De onde vem os Orcs em Senhor dos Anéis? Qual a origem dos monstros?

Imagem de: De onde vem os Orcs em Senhor dos Anéis? Qual a origem dos monstros?
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Embora Sauron e Morgoth (Melkor) sejam considerados os principais símbolos do mal dentro de O Senhor dos Anéis e de outras obras de J.R.R. Tolkien, eles não são seus principais executores. Os inimigos mais comuns dos heróis criados pelo autor são as criaturas conhecidas como orcs que, apesar de serem capazes de raciocínios rudimentares, têm a propagação da destruição como principal objetivo.

Surgindo em vários tamanhos e combinações — incluindo os Uruk-hais, derivados de misturas com humanos —, esses inimigos têm o número como sua principal arma. No entanto, apesar da presença constante nos livros e suas adaptações, esses personagens acompanham um grande mistério nunca resolvido: sua verdadeira origem.

De onde vem os Orcs em O Senhor dos Anéis?

A resposta mais simples para essa pergunta pode ser encontrada nas páginas de O Silmarillion, obra póstuma que serve como uma grande coletânea de mitos e eventos da Terra Média. Nela, Tolkien escreve que os orcs se originam dos quendi (os primeiros elfos) que acabaram sendo presos, torturados e deformados por Morgoth, o Senhor da Escuridão.

“É, porém, considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa que todos aqueles quendi que caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles, de quem eles mais tarde se tornaram os piores inimigos”, afirma a obra.

Enquanto isso poderia encerrar a questão, é preciso prestar atenção especial ao trecho “considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa”. Ele deixa claro que essa é a origem das criaturas considerada como real dentro do universo das obras, mas não necessariamente aquela que é verdadeira na visão do autor.

O próprio Tolkien demonstrou em suas cartas e nos textos reunidos na série A História da Terra-Média que nem mesmo ele tinha certeza de como os orcs surgiram. Caso eles fossem realmente elfos corrompidos, isso geraria um problema: dentro das regras do universo concebido pelo autor, o fëar (a alma) dos elfos mortos são enviadas para os Salões de Mandos, onde aguardam até o dia em que vão retornar à Terra-Média.

Os orcs formam os principais exércitos controlados por Morgoth e por SauronOs orcs formam os principais exércitos controlados por Morgoth e por SauronFonte:  Divulgação/Amazon Prime Video 

No entanto, o lugar, assim como toda a Ilha de Aman, é considerado puro e incorruptível. Caso os orcs realmente fossem resultados da deturpação de elfos, isso significa que os Salões de Mandos estariam inundados de almas que haviam se tornando absolutamente malignas, o que parece uma improbabilidade.

Origem incerta

No Volume 10 de A História da Terra-Média, Christopher Tolkien afirma acreditar que os orcs, na verdade, se tratam de humanos corrompidos. O herdeiro do escritor e responsável pela preservação de sua obra justifica que isso faria sentido, especialmente levando em conta que a espécie esteve sob o controle de Morgoth durante seus primeiros anos.

Nem mesmo Tolkien conseguiu responder aos problemas que os orcs representam em seu universoNem mesmo Tolkien conseguiu responder aos problemas que os orcs representam em seu universoFonte:  Divulgação/Warner Bros. 

“Essa parece então ter sido a visão final de meu pai sobre a questão: orcs foram criados a partir dos homens, se a concepção dos orcs na mente de Melkor aconteceu na noite dos tempos, foi Sauron que, durante os anos de cativeiro de Melkor em Aman, trouxe à vida os exércitos negros que estavam disponíveis a seu Senhor quando este retornou”, afirmou.

Embora a teoria faça sentido, dado que as almas dos humanos mortos têm um destino desconhecido até mesmo para os Valar, ela também traz um problema. Essa é uma interpretação de Christopher Tolkien e não necessariamente de seu pai, que nunca deixou registrado qual seria sua verdadeira história de origem para as criaturas que, ao mesmo tempo que representavam a maldade, também geravam vida e trabalhavam com organizações sociais distintas.

Além disso, isso cria um paradoxo, já que as guerras entre elfos e orcs começaram muito antes de os homens terem despertado na Terra-Média. Assim, não haveria como a versão corrompida da espécie existir antes que ela tivesse começado a acordar, o que só aconteceu a partir do momento em que o Sol nasceu.

Nenhuma teoria sobre a origem dos orcs é considerada como uma resposta definitivaNenhuma teoria sobre a origem dos orcs é considerada como uma resposta definitivaFonte:  Divulgação/Amazon Prime Video 

Para completar, há evidências de que os orcs estavam presentes na Terra-Média antes mesmo de os elfos acordarem, o que indica que eles podem ser uma criação do próprio Eru Ilúvatar, de quem toda a vida emana. Ao mesmo tempo, a entidade é conhecida por representar o bem e, portanto, qualquer criação maligna só seria uma corrupção de sua vontade e existência.

Assim, uma das teorias mais aceitas atualmente é a de que as criaturas foram fruto de uma contribuição direta de Morgoth durante sua rebelião no Ainundalë. Embora ele tenha sido barrado de participar da canção que criou o mundo depois de isso acontecer, suas contribuições anteriores a esse ponto parecem ter gerado o tipo de vida corrompida que seria bastante condizente com sua posição como o grande rival de qualquer criatura bondosa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.