O que é a Canção de Gelo e Fogo em A Casa do Dragão? Entenda profecia
Embora Game of Thrones tenha deixado George R.R. Martin bastante famoso e inspirado algumas adaptações de seus livros para a HBO, um elemento importante deles acaba sendo ignorado por muitas pessoas. Conforme toda edição deixa clara, a saga criada pelo autor se trata das Crônicas de Gelo e Fogo, que também tem muita importância em A Casa do Dragão.
Conforme a primeira temporada da série deixou claro, o nome das crônicas não foi escolhido por mero acaso. Dentro do universo ficcional, ele descreve um evento importante dentro do mundo de Westeros, inspirado por uma profecia que quase ficou perdida graças aos eventos de uma grande guerra civil.
O que é a Canção de Gelo e Fogo?
Dentro do universo criado por Martin, os Targaryen são figuras bastante importantes dentro do continente de Westeros, mesmo não sendo parte de suas casas originais. Eles têm origem na Antiga Valíria, localizada no continente de Essos, que fica ao oeste do principal palco das ações de Game of Thrones e A Casa do Dragão.
Nesse local, os Targaryen eram somente uma entre diversas famílias que haviam domesticado dragões, que foram tanto a razão do sucesso quanto da destruição do famoso reinado. Após 5 mil anos de domínio, ele foi destruída por uma série de eventos vulcânicos conhecido como a Perdição de Valíria, que destruiu quase todas as suas casas e os dragões do mundo — a casa só sobreviveu graças aos poderes premonitórios de alguns de seus membros.
Um século depois desse evento, Aegon, o Conquistador, na companhia de suas irmãs Rhaenys e Visenya, e das criaturas Balerion, Vhagar e Meraxes, invadiu Westeros e conquistou seis de seus sete reinos. Segundo Martin, algo semelhante não havia sido tentado no passado porque o continente era considerado bastante pobre em comparação ao local de origem dos personagens.
Conforme mostra A Casa do Dragão, essa não foi uma decisão baseada em ambição por poder, mas sim por um sonho de Aegon. Em uma noite em que estava na Pedra do Dragão, um dos primeiros postos avançados de Valíria em Westeros, ele teve uma visão de um futuro distante no qual sua casa teria um papel decisivo.
Qual foi o sonho de Aegon?
Conforme Viserys I Targaryen explica à sua filha Rhaenyra, o primeiro monarca da família a comandar os Sete Reinos havia previsto o retorno dos Caminhantes Brancos (White Walkers). Eles haviam sumido após serem derrotado durante a Longa Noite, um inverno que durou uma geração inteira e resultou em muitas mortes.
A profecia de Aegon se cumpre em um momento no qual todos os dragões morreramFonte: Divulgação/HBO
Na visão de Aegon I, as criaturas não haviam sido derrotadas e estavam reunindo uma grande força na parte norte de Westeros. O destino do continente, e do mundo como um todo, seria decidido em uma grande batalha, na qual a casa conhecida por sua ligação com os dragões teria um papel muito importante.
Apesar de acreditar em seu antecessor, Viserys toma algumas decisões que acabem comprometendo o destino de sua casa. Não somente ele nomeia um de seus sucessores também com o nome Aegon, como não explica a todos os membros de sua da família os detalhes sobre a profecia de grande importância.
A morte do monarca acaba iniciando uma grande divisão, que coloca em risco os eventos descritos na Canção de Gelo e Fogo. Graças a uma guerra civil que devasta o continente, conhecida como A Dança dos Dragões, a maioria dos dragões morre, iniciando um grande declínio dos Targaryen, que tem seu ápice durante os eventos de Game of Thrones.
A Canção de Gelo e Fogo ainda está incompleta
Embora as explicações para o nome A Canção de Gelo estejam em A Casa do Dragão — ou em Fogo & Sangue, se levarmos em consideração os livros de Martin —, sua execução realmente acontece em Game of Thrones. A série de livros e sua adaptação da HBO mostram que o sonho de Aegon realmente era profético e que os White Walkers estão voltando.
Infelizmente para Westeros, isso acontece em um momento no qual não há mais dragões no mundo e o continente se encontra próximo de outra grande guerra entre seus reinos. No entanto, a ascensão de nomes como Daenerys Targaryen mostra que ainda há esperança para o futuro e os poderosos mortos-vivos vão encontrar resistência.
Enquanto a adaptação da HBO trouxe um final relativamente feliz para essa história, ainda não está claro como os livros vão lidar com isso. Com cinco volumes publicados até o momento, eles trazem personagens importantes que ficaram de fora da série e que podem mudar bastante os rumos da profecia de Aegon I.
George R.R. Martin está há mais de uma década trabalhando no manuscrito do sexto volume, The Winds of Winter, que ainda não tem data para ser lançado. Segundo o autor, o livro vai resolver diversos cliffhangers deixados no passado e preparar os fãs para o final da saga, que deve demorar um bom tempo para ficar pronta.
Assine a Max!
Não deixe de assistir os novos episódios de A Casa do Dragão na Max! Assine o streaming e confira produções Warner, HBO, Discovery e muito mais!
Assine a Max
A Max é um serviço de streaming que combina o universo da HBO, Warner Bros, DC, Cartoon Network, Eurosport e Discovery, trazendo grandes sucessos como A Casa do Dragão, The Big Bang Theory e muito mais em seu catalogo!
Fontes
Categorias