The Acolyte traz arma icônica de Star Wars para TV pela primeira vez

Imagem de: The Acolyte traz arma icônica de Star Wars para TV pela primeira vez
Imagem: Divulgação/Disney
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Provando novamente que está disposta a trazer para o live-action conceitos que Star Wars explorou em livros, quadrinhos e jogos, The Acolyte introduziu em seu sexto episódio uma nova espécie de sabre de luz. No entanto, chamar a arma de Vernestra Rwoh por esse nome seria precipitado, dada as suas características bastante únicas.

Apesar de ter uma empunhadura semelhante ao famoso equipamento dos Jedi, na prática o acessório usado por ela é essencialmente um chicote de luz. Isso faz com que a guerreira possa atacar de maneiras muito menos previsíveis, ao mesmo tempo em que ela precisa ficar atenta para que sua arma não se volte contra ela e seus aliados.

Chicotes de luz estão em Star Wars há quase 40 anos

Apesar de a ideia de um chicote de luz ser algo novo para os filmes e séries live action, o conceito está presente nos quadrinhos desde 1985. Logo após a adaptação de Uma Nova Esperança ser lançada pela Marvel, a editora começou a experimentar com histórias originais e a criar as bases do que conhecemos atualmente como Universo Expandido.

Entre os personagens introduzidos nas histórias originais estava Lumiya (ou Shira Brie), a nova Lady Sombria dos Sith, que havia sido treinada pessoalmente por Darth Vader e se revelou publicamente após os eventos de O Retorno de Jedi. Entre suas características mais chamativas estava o fato de que sua arma principal era um chicote de luz.

Chicotes de luz são comuns nos livros e quadrinhos de Star WarsChicotes de luz são comuns nos livros e quadrinhos de Star WarsFonte:  Divulgação/Disney 

O equipamento foi essencial para que ela conseguisse derrotar Luke Skywalker no primeiro embate entre eles, voltando a aparecer nos livros da saga O Legado da Força. No Universo Expandido, chicotes e outras variações dos sabres de luz apareceram diversas vezes, e até mesmo o próprio Luke foi forçado a recorrer a algumas dessas opções.

Nos quadrinhos, Lumiya explica que os chicotes de Star Wars funcionam a partir dos mesmos princípios que seus sabres. O principal diferencial é o fato de que a arma pode usar vários cristais em sua construção, o que resulta em uma “lâmina” mais longa e flexível, mas que também é mais difícil de controlar e tem menos potencial defensivo.

Chicotes são armas mais usadas pelos Sith

Enquanto boa parte do antigo Universo Estendido deixou de ser canônica quando a Disney comprou a franquia, muitos de seus conceitos continuam sendo usados atualmente. Dado às suas características mais ofensivas, os chicotes de luz são armas que continuam sendo bastante associadas aos Sith, embora alguns Jedi, como Vernestra, ainda os prefiram.

Na continuidade atual da série, o equipamento apareceu pela primeira vez no livro de RPG Endless Vigital. No entanto, eles só tiveram maior presença no livro Star Wars: The High Republic: A Test of Courage, publicado em 2021, que mostra como Vernestra, ainda uma guerreira novata, trocou seu sabre pela opção mais flexível.

O volume também voltou a introduzir o fato de que as Irmãs de Dathomir também costumam usar os chicotes como um de seus equipamentos preferenciais. Enquanto o uso deles é pontual em The Acolyte, a expectativa é que a arma — e outras variações dos sabres — se tornem mais comum em adaptações live action nos próximos anos.

Assista The Acolyte no Disney+

Assine o Disney Plus e assista filmes, séries originais e clássicos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e Star em um único streaming!

Imagem: Assista The Acolyte no Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista The Acolyte no Disney Plus

A mais recente aventura do universo Star Wars estará disponível no Disney+ em 4 de junho, ''The Acolyte" explora uma galáxia de segredos e poderes do lado sombrio, onde nem tudo é o que parece. 


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.