãos da também talentosa Viola Davis.
Ryan Reynolds: Deadpool, Hannibal King (Marvel) e Lanterna Verde (DC)
Embora seja conhecido tanto pelo sucesso de Deadpool quanto pelo fracasso de Lanterna Verde, Ryan Reynolds não começou sua carreira nas adaptações de heróis em nenhuma dessas franquias. Ainda jovem, o ator apareceu como o Hannibal King de Blade: Trinity (2004), onde desenvolveu uma amizade com Wesley Snipes que dura até os dias atuais.
Zachary Levi: Shazam (DC) e Fandral (Marvel)
Atualmente passando por complicações em sua carreira resultantes de alguns posicionamentos polêmicos, Zachary Levi conquistou grande sucesso com o primeiro Shazam, embora a sequência de 2023 não tenha dado muito certo. O que pouco sabem é que ele também aparece em Thor: O Mundo Sombrio e Ragnarok como Fandral, um dos companheiros do herói — isso porque, com madeixas e barba loiros, o ator surge quase irreconhecível nos dois filmes.
Tom Hardy: Venom (Marvel) e Bane (DC)
Antes de virar o Venom e conviver com um simbionte metido a engraçadinho, Tom Hardy marcou época como Bane, o vilão que conseguiu derrotar Batman em o Cavaleiro das Trevas Ressurge. No filme dirigido por Christopher Nolan, o ator aparece de forma bastante diferente do normal, graças a uma máscara que cobre seu rosto e muda bastante sua voz.
Josh Brolin: Jonah Hex (DC), Bane e Cable (Marvel)
Considerado por muitos como o responsável por dar vida ao vilão mais marcante do MCU, Josh Brolin tem uma carreira nas adaptações de quadrinhos que vai além de Thanos. Ele emprestou seu rosto (um tanto desfigurado) para o Jonah Hex lançado em 2011, voltando a interpretar um personagem com o rosto marcado pelo tempo em Deadpool 2, no qual apareceu como Cable.
Natalie Portman: Jane Foster (Marvel) e Evey (DC)
Quem também começou sua carreira de personagens adaptados com a DC foi Natalie Portman, como a Evey de V de Vingança. Anos depois, ela abandonou o papel da aprendiz de revolucionário para virar a Jane Foster do universo Thor, que começa como um interesse romântico do deus nórdico, mas atualmente é uma guerreira digna de um lutar em Valhalla.
Menções honrosas
A lista de interpretes que transitaram entre os universos Marvel e DC é imensa, especialmente se levarmos em consideração as animações e filmes mais antigos de cada empresa. Assim, para viabilizar este artigo foi necessário colocar muitos nomes conhecidos dentro de nossa seção de menções honrosas.
Entre os nomes que também transitaram entre os dois universos estão os de Michael Keaton, Michael Fassbender, Laurence Fishburn, Natasha Lyone, Nathan Fillion, Nicolas Cage, Michelle Pfeiffer, Michael Rooker, Michael Clarke, Mark Hammil, Lucy Liu, James Marden, Hugo Weaving, Florence Kasumba, Djimon Hounsou, David Harbour, Chris Pine, Ben Affleck, Alice Braga, Russel Crowe e Sean Gunn — este último tanto como ator quanto como diretor.
E aí, faltou alguém na lista? Comente nas redes sociais do Minha Série!
Assine o Disney+
É fã do Universo Marvel, mas ainda não tem o streaming? Então, não perca tempo e assine já o Disney+ para aproveitar as melhores produções!
Fontes
Categorias