Cidade de Deus: veja como está elenco do filme hoje e quem retornou para a série
Em 2002, o cinema brasileiro deu luz a um dos filmes mais celebrados e prestigiados de sua história: Cidade de Deus. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa dramático marcou muitos espectadores e, ainda hoje, é lembrado com carinho por muitos. Agora, em 2024, o projeto ganhou uma continuação, mas em formato de série: Cidade de Deus: A Luta Não Para, obra veiculada pela HBO que já está chamando bastante atenção.
A trama de Cidade de Deus: A Luta Não Para diz o seguinte: "Vinte anos depois de Cidade de Deus, Buscapé relata como os conflitos entre a polícia, os traficantes e as milícias afetaram a comunidade." Além de trazer uma história totalmente conectada com a do filme clássico, o seriado também conta com vários nomes de peso do elenco original da projeção, que aparecem ao lado de algumas novidades interessantes.
Mas, afinal, como está o elenco de Cidade de Deus atualmente e quem retornou para a série da HBO? Vejamos a seguir!
Quem retornou para Cidade de Deus: A Luta Não Para?
Alexandre Rodrigues (Buscapé)
O protagonista de Cidade de Deus, Alexandre Rodrigues, que viveu o personagem Buscapé, repete a dose em A Luta Não Para, encabeçando o novo projeto da HBO. Na série, ele volta como um fotojornalista para documentar os conflitos e dramas da comunidade que o formou. Após o longa de 2002, ele atuou em filmes como Última Parada 174 e Entre Abelhas, além de se dedicar ao teatro e a projetos independentes.
Roberta Rodrigues (Berenice)
Outra personagem original de Cidade de Deus que reapareceu na série é Berenice, vivida pela atriz Roberta Rodrigues. Após o filme, ela também contou com uma carreira prolífera, tanto nas telinhas quanto nas telonas. Ela esteve, por exemplo, em obras como Salve Jorge, A Regra do Jogo e Segundo Sol.
Thiago Martins (Bradock)
Aos 12 anos idade, o ator Thiago Martins participou da série Cidade de Deus como um dos integrantes do grupo Caixa Baixa. Agora, o artista volta para a série da HBO para dar vida ao vilão Bradock, que é um dos motivos para novos conflitos dentro da narrativa. Após o filme, Martins se consagrou em várias novelas da Globo e em outras projeções. Pega Pega, Amor de Mãe, Família É Tudo e Carga Máxima são alguns de seus trabalhos.
Sabrina Rosa (Cinthia)
No filme de 2002, Sabrina Rosa deu vida à personagem Cinthia, que era namorada do Mané Galinha (Seu Jorge). Na série, ela retorna encarnando as mesmas lutas que travou durante o longa, agindo como um símbolo de paz e respeito com os moradores da comunidade de Cidade de Deus.
Seu Jorge (Mané Galinha)
Por falar em Mané Galinha, vivido por Seu Jorge, uma curiosidade: o personagem não aparece na série da Max, já que seu destino foi selado no fim do longa-metragem original. Porém, o cantor está presente na série por meio da trilha sonora da atração.
Barbantinho (Edson Oliveira)
Adolescente em Cidade de Deus e já adulto em A Luta Não Para: esse é o caminho de Edson Oliveira, que interpretou o personagem Barbantinho. No filme, ele era melhor amigo de Buscapé e, no seriado da Max, continua próximo do protagonista, vivendo dentro da comunidade e atuando de diferentes formas, sendo Presidente da Associação de Moradores, treinador do time de futebol e passista da comunidade, por exemplo.
Cabeção/Reginaldo (Kiko Marques)
Para finalizar os retornos, temos o nome de Kiko Marques, o Cabeção (ou Reginaldo). No filme, ele era um policial corrupto, que soltava criminosos após pagamento de propina. Na série, o personagem ascendeu para a política e, agora, atua como criminoso da mesma maneira, mas de forma mais refinada.
Pézinho - Felipe Paulino
Ver essa foto no Instagram
Aos oito anos de idade, o ator Felipe Paulino protagonizou uma das cenas mais chocantes de Cidade de Deus. Ele interpretou uma das crianças do grupo Caixa Baixa que levou um tiro do grupo de Zé Pequeno.
Em A Luta não Para, o ator retorna como Pézinho, um dos homens de confiança de Bradock, interpretado por Thiago Martins, que também era Caixa Baixa. Seu retorno, inclusive, garantiu uma cena impactante na série, que pode ser vista acima.
Outros nomes do elenco de Cidade de Deus atualmente
Douglas Silva (Dadinho/Zé Pequeno mais novo)
Após viver Dadinho no filme, o ator Douglas Silva trilhou uma carreira bastante sólida nas telas. De lá para cá, ele esteve em novelas como Amor de Mãe e A Força do Querer, em séries como Cidade dos Homens e ainda participou do reality show Big Brother Brasil. Lembrando que Silva recebeu uma indicação Emmy por Cidade dos Homens, sendo o primeiro brasileiro a conquistar tal feito.
Leandro Firmino (Zé Pequeno)
Um dos personagens mais icônicos de Cidade de Deus, certamente, é Zé Pequeno, encarnado por Leandro Firmino. Assim como seus colegas, ele também seguiu ativo nas telas, participando de títulos como Última Parada 174, Ó Paí, Ó, Nos Tempos do Imperador e Império. Em 2022, ele também "retornou" ao papel de Zé Pequeno em um comercial do jogo Far Cry 6, da Ubisoft.
Phellipe Haagensen (Bené)
Phellipe Haagensen, que viveu o personagem Bené em Cidade de Deus, considerado alguém confiável dentro da comunidade, seguiu atuando após o filme de 2002. Paraíso Tropical e A Casa das Sete Mulheres foram alguns de seus projetos. Ele também esteve no reality show da Record A Fazenda.
Alice Braga (Angélica)
Uma das atrizes que mais trabalhou dentro e fora do Brasil após o filme foi Alice Braga, que viveu Angélica. A moça virou uma estrela de Hollywood, tendo trabalhado em atrações conhecidas como Eu Sou A Lenda, Ensaio Sobre A Cegueira e Predadores.
Darlan Cunha (Filé com Fritas)
Assim como Douglas Silva, Darlan Cunha, que viveu o famoso Filé com Fritas em Cidade de Deus, participou da série Cidade dos Homens. Além disso, ele também esteve em obras como Cobras & Lagartos e A Diarista.
Matheus Nachtergaele (Sandro Cenoura)
Para finalizar, temos o nome de Matheus Nachtergaele, que já era muito conhecido no cinema e na televisão antes de viver Sandro Cenoura em Cidade de Deus. Após o filme, o ator simplesmente seguiu brilhando nas telas e, atualmente, também é diretor, tendo comandado o filme A Voz do Silêncio, por exemplo.
E aí, você é fã de Cidade de Deus e está assistindo a série da HBO? Comente nas redes sociais do Minha Série!
Categorias