De onde vem os poderes de My Hero Academia? Entenda as individualidades
Escrito e ilustrado por Kohei Horikoshi, My Hero Academia (Boku no Hero Academia) conta a história de um mundo no qual ter superpoderes virou a norma. Após alguns episódios pontuais, cerca de 80% da população mundial passou a contar com alguma espécie de individualidade, com características e níveis de poder diferentes.
Enquanto no momento em que a série começa o mundo vive por um período pacífico, o surgimento dessas habilidades quase iniciou uma era de caos sem fim. No entanto, graças à interferência de heróis com o All Mighty, novas regras foram criadas para assegurar a convivência pacífica de todos.
Entre elas está o estabelecimento de leis que proíbem o uso público de poderes e que criaram escolas especializadas no treinamento de super-heróis. E é justamente essa a parte central do início de My Hero Academia, que mostra o jovem Midoriya aprendendo a lidar com sua individualidade recém-adquirida após passar anos vivendo como uma criança normal.
De onde vem as individualidades de My Hero Academia?
Embora o surgimento das individualidades seja uma questão central da série, Horikoshi nunca explicou realmente qual é a origem delas. No entanto, conforme o autor foi evoluindo suas histórias, ele plantou algumas pistas que mostraram quem foram as primeiras pessoas a desenvolver características especiais.
My Hero Academia nunca dá uma explicação para o surgimento das individualidades.Fonte: Divulgação/Viz Media
Entre elas estava uma mulher que viria a se transformar na mãe do poderoso vilão All for One. Grávida e sem grandes perspectivas de vida, ela foi forçada a se prostituir, situação estressante que fez ela manifestar uma série de lanças de osso que cresciam em direção externa à sua própria pele.
Como na época em que isso aconteceu as individualidades ainda não estavam popularizadas, é possível que outras pessoas tenham demonstrado poderes sem saber disso. Dentro do universo de My Hero Academia, o primeiro ser poderoso a surgir foi a criança chinesa conhecida como o “Bebê Luminescente”, que nasceu emitindo uma luz radiante de seu corpo.
Origem dos poderes é disputada
Como ninguém realmente sabe a origem das individualidades, chamadas inicialmente de “Habilidades Meta”, isso despertou o surgimento de muitas teorias. Entre elas está a de que os poderes são simplesmente o resultado da próxima etapa da evolução humana — e, portanto, aqueles que o demonstram são superiores e devem liderar o mundo.
Essa é a teoria seguida pelo All for One, que usou suas habilidades para roubar poderes dos outros e distribui-los livremente para aliados selecionados como forma de criar um exército. A força conhecida como O Exército de Libertação Meta também segue preceitos semelhantes sob as ordens de Destro, que desenvolveu durante anos um plano de dominação trabalhando de forma silenciosa.
Já o vilão Overhaul (Kai Chisaki) acredita que as individualidades vistas em My Hero Academia são resultado de um vírus transmitido por ratos, que infectou rapidamente a maior parte da humanidade. No entanto, essa alegação parece se basear mais nas crenças pessoais do personagem do que em bases científicas.
A falta de uma explicação definitiva para os poderes acaba sendo benéfica para a série, justamente por permitir que seu autor crie diversas disputas baseadas em ideologias variadas. Após 10 anos de publicação, a obra teve seu último capítulo publicado no dia 5 de agosto nas páginas da Shonen Jump, mas sua adaptação em anime ainda continua recebendo episódios.
Fontes
Categorias