Por que Chaves não está disponível no +SBT? Veja onde assistir em 2024
Lançado oficialmente na última quarta-feira (21), o serviço +SBT passou a oferecer o acesso gratuito a diversos sucessos que marcaram a história da emissora. No entanto, uma série muito importante que vive no coração e nas memórias de várias gerações de fãs teve sua ausência sentida: Chaves.
Criada em 1972 pela Televisiva, a atração com 312 episódios chegou em 1984 ao SBT e, por mais de 30 anos, fez parte de diferentes faixas de horários da rede. No entanto, alguns problemas de licenciamento têm impedido que ela retorne à emissora, ou a qualquer outro canal concorrente — problema que não afeta somente o Brasil.
Por que Chaves não está disponível no +SBT?
Além do SBT, Chaves já passou por canais como o Cartoon Network, Boomerang, TBS e Multishow no Brasil, além de ter sido disponibilizado por algum tempo no streaming Amazon Prime Video. No entanto, desde 2020 nenhum desses meios pode exibir mais os episódios clássicos, o que faz da pirataria a única forma de ter acesso à série.
Tudo isso é resultado de uma disputa entre a Televisa, que é dona das fitas nas quais os capítulos estão gravados, e do Grupo Chespirito, que administra o legado de Roberto Gómez Bolaños, o criador e protagonista da série. Falecido em 2014, ele passou a seus herdeiros os direitos de licenciamento sobre os personagens e histórias da obra.
Em 2020, chegou ao final o acordo de distribuição global de Chaves, que não foi renovado por uma questão de valores. Enquanto o Grupo Chespirito exigia pagamentos maiores, a Televisa não concordou com os termos propostos — o que gerou um impasse que se prolonga até os dias atuais.
A disputa entre a Televisa e o Grupo Chespirito ainda não tem previsão de acabarFonte: Divulgação/Televisa
Esse não é o primeiro problema de licenciamento que a série enfrenta em sua história: uma animação lançada em 2005, por exemplo, ficou sem a Chiquinha por questões semelhantes. Ela permanece sendo o único produto oficial da franquia disponível no Brasil: a Amazon Prime Video oferece acesso aos 26 episódios de sua primeira temporada.
Antes da estreia do +SBT, Daniela Beyruti, atual CEO da emissora, afirmou que trazer o seriado para o streaming era um de seus principais objetivos. No entanto, as negociações que já duram mais de quatro anos não parecem ter progredido conforme a executiva esperava.
Chaves vai inspirar novas obras
Embora somente a Televisa pode exibir e licenciar os capítulos originais de Chaves, o Grupo Chespirito é livre para licenciar a obra para outros meios. Graças a isso, ele fez um acordo com a THR3 Media Group para a produção de uma nova versão animada (dessa vez com a Chiquinha) e de uma adaptação em desenho do Chapolin Colorado.
A parceira também deve render uma nova série live action estrelada pelo Seu Madruga, que vai mostrar a vida do personagem antes do nascimento de sua filha. Ela também deve resultar na produção de uma série biográfica sobre a vida de Roberto Gómez Bolaños, que deve estrear no catálogo da Max entre o final de 2024 e o começo de 2025.
Fontes
Categorias