Alien: Romulus terá continuação? Entenda o final do filme
Dirigido por Fede Alvarez, o filme Alien: Romulus é a sétima sequência da franquia dos filmes Alien, e está situado entre os anos compreendidos entre Alien, o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, e Aliens, O Resgate, dirigido por James Cameron.
O longa-metragem funciona muito bem como um filme de terror independente, mas também está amplamente conectado ao universo da franquia. Por causa disso, quem é fã de longa data pode notar diversas referências ao longo do filme, incluindo em seu final.
Todas essas informações levantam a questão? O longa-metragem terá uma continuação? O que podemos esperar do futuro de Alien?
A seguir, acompanhe a explicação sobre o fim de Alien: Romulus e se há pistas de uma nova continuação. Mas atenção: a partir daqui, este texto contém spoilers.
O que acontece em Alien: Romulus?
(Fonte: IMDB / Reprodução)Fonte: IMDB
Alien: Romulus traz um novo elenco de personagens que viajam em uma nave espacial abandonada, enquanto tentam recuperar o combustível criogênico para ir até o sistema Yvaga. Só que há uma ameaça: um Xenomorfo e seus ovos atacam Rain (Cailee Spaeny), o humanoide Andy (David Jonsson) e demais mineradores que estavam tentando escapar usando os recursos da estação Romulus.
A partir daí, temos muitos clássicos da franquia Alien entrando em ação. Os xenomorfos assassinam tripulantes e buscam expandir sua espécie. Além disso, Andy acaba tendo seu sistema atualizado na nave e se torna fiel à companhia Wayland, deixando de proteger os humanos.
No final Rain tenta fugir com Andy e proteger Kay (Isabela Merced), que está grávida. O problema é que Kay, gravemente ferida, havia se injetado com a fórmula Prometheus, que promete evoluir a raça humana e trazer a cura para qualquer doença.
No entanto, isso acabou levando ao nascimento de um híbrido entre Xenomorfo e humano, que fere gravemente Andy. O novo ser da mitologia de Alien também acaba matando Kai e, logo em seguida, tenta eliminar Rain.
Desesperada para salvar o irmão sintético, Rain luta com a prole híbrida antes de liberar o compartimento de carga e enviá-lo para o espaço. Ela tenta consertar Andy ao se colocar e ao irmão em criossono, um estado em que cada um fica em sono induzido, em seu próprio “casulo”, até o fim da jornada.
O filho xenomorfo de Alien: Romulus fica vivo?
O híbrido descendente de Xenomorfo foi jogado para fora do compartimento de carga da nave por Rain, o que sugere que ele tenha morrido. No entanto, em Alien, o Oitavo Passageiro, a criatura permanece viva após ter sido mandada para o espaço, o que sugere a possível sobrevivência desse "filhote".
A justificativa é que a prole de Xenomorfos pode ter sofrido mutações que a faz sobreviver no espaço. Portanto, é até de se imaginar que a criatura reapareça em uma nova sequência de Alien.
A referência a Ash em Alien: Romulus
(Fonte: IMDB / Reprodução)Fonte: IMDB
Rook (Daniel Betts) era o oficial de ciência sintética da nave Renaissance, que foi destruída durante o ataque dos Xenomorfos que matou a tripulação. Seu papel faz referência a Ash, um dos principais personagens do primeiro filme, quando foi interpretado por Ian Holm. Assim como Ash, Rook é um sintético, e ambos guardam grande semelhança, o que é referido até na sua semelhança física com o ator original.
Rook tinha como principal diretriz a determinação em colocar os objetivos da corporação Weyland-Yutani acima das vidas dos humanos a bordo. Só que isso coloca Andy em uma posição conturbada, uma vez que sua principal função era garantir a segurança de Rain.
Quando Kay injeta em si mesma o Prometheus 5, ela acaba criando o híbrido Xenoformo. Os Engenheiros podem até ter desejado erradicar a humanidade, mas a fórmula Prometheus 5 indica que a gosma preta passou a ser mais desenvolvida nos anos transcorridos desde que aconteceram os eventos narrados no fillme Prometheus.
Pode haver uma sequência para Alien: Romulus?
(Fonte: IMDB / Reprodução)Fonte: IMDB
A relação com Prometheus e a cena final de Alien: Romulus sugerem uma brecha para uma nova sequência da franquia. O longa-metragem termina com a protagonista e Andy em criossono levando a fórmula que redesenha o DNA dos humanos para Yvaga III, o que já é uma grande ponte para continuações.
Certamente, seria ótimo que uma sequência de Alien: Romulus explorasse a chegada de Rain e Andy até o planeta. Foi revelado neste filme que a colônia espacial não aceita sintéticos, o que sugere que Andy teria dificuldades quando chegassem lá. Mas Alien: Romulus termina dando a entender que há potencial para mais encontros com outros Xenomorfos.
O híbrido de Alien e humano que aparece no final do filme também compartilha características com os engenheiros, que são tema central de Alien: Conenant e Prometheus. Uma sequência do longa-metragem poderia aprofundar ainda mais a mitologia das criaturas da franquia.
Embora os Xenoformos sejam considerados quase imbatíveis, o fim do filme também indica que os humanos ainda têm chances para lutar. Embora não sejam capazes de sofrer mutações tão rapidamente, nem serem tão fortes quanto os alienígenas, eles têm outras capacidades. Assim, a conclusão do longa ressalta que a interação humana/sintética, para além das ordens recebidas de uma corporação, talvez seja um caminho possível para que os humanos sobrevivam.
Fontes
Categorias