Como Umbrella Academy termina nos quadrinhos?

Imagem de: Como Umbrella Academy termina nos quadrinhos?
Imagem: Divulgação/Dark Horse

Lançada pela Netflix no dia 8 de agosto, a quarta temporada de Umbrella Academy encerrou as aventuras de seus heróis de maneira bastante definitiva. Após diversas sagas envolvendo viagens no tempo e dimensões paralelas, os protagonistas tiveram que fazer um grande sacrifício para garantir que a realidade voltaria a seu estado original.

Embora possa ser considerado controverso, o final escolhido faz sentido com a maneira como o streaming decidiu adaptar a obra escrita por Gerard Way e Gabriel Bá. Quem conhece os quadrinhos sabe que, desde seu início, a produção foi bastante livre com seus arcos narrativos e nem sempre seguiu de perto as tramas originais.

A série de Umbrella Academy nem sempre foi fiel aos quadrinhos.A série de Umbrella Academy nem sempre foi fiel aos quadrinhos.Fonte:  Divulgação/Dark Horse 

O principal desvio da série de Umbrella Academy vem do fato de que, enquanto ela já chegou ao fim, os quadrinhos ainda não encontraram sua conclusão. Assim, criou-se uma situação no melhor estilo Game of Thrones, no qual a adaptação da TV precisou “inventar” seu próprio final e soluções para suas linhas narrativas.

Qual é o estado atual de Umbrella Academy nos quadrinhos?

Enquanto as três primeiras temporadas da série foram inspiradas em arcos criados por Way e Bá, a quarta teve um cenário completamente original. No entanto, o fato de ambos atuarem como produtores-executivos da adaptação dá sinais de que eles contribuíram pelo menos com a ideia geral de como ela deveria ser finalizada.

Os quadrinhos começaram em 2007, mas ainda não foram finalizados.Os quadrinhos começaram em 2007, mas ainda não foram finalizados.Fonte:  Divulgação/Dark Horse 

Nos quadrinhos, The Umbrella Academy teve seu início em 2007, quando as diferentes partes do Volume 1: A Suíte do Apocalipse, foram publicadas. A segunda parte, intitulada Dallas, foi lançada no ano seguinte, mostrando eventos bastante distintos daqueles vistos na série da Netflix — na obra original, os personagens principais não chegam a viver vidas paralelas no passado.

Após um intervalo que durou uma década, a série recebeu em 2018 o volume Hotel Oblivion, nome de um local que funcionava como uma grande prisão interdimensional. Na trama, os membros da equipe se encontram separados e em diferentes partes do planeta, precisando se reunir quando diversos vilões do passado voltam a atuar.

A história original de Umbrella Academy não recebe novidades desde 2018.A história original de Umbrella Academy não recebe novidades desde 2018.Fonte:  Divulgação/Dark Horse 

A partir desse ponto, a série da Netflix acabou ultrapassando os quadrinhos, embora continuasse a compartilhar semelhanças com eles. Em 2020, Way revelou que estava iniciando os trabalhos no volume Academia Sparrow que, embora ainda não tenha sido publicado, serviu como a base para a adaptação do streaming.

O escritor também esteve envolvido nos spin-offs "Você é a Cara da Morte" e nas histórias curtas "Hazel and Cha-Cha Save Christmas" e "Letters to Athena", estas duas últimas não publicadas no Brasil. No entanto, elas não contaram com a participação de Bá, que foi substituído por artistas como Tommy Lee Edwards e I.N.J. Culbard.

A série pode influenciar no fim dos quadrinhos?

Embora a série da Netflix tenha muitas semelhanças com os quadrinhos, ela nunca se propôs a ser uma adaptação fiel deles. Isso significa que, embora seus episódios tenham aproveitado algumas premissas da obra original, eles encontraram soluções bastante diferentes para conflitos e deram novos destinos a alguns personagens.

O melhor exemplo disso é Viktor Hargreeves, vivido por Elliot Page. O grande adversário enfrentado no primeiro arco dos quadrinhos, ele acaba sendo derrotado pelo Número 5 com um tiro na cabeça. Apesar de permanecer vivo com perspectivas de melhora, ele passa por um longo processo de fisioterapia e pode nunca mais recuperar suas habilidades.

Na série de Umbrella Academy, o destino do personagem foi diferente: em vez de receber uma bala na cabeça, ele acabou temporariamente surdo e preso após Allison fazer um disparo ao lado de sua orelha. Com isso, ele acaba tendo uma presença maior nas tramas das próximas temporadas, permitindo que seu ator tenha mais tempo em tela.

A má recepção ao fim da série pode mudar os quadrinhos de Umbrella AcademyA má recepção ao fim da série pode mudar os quadrinhos de Umbrella AcademyFonte:  Divulgação/Dark Horse 

Assim, é de se pressupor que o final dos quadrinhos, embora possa seguir linhas narrativas semelhantes à série, vai ser bastante destoante delas. Dada que a recepção ao encerramento da adaptação não foi muito positivo — e provocou certo desconforto até mesmo entre os atores participantes —, as chances de isso acontecer são muito grandes.

No entanto, a grande questão no momento não é essa, mas sim quando a obra original vai continuar. Desde que Academia Sparrow foi anunciado, Way e Bá compartilharam poucas atualizações sobre o volume e continuaram se dedicando a diversos outros projetos, o que dá a entender que o tempo de espera por ele vai ser tão longo quanto o de Hotel Oblivion, se não maior.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.