A Criatura de Gyeongseong: Entenda final da segunda temporada e cena pós-créditos
Transmitida exclusivamente pela Netflix, a série A Criatura de Gyengseong une realidade histórica com ficção para contar uma história de terror que se passa em diversas épocas. Enquanto a temporada de estreia mostrou a Coreia do passado, a segunda fez com que sua narrativa passasse para o ano de 2024.
Estrelada por nomes como Han So-hee (Yoon Chae-ok) e Park Seo-Joon (Jang Tae-sang), a trama mostra como experimentos biológicos resultaram em pessoas que são praticamente imortais. Ao mesmo tempo, eles abriram feridas e rivalidades que nunca foram plenamente resolvidas, ecoando a relação que a Coreia e o Japão mantêm até os dias atuais.
A Criatura de Gyeongseong traz um novo mistério
A segunda temporada começa acompanhando os passos de Yoon Chae-ok, que virou uma investigadora privada que não envelheceu um dia sequer desde o fim da primeira temporada. Isso é explicado pelo fato de ela ter sido infectada com um najin que herdou de sua mãe, uma das figuras centrais da primeira leva de episódios.
Logo nos primeiros capítulos, ela encontra um homem sem memória conhecido como Ho-jae, que é idêntico a Jang Tae-sang, que apareceu pela primeira vez nas cenas finais da temporada inicial. Junta, a dupla passa investigar as atividades da Jeonseung Biotech, responsável por criar os Kurokos, um exército perigoso desenvolvido com os najin, entidades que transformam humanos em monstros.
Apesar de ainda terem um mistério sobrenatural e muita ação, os episódios mais recentes de A Criatura de Gyengseong trazem uma ênfase maior no romance. Essa foi uma decisão consciente do diretor Chung Dong-yoon, que explicou à Marie Claire que pretendia focar mais na relação entre seus protagonistas. Segundo ele, isso também ajuda a criar uma conexão com o passado, ajudando a audiência a entender o salto temporal que aconteceu entre as duas temporadas.
O que acontece na segunda temporada?
Os primeiros episódios mostram que a vitória de Tae-sang no passado não foi completa, e não demorou muito tempo até que Lady Maeda (Claudia Kim) voltasse e matasse todos os seus funcionários. Além disso, o personagem acabou sendo infectado com um naojin e, ao despertar, parece ter se alimentado do cérebro da Sra. Nawol (Kim Hae-sook).
A segunda temporada da série volta a unir os protagonistas após 70 anos de separaçãoFonte: Divulgação/Netflix
Desde então, ele tem usado seus poderes para lutar contra a Jeonseung Biotech, mas acaba sendo derrotado em uma batalha, na qual seu naojin é retirado. Isso faz com que ele mantenha a aparente imortalidade e a aparência jovem, mas não se lembre mais de seu nome e passado, assumindo a identidade de Ho-Jae.
A segunda temporada de A Criatura de Gyengseong também explica que a empresa foi construída em cima das ruínas do Hospital Onseong, usado no passado para a realização de vários experimentos. Ela foi fundada por Lady Maeda e Kato (Choi Young-joon), ambos infectados por najins e ainda vivos até os dias atuais.
Enquanto a vilã quer usar as criaturas para ganhar poder, Kato ainda é motivado por seu interesse científico, que decide perseguir mesmo que tenha que deixar qualquer traço ético de lado. A corporação atua se aproveitando do desespero da população pobre de Seul, que é transformada como resultado dos experimentos que sofre.
Nesse contexto, Seung-jo (Bae Hyun-sung) surge como o assassino da corporação, que passa a ser considerado como um serial killer graças ao grande rastro de corpos que deixa em suas “limpezas” dos espécimes que conseguiram escapar. Ele se revela um personagem bastante misterioso, capaz de tanto ajudar quanto prejudicar os protagonistas dependendo do contexto.
No final da série, ele finalmente confronta Lady Maeda, que revela que nunca viu ele como nada além de um peão que ela poderia manipular facilmente. Abraçando seu lado monstruoso, o personagem usa um tentáculo para matar a vilã, e depois sai de cena sem revelar qualquer espécie de emoção ou arrependimento pelo ato.
Como termina a segunda temporada?
Após muitas traições, resgates e cenas de tensas, a segunda temporada de A Criatura de Gyeongseong se encerra mostrando que Chae-ok sobreviveu às suas provações. No entanto, ela perdeu seu najin e passou a ser novamente uma garota normal, que também sofre da mesma amnésia que atormentava Tae-sang.
Nos momentos finais da série, vemos o casal se reencontrando e, mesmo sem ter suas memórias de volta, Chae-ok reage de forma emotiva. Segundo os atores que deram vida aos protagonistas, a história da série é interessante justamente por mostrar duas pessoas que parecem destinadas a ficarem juntas, mas que não conseguem isso por resultado de circunstâncias que fogem de seu controle.
Embora emocionante, o reencontro entre os dois não coloca fim à história de A Criatura de Gyeongseong. Na cena pós-créditos, vemos como Seung-jo tomou controle de uma abalada Jeonseung Biotech, que passou a fornecer água engarrafada para milhares de lojas de conveniência — e o líquido claramente esconde algo perigoso dentro de si.
Esse trecho revela que a história da série pode estar longe de ter sido concluída e que, mais uma vez, seus protagonistas não conquistaram a vitória que tanto desejavam. Resta esperar para descobrir se a Netflix vai encomendar uma terceira temporada e, em caso positivo, quando ela vai chegar ao streaming.
Fontes
Categorias