É Assim que Acaba: veja diferenças do livro e do filme com Blake Lively

Por Natalie Rosa

11/08/2024 - 17:003 min de leitura

 É Assim que Acaba: veja diferenças do livro e do filme com Blake Lively

Fonte : Divulgação/Sony Pictures

Um dos maiores best-sellers dos últimos tempos, É Assim que Acaba, finalmente vê a sua adaptação chegando aos cinemas. O longa, estrelado por Blake Lively e Justin Baldoni, conta uma história que mistura drama, romance e abuso.

Escrito por Colleen Hoover, o livro é apenas um dos grandes sucessos da autora, o que deixou a adaptação na lista de filmes mais aguardados para 2024. A publicação conta a história do relacionamento de Lily e Ryle.

Mas assim como toda obra da literatura que ganha vida no audiovisual, a história precisou passar por algumas mudanças. Então, chegou a hora de conferir quais são as diferenças entre o livro e o filme de É Assim que Acaba, história criada por Colleen Hoover. 

Mas atenção, o texto abaixo conta com spoilers!

Idade dos personagens no livro e no filme 

Nos livros de Colleen Hoover, Lily tem 24 anos, enquanto Ryle tem 30. No filme, no entanto, as idades mudam um pouco, com ambos os personagens na casa dos 30 anos.

Na vida real, a título de curiosidade, Justin Baldoni, que interpreta Ryle, tem 40 anos, enquanto Blake Lively, a Lily, tem 36 anos. Em entrevista, Hoover e Baldoni defenderam a mudança da idade.

Faz sentido para Ryle, um neurocirurgião renomado, ter mais de 30 anos, pois é uma profissão que demanda anos de estudo e experiência. No caso de Lily, eles queriam que a personagem tivesse mais experiência de vida.

Quais personagens do livro não aparecem no filme?

A adaptação de É Assim que Acaba também precisou cortar alguns personagens da história. Entre eles está Devin, o melhor amigo gay de Lily que finge ser o namorado dela em uma festa.

Lucy, a ex-colega de quarto de Lily, foi descartada da história de Colleen Hoover para os cinemas, além dos pais de Ryle, que também ficaram de fora do filme.

Justin Baldoni e Blake Lively interpretam Ryle e Lily
Justin Baldoni e Blake Lively interpretam Ryle e Lily

Ellen Degeneres aparece no filme?

Quando o livro de Colleen Hoover bombou nas livrarias, em 2016, o programa de Ellen Degeneres ainda fazia sucesso e tudo parecia estar correto na carreira da apresentadora.

Porém, em 2022, um pequeno escândalo sobre a sua conduta de trabalho tirou a Degeneres das telas norte-americanas. Por isso, apesar da apresentadora ter uma grande participação no livro, ela é apenas sutilmente mencionada no filme e não aparece.

Restaurante de Atlas

O nome do restaurante de Atlas (Brandon Sklenar) é outro no filme. No livro, se chama Bib's em referência à frase "Better in Boston", ou "melhor em Boston" na tradução literal, o que lembra de sua adolescência ao lado de Lily.

Já no filme, o estabelecimento se chama Roots (raízes) e também tem um contexto. Lily contou uma história a Atlas sobre as raízes de um carvalho, o que acabou inspirando a tatuagem de coração que a personagem tem.

Ajuda de Atlas

Na história original de É Assim que Acaba, Lily liga para Atlas após ser agredida por Ryle, e ele a busca em casa para a levar ao hospital. 

Mas no filme a história é um pouco diferente. Após a agressão, Lily vai até o restaurante de Atlas e, de lá, eles vão para o hospital para ela ser atendida.

Brandon Sklenar como Atlas
Brandon Sklenar como Atlas

Pedido de casamento

Até mesmo o pedido de casamento de Ryle para Lily é diferente no filme e no livro. Na história original, isso acontece enquanto Alyssa (Jenny Slate), sua irmã, ainda está grávida de seu primeiro sobrinho.

Já no filme, o pedido demora mais um pouco, acontecendo quando eles estão no hospital após o nascimento do bebê de Alyssa com Marshall (Hasan Minhaj).

O final do filme é igual ao do livro?

No livro de É Assim que Acaba, o final mostra Lily finalmente terminando com Ryle, pouco tempo depois do bebê que esperava dele nascer. Na cena final, a protagonista se reencontra com Atlas e, finalmente, eles resolvem se dar uma chance.

Já no filme, as coisas acabam de forma parecida na questão romântica, mas com um adicional: um encerramento para a relação de Lily e sua mãe, Jenny (Amy Morton), com o pai.

A personagem enfrentou abusos do marido por muitos anos, e quando o homem morreu Lily não conseguiu dizer nada bom sobre ele. Então, as duas, com Emerson, filha de Lily, visitam o túmulo dele.

Na cena, Lily deixa na lápide o papel em branco em que deveria ter escrito seus elogios a ele. Esse final funciona como um novo começo para essas três gerações de mulheres.

Lily em Atlas no restaurante Roots
Lily em Atlas no restaurante Roots

Violência

Por fim, a diferença mais significativa entre o livro e o filme de É Assim que Acaba está na percepção de Lily sobre os abusos de Ryle. 

No livro, Lily confronta Ryle a cada ato de violência, dizendo que se acontecer novamente ela irá deixá-lo. Mesmo assim, ela acaba perdoando, mas sempre questionando se foi acidente ou proposital.

No filme, no entanto, a personagem começa a entender gradualmente que o que ele faz é proposital. A cada violência, ela tenta buscar justificativas para o ocorrido, até que finalmente cai na real e se entende como vítima.

É Assim que Acaba já chegou aos cinemas de todo o Brasil.


Por Natalie Rosa

Especialista em Redator

Jornalista e redatora de conteúdo apaixonada por entretenimento. Se não estou no sofá maratonando uma série, pode me encontrar no cinema ou no show mais próximo!


Veja também


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.