Além de Armadilha: todos os filmes de M. Night Shyamalan, do melhor ao pior
Armadilha, próximo filme de M. Night Shyamalan, está chegando aos cinemas e tem tudo para ser mais uma megaprodução do cineasta indiano. Na trama, um pai e sua filha assistem a um show de música pop, quando percebem que estão presos em uma caçada da polícia por um serial killer. Como em um clássico filme de Shyamalan, porém, nem tudo é o que parece ser.
Se você acompanha a carreira do cineasta, já deve saber que M. Night Shyamalan é conhecido por suas tramas cheias de reviravoltas (que, muitas vezes, dividem bastante a opinião do público). Amado ou odiado, o diretor é um dos mais comentados de Hollywood desde que lançou os ótimos Sexto Sentido (1999) e Corpo Fechado (2000).
Com a estreia de Armadilha quase aí, que tal relembrarmos a filmografia de M. Night Shyamalan, do pior ao melhor, segundo as notas da crítica no Rotten Tomatoes?
14. O Último Mestre do Ar (2010)
Abrindo a lista, a adaptação bastante criticada do anime Avatar: A Lenda de Aang. O longa foi avaliado com 5% de aprovação no Rotten Tomatoes e foi resumido como "um desperdício do material de origem, com uma trama incompreensível, atuação horrível e direção desapegada e triste". Anos após o lançamento, o diretor admitiu que aceitar o projeto foi um erro.
- Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Reprodução
13. Depois da Terra (2013)
Seguido de O Último Mestre do Ar, temos Depois da Terra, com seus 12% de aprovação. Com Will e Jaden Smith como protagonistas, o filme é uma ficção cientifica em que a Terra agora é um lugar hostil e inabitável.
"Depois de uma missão, o general Cypher Raige retorna à sua família e ao filho de treze anos. Mas pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde moram caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta", diz a sinopse.
- Disponível na Max
Divulgação
12. Fim dos Tempos (2008)
Em Fim dos Tempos, acompanhamos uma ameaça apocalíptica e invisível trazendo uma série de mortes violentas e inexplicáveis em todo o mundo. O professor de ciências, Elliot Moore tenta escapar do "assassino", mas logo fica claro que vai ser muito mais difícil do que ele imaginava.
O protagonista Mark Wahlberg chegou a declarar publicamente que se arrepende de ter participado do longa. Fim dos Tempos está avaliado com uma nota de 25% da crítica.
- Disponível no Disney+
Divulgação
11. A Dama na Água (2006)
"Quando Cleveland salva uma jovem enigmática do perigo, ele não se dá conta de que ela é um personagem de histórias infantis que está tentando retornar para o lugar de onde veio. À medida que o tempo vai passando, Cleveland percebe que ele e os inquilinos do prédio também são personagens do conto", diz a sinopse oficial.
Com Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard e Jeffrey Wright no elenco, A Dama na Água também não vingou e acumulou apenas 25% de aprovação no Rotten.
- Disponível na Max
Divulgação
10. Vidro (2019)
A continuação de Corpo Fechado e Fragmentado infelizmente não rendeu bons números. O longa é o fim da trilogia que começou em 2000 e traz Bruce Willis e Samuel L. Jackson de volta aos papéis de David Dunn e Elijah Price, respectivamente.
Com apenas 37% de aprovação, o longa mostra a Fera de Fragmentado encontrando os dois personagens protagonistas.
- Disponível no Disney+
Divulgação
9. A Vila (2004)
Em um dos filmes mais famosos de M. Night Shyamalan, os membros de uma comunidade do século 19 temem as estranhas criaturas que habitam a floresta que rodeia a vila. Apesar de contar com amargos 44% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa tem vários fãs que defendem a reviravolta do final.
O elenco conta com Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix e Adrien Brody nos papéis principais.
- Não disponível no streaming
Reprodução
8. Olhos Abertos (1998)
Talvez o filme mais "espirituoso" de Shyamalan, Olhos Abertos acompanha um garoto de 10 anos que começa a questionar o sentido da vida após a morte do avô. Enquanto estuda num colégio católico, ele tenta relacionar conceitos como Deus e justiça. O longa tem 45% no agregador de notas.
- Não disponível no streaming
Divulgação
7. Tempo (2021)
Gael García Bernal protagoniza o longa Tempo, que traz mais uma história diferentona. Na trama, "as férias tropicais transformam-se em pesadelo quando uma família visita uma praia isolada que faz com que as pessoas envelheçam rapidamente – reduzindo toda a sua vida num único dia", aponta a sinopse oficial.
No Rotten, Tempo está avaliado com 50% de aprovação da crítica.
- Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Divulgação
6. Batem à Porta (2023)
Agora, chegamos aos filmes com certificados de "frescos" no Rotten Tomatoes (ou seja, mais de 60% no Tomatometer da crítica).
Batem à Porta traz mais uma história de apocalipse: "durante as férias numa cabana remota, um casal é feito de refém por quatro estranhos armados que exigem que a família faça uma escolha impensável para evitar o apocalipse. Agora, a família deve decidir no que acreditar antes que tudo esteja perdido". O longa acumula 67% de aprovação.
- Disponível no Telecine
Divulgação
5. A Visita (2015)
O terror A Visita é avaliado com 68% de aprovação no Rotten Tomatoes. No filme, dois irmãos são mandados pela mãe para visitar seus avós que moram em uma fazenda afastada da cidade. Chegando lá, porém, eles percebem que os idosos estão escondendo alguma coisa sombria. E os dois provavelmente estão em perigo.
- Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Divulgação
4. Corpo Fechado (2000)
Em Corpo Fechado, um desastre de trem deixa o mundo chocado: todos os passageiros acabam mortos, exceto David Dunne, que sai ileso. Enquanto busca explicações sobre o que poderia ter salvado sua vida, David encontra Elijah Price, um desconhecido que apresenta uma explicação bizarra.
O terceiro longa de Shyamalan como diretor traz 70% de aprovação no Rotten Tomatoes.
- Disponível no Disney+
Divulgação
3. Sinais (2002)
Chegando ao pódio da lista, temos talvez um dos filmes que mais causou trauma nas crianças dos anos 2000. Afinal, como esquecer do ET de Passo Fundo?
Sinais acumula 75% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e acompanha os Hess, família que vive na área rural de Pensilvânia. Eles ficam intrigados com o aparecimento de misteriosos círculos em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.
- Disponível no Disney+
Divulgação
2. Fragmentado (2016)
Protagonizado pelo elogiado James McAvoy, Fragmentado é mais um filme de Shyamalan que te deixa tensa do início ao fim. Avaliado com 75% no Rotten, o longa mostra um homem que possui 23 personalidades distintas. Um dia, ele sequestra três adolescentes, que precisam descobrir como escapar.
Na época do lançamento, uma surpresa legal é que o filme funcionou como uma preparação para a sequência de Corpo Fechado.
- Disponível no Disney+ e Prime Video
Divulgação
1. O Sexto Sentido (1999)
Um clássico é um clássico! Com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Sexto Sentido foi o primeiro grande hit de M. Night Shyamalan nos cinemas.
Na trama, um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.
- Disponível no Disney+
Reprodução
Vale ressaltar que a lista conta apenas com filmes em que M. Night Shyamalan trabalhou como diretor. Além de produções para as telonas, o cineasta também já foi produtor executivo em séries de TV, incluindo Servant (Apple TV+) e Wayward Pines (Fox).
E aí, qual é o seu favorito do cineasta? Conta pra nós nas redes sociais do Minha Série!
Categorias