Doutor Who: entenda o final da 14º temporada e veja quem é a mãe de Ruby
Após oito episódios recheados de mistério, a 14ª temporada de Doctor Who — a primeira estrelada por Ncuti Gatwa — chegou ao fim. Em “Império da Morte”, finalmente descobrimos quem é o grande vilão da temporada, a importância de Ruby e a identidade da misteriosa mulher que parece assombrar o protagonista.
O episódio também foi marcado por eventos trágicos que fizeram com que o Doutor tivesse que quebrar algumas de suas próprias regras para conseguir proteger o universo. Enquanto algumas questões ainda são deixadas em aberto para o futuro, o capítulo final trouxe um bom encerramento para o arco atual. Cuidado com os spoilers a seguir.
Doctor Who revela seu grande vilão
O episódio final da temporada revelou que Sutekh era o grande vilão com o qual o protagonista precisaria lidar. Conhecido como O Deus da Destruição, ele é um alienígena que tem ligações com o Egito Antigo e apareceu na série pela primeira vez em 1975, durante a época de Tom Baker como o Doutor.
A 14ª temporada de Doctor Who revelou que o vilão estava agindo através de Susan Twist, a misteriosa mulher que apareceu várias vezes na temporada. Ele usou seus grandes poderes para criar um ser humano que mexeria com os sensores de percepção da TARDIS, que criaria automaticamente uma identidade para a criatura.
Susan Twist era uma arma usada pelo vilão da temporada.Fonte: Divulgação/BBC
As diversas versões de Susan Twist foram plantadas por Sutekh em cada planeta que o Doutor visitou, alheias às suas verdadeiras naturezas e prontas para serem ativadas no momento certo. Quando o adversário da temporada se revela, sua criação vira um verdadeiro Anjo da Morte, que espalha uma poeira mortal por todo o universo.
A ameaça é bem-sucedida em seus objetivos, atingindo até mesmo realidades e locais que o personagem nunca visitou, consequência do que foi mostrado no especial de 60 anos da série. Os únicos que escapam vivos são o Doutor, Ruby e Mel, que são salvos por conta de uma dúvida do vilão: a verdadeira identidade da mãe de Ruby.
Pousando em um planeta desconhecido que também está à beira da morte, o protagonista recebe uma colher que permite a ele viajar para a Terra do ano 2046. Lá, eles consultam o banco de dados que permite descobrir a resolução do segredo que perturbou fãs por toda a temporada, a usando para levar Sutekh a uma armadilha.
Sutekh quase conseguiu derrotar completamente o DoutorFonte: Divulgação/BBC
Ruby atrai o vilão até perto da TARDIS, destruindo o dispositivo no qual a informação estava. Em seguida, o Doutor usa sua nave para destruir a Arauto Arbinger e prende seu adversário no painel de controle, o prendendo para sempre dentro do Vórtex Temporal — o que reverte o tempo e faz com que todas as mortes sejam desfeitas.
No final da história, o protagonista revela considerar que, apesar da situação, perdeu a batalha. Isso porque o vilão conseguiu fazer com que ele traísse seus próprios princípios e também acabasse virando um representante da morte.
Quem era a mãe de Ruby?
Império da Morte também revela que a mãe de Ruby não era nenhuma entidade especial, mas sim Louise Miller, uma britânica com 35 anos de idade, enquanto seu pai era William Garnett. A companheira do Doutor foi abandonada na igreja localizada em Ruby Road (que inspirou seu nome) porque, aos 15 anos de idade, sua mãe não tinha condições de cuidar dela.
A mãe de Ruby não era ninguém particularmente especialFonte: Divulgação/BBC
O Doutor explica que, no final das contas, a identidade da mulher era importante porque os principais personagens da série decidiram que esse era o caso. Ele complementa afirmando que isso é algo relativamente comum durante a história, fazendo com que figuras simples ganhem uma importância que vai além de suas características reais.
No fim da história, Ruby conhece sua mãe biológica e decide partir em busca de seu pai. Conforme antecipado antes da transmissão do episódio final, ela também deixa a companhia do protagonista que, na próxima temporada da série, vai ser acompanhado por Varada Sethu (Andor).
Mrs. Flood vai voltar em Doutor Who?
Mrs. Flood pode ser a próxima grande vilã de Doutor WhoFonte: Divulgação/BBC
Nas cenas finais do episódio, vemos novamente Mrs. Flood, que promete ser uma grande ameaça futura. Apesar de ter sido morta por Sutekh, ela também retorna com a promessa de que a história do Doutor vai terminar em “terror absoluto”, mostrando novamente saber muito mais do que os outros personagens.
Com poderes que parecem se assemelhar ao de um deus, a figura misteriosa já confirmou que não vai ser uma mera observadora no futuro de Doutor Who. No entanto, será preciso esperar pela estreia da 15ª temporada para descobrir quais são as verdadeiras intenções e planos dessa entidade aparentemente maligna.
E aí, o que você espera do futuro de Dr Who? Deixe sua opinião nas redes sociais do Minha Série!
Fontes
Categorias