Os 10 melhores animes de esportes para quem está no clima das Olimpíadas
Iniciadas no final de julho, as Olímpiadas de Paris 2024 prometem grandes disputas, emoções e revoltas inesperadas até chegaram ao fim no dia 11 de agosto. Nela, atletas de diferentes partes do mundo disputam em modalidades variadas para descobrir quem está no topo de sua categoria.
E quem acompanha o mundo dos animes sabe que alguns dos elementos mais fortes dos jogos de verão, como rivalidades, superação pessoal e trabalho em grupo são um prato-cheio para algumas das melhores histórias já feitas. Diversas animações de sucesso provaram que esportes rendem um prato-cheio para tramas inspiradoras e com personagens marcantes.
O mundo dos animes está cheio de histórias baseadas em esportesFonte: Divulgação/Viz Media
Aproveitando que ainda estamos em clima de Olímpiadas, selecionamos alguns dos melhores animes de esportes disponíveis atualmente. Nos focamos somente em modalidades que estão representadas na França, com foco na maior variedade possível de categorias.
Os 10 melhores animes de esportes para quem está no clima das Olimpíadas
Haikyu!
Baseada no mangá de Haruichi Furudate, Haikyu é uma história de sucesso que acompanha Shoyo Hinata, que se apaixona pelo vôlei após assistir a um campeonato nacional pela TV. Mesmo que não haja um clube do esporte em sua escola, ele decide se dedicar a aprendê-lo e, com sua paixão, atrai outros membros para a equipe — e desperta rivalidades intensas.
Onde assistir: Crunchyroll e Netflix
Ping Pong the Animation
O Ping Pong, ou tênis de mesa, é um dos esportes nos quais os brasileiros vêm se destacando durante os Jogos de Verão de Paris. A animação baseada no mangá de Taiyo Matsumoto destaca tanto a competitividade do esporte olímpico quanto o relacionamento de seus protagonistas, que se desenvolvem e crescem conforme enfrentam adversários e aprimoram suas técnicas.
Onde assistir: Crunchyroll
Hajime no Ippo: The Fighting!
Hajime no Ippo é um dos mangás mais longevos da história do JapãoFonte: Divulgação/Madhouse
Iniciado em outubro de 1989 no Japão, Hajime no Ippo é um dos mangás com uma das durações mais longas da história, já tendo ultrapassado os 141 volumes publicados e inspirado várias adaptações. Ele acompanha a saga do jovem Ippo desde o momento em que ele é um jovem tímido até suas lutas para virar o campeão de boxe japonês e, eventualmente, tentar se destacar no palco mundial.
Onde assistir: Netflix
Kuroko no Basket
Também baseado em um mangá popular (de Tadatoshi Fujikami), Kuroko no Basket conta a história de um time de basquete lendário que se separou ao ir para o ensino médio. O foco é no sexto membro misterioso dessa equipe que, apesar de parecer pouco habilidoso, se mostra o elemento-chave para a formação de um novo esquadrão de sucesso.
Onde assistir: Crunchyroll e Netflix
Run with the Wind
Uma história que tem a corrida como tema central, Run With the Wind acompanha a saga de Haiji Kiyose, um universitário que sonha em voltar à sua melhor forma física após sofrer uma lesão no colegial. Seu principal objetivo é participar da maratona de revezamento Hakone Ekiden e provar ao mundo que é um talento a ser reconhecido.
Onde assistir: Crunchyroll
Blue Lock
Blue Lock segue a tradição de Capitão Tsubasa de retratar o esporte do futebol com paixão, mas nem sempre com muito realismo. Ele mostra a busca da confederação japonesa por um atacante matador capaz de fazer a seleção do país esquecer os vexames do passado. Para isso, ela reúne 300 jovens em uma batalha de talentos e egos, da qual somente um vai se sair vitorioso.
Onde assistir: Crunchyroll
O Joe do Amanhã 2
Também centrado no boxe, O Joe do Amanhã (ou Ashita no Joe) é considerado um dos maiores clássicos do gênero. Lançada em 1980, a animação mostra um campeão do esporte que não quer mais voltar aos ringues após ter matado um oponente acidentalmente. No entanto, circunstâncias além de seu controle o forçam a voltar a lutar por sua vida.
Onde assistir: Prime Video
SK8 the Infinity
Ficou tentado em testar sua sorte no skate depois de ver Rayssa Leal arrasando nas Olímpiadas de Paris? Pois Sk8 the Infinity pode fazer você querer buscar uma versão ainda mais intensa e exagerada do esporte. O anime acompanha um grupo de atletas hardcore que usam suas pranchas em uma corrida cheia de perigos e manobras radicais.
Onde assistir: Crunchyroll
Free! – Iwatobi Swim Club
Provando que não há assunto que o mundo dos mangás e animes não explore, Free! mostra a história de cinco estudantes de ensino médio com uma grande paixão pela natação. Além de treinarem para vencer equipes de outros colégios, os protagonistas também disputam entre si para decidir quem é o melhor atleta dentro de uma piscina.
Onde assistir: Crunchyroll
Baby Steps
Baby Steps acompanha Hikaru Katsuki, um estudante exemplar que se vê entediado e desestimulado por seu sucesso acadêmico. Sua vida muda completamente quando ele descobre uma nova paixão pelo tênis. Evoluindo no esporte de forma estratégica, ele descobre nele uma forma de continuar encontrando desafios a superar e de usar sua inteligência de formas diferentes’.
Onde assistir: Crunchyroll
Menções honrosas
Como não havia espaço para fazer uma lista infinita de animes que merecem seu tempo, tivemos que deixar de lado algumas obras importantes — seja porque elas não tratam de esportes olímpicos ou porque elas não estão disponíveis oficialmente no Brasil. Esse é o caso de Slum Dunk, uma história clássica sobre basquete, rivalidade e crescimento pessoal.
Outros animes que merecem uma menção honrosa são Megalo Box, Yuri!! On Ice (ótimo para acompanhar os jogos de inverno), Ace of Diamond, Eyeshield 21, Star Align, The Prince of Tennis e Capitão Tsubasa, para citar somente alguns exemplos. Acredita que faltou algum nome na lista? Então compartilhe ele com a gente nas redes sociais do Minha Série!
Fontes
Categorias