TV Cultura: 11 desenhos nostálgicos exibidos na emissora nos anos 2000
A TV Cultura nos anos 2000 era o canal ideal para quem era fã de desenhos. Lá era possível acompanhar uma programação repleta de animações, muitas delas inéditas, e que eram mania em todo o mundo. Além é claro de clássicos do passado, como o icônico Pingu.
Cyberchase, Os Sete Monstrinhos, Os Camundongos Aventureiros e O Pequeno Urso são só alguns exemplos do que era exibido diariamente na grade do canal aberto. E para lembrar dessa divertida época, hoje o Voxel traz uma lista com 11 desenhos nostálgicos exibidos na emissora nos anos 2000. Confira!
11. Cyberchase (2002)
Um dos desenhos mais populares da TV Cultura nos anos 2000 era Cyberchase. A história mostra os jovens Jackie, Mateus e Inês, de culturas bem diferentes, se aventurando no Cyberespaço para deter o vilão Hacker, que planeja conquistar todo o universo virtual, e impor sua soberania.
CyberchaseFonte: TV Cultura
A série contava com uma série de referências aos computadores e o crescimento da internet. Desde a Placa Mãe como forma divina protetora do mundo virtual, até outros componentes que atuavam como coadjuvantes na história.
10. Timothy Vai à Escola (2000)
Lançada no começo do ano 2000, ela é uma animação baseada no famoso livro de mesmo nome. Nela, Timothy é um guaxinim de cinco anos que inicia seu primeiro ano na escola no período do Jardim de Infância. Ao longo dos episódios acompanhamos a adaptação, e evolução, do pequeno junto aos seus outros amigos de classe.
Timothy Vai à EscolaFonte: YouTube
Embora o desenho tivesse uma pegada inclusiva para crianças da mesma idade dos protagonistas, ele também caiu nas graças dos mais velhos, tornando-o um dos mais populares a serem exibidos no canal.
9. Clifford (2000)
Clifford também foi inspirado em uma coleção de livros de mesmo nome. O desenho mostra o dia a dia de um gigantesco cão vermelho que, por conta do seu tamanho, se mete nas mais divertidas aventuras juntos com outros cães, mas estes por sua vez com dimensões normais para um animal da espécie.
CliffordFonte: IMDB
No final de 2021, o desenho ganhou um filme. Chamado de Clifford - O Gigante Cão Vermelho, o longa fez um enorme sucesso no cinema, ajudando a alavancar tanto as vendas dos seus livros, como o interesse pelo antigo desenho.
8. Os Sete Monstrinhos (2000)
Os Sete Monstrinhos foi de longe um dos desenhos mais assistidos na TV Cultura nos anos 2000. A animação mostra o dia a dia de um grupo de criaturinhas que, assim como os humanos, precisam encarar os dilemas da vida, e ao mesmo tempo ensinar valores morais, mesmo sendo monstros de outro mundo.
Os Sete MonstrinhosFonte: IMDB
A animação também foi alvo de polêmicas, a começar pela forma com que os personagens foram criados, o que acarretou em pesadelos para muitas crianças. Além disso, o desenho também é um dos preferidos pelos canais de teorias das conspirações, trazendo à tona uma série de histórias ocultas sobre a animação.
7. Shaun, o Carneiro (2007)
Shaun, o Carneiro é um spin-off da famosa animação Wallace e Gromit. Na ocasião, ele era o protagonista do curta Tosa Completa, e o sucesso foi tanto que dois anos depois do longa ter sido lançado, Shaun ganhou a sua própria animação, que por sua vez durou seis temporada.
Shaun, o CarneiroFonte: IMDB
Além disso, a animação em stop-motion ganhou dois longas próprios. O primeiro, Shaun: O Carneiro - o Filme, foi lançado em 2015. Já o segundo, que foi lançado em 2019, se chama Shaun, o Carneiro - A Fazenda Contra-Ataca e hoje é exclusivo da Netflix.
6. Os Camundongos Aventureiros (1998)
Criado no fim dos anos 90, Os Camundongos Aventureiros é outro desenho muito popular da TV Cultura. Nele, Emily e seu primo Alexander rodam o mundo em busca de incríveis aventuras.
Os Camundongos AventureirosFonte: The Movie DB
O desenho ficou popularmente conhecido por dar uma outra visão a momentos marcantes da nossa história, como o primeiro voo do Zeppelin e a origem das Olimpíadas, na Grécia antiga. Além disso, há também o encontro com personalidades famosas, como antigos artistas, músicos, e até membros da realeza europeia.
5. O Pequeno Urso (1995)
Outro desenho criado nos anos 90, e também baseado em livros famosos de mesmo nome, é O Pequeno Urso. Ele mostra o dia a dia divertido de um ursinho na floresta, junto com seus amigos e família, em aventuras mágicas.
O Pequeno UrsoFonte: Dailymotion
A obra, que foi lançada originalmente em 1957, é uma das histórias mais adaptadas da literatura. Ou seja, além dos livros originais, ela também virou desenhos, animações em computação gráfica, e até mesmo filmes.
4. Rupert (1991)
Baseada na obra criada por Mary Tourtel, em 1920, Rupert conta a história de um urso descolado, que possui amigos em todas as partes do mundo. Com isso, sua rotina é reencontrar antigos colegas, e ao mesmo tempo ajudá-los a resolver problemas em suas regiões.
RupertFonte: Amazon Prime Video
O desenho ficou muito popular pela forma com que apresenta culturas diferenciadas da Europa. Elas vão desde lendas da cultura nórdica, até outras mais fantasiosas, como a do famoso Monstro do Lago Ness, na Escócia.
3. Jay Jay o Jatinho (1994)
Jay Jay o Jatinho é uma das primeiras animações por computação gráfica a se popularizar no mundo. Ela conta a história de um pequeno avião, chamado Jay Jay, que vive um dia a dia repleto de aventuras no aeroporto de Tarrytown.
Jay Jay o JatinhoFonte: IMDB
Embora seja uma animação voltada para os pequenos, são muitos os casos de crianças ao redor do mundo com medo das inusitadas aeronaves com caras humanas que, convenhamos, não são nada bonitinhas.
2. As Aventuras de Babar (1989)
Também baseada em livros de mesmo nome, dos escritores Jean de Brunhoff e Laurent de Brunhoff, As Aventuras de Babar é focada na história de um elefante de vira rei. E enquanto os primeiros episódios são focados na história de Babar até chegar ao trono, as últimas mostram seus filhos se aventurando pelo reino.
As Aventuras de BabarFonte: Pinterest
O desenho ganhou uma versão mais moderna, em computação gráfica, em 2010. Entretanto, mesmo explorando as mesmas histórias, ela não fez tanto sucesso e foi encerrada antes do previsto.
1. Pingu (1986)
Lançado ainda nos anos 80, Pingu é uma das animações mais famosas do Brasil. A começar pelo tempo em exibição, já que ela foi exibida pela primeira vez nos anos 90, e permaneceu por muitos anos no ar, principalmente na TV Cultura. Ela gira em torno de uma família de pinguins, mais precisamente nas aventuras do filho mais novo, Pingu.
PinguFonte: IMDB
A animação em stop-motion foi uma das primeiras a popularizar o estilo na TV. Além disso, ela também ficou famosa por apresentar diálogos em uma língua única, popularmente chamada de pinguinês, onde os personagens se comunicam por expressões e rugidos.
E na sua opinião, qual foi o desenho mais icônico da TV Cultura nos anos 2000? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Categorias