The Acolyte: o que saber antes de assistir a nova série de Star Wars?
Com estreia programada para o dia 4 de junho no Disney+, The Acolyte volta ao passado de Star Wars para contar uma história que precede em 100 anos a luta de Luke Skywalker contra Darth Vader. Embora aconteça em um momento de paz no qual a Ordem Jedi está em seu auge, a nova produção deixa claro que nem tudo anda bem na galáxia.
Enquanto a série vai explorar eventos que não foram mostrados em filmes ou seriados anteriores, ela se encaixa em um período que já foi bem desenvolvido em games, quadrinhos e livros. Assim, é bom saber um pouco de seu contexto para entender alguns de seus principais eventos.
The Acolyte mostra um período diferente de Star Wars
Star Wars: The Acolyte acontece nos dias finais da Alta República, na qual a Ordem Jedi chegou a ter mais de 10 mil membros espalhados pela galáxia. Na época, a ordem era mais aberta à diversidade e menos arrogante do que acabou virando na época em que vimos sua decadência, em A Vingança dos Sith.
Esse período dourado durou entre os anos 550 BBY e 100 BBY, e a série se encaixa em algum momento próximo a seu fim — cujas causas nunca foram esclarecidas. Esse pode acabar sendo o gancho da nova produção, mostrando a decadência dos jedi até eles chegarem ao ponto em que estavam na trilogia de prequelas dirigidas por George Lucas.
A decisão por um ponto de história mais antigo também deve mostrar os guerreiros da série com características mais próximas a de exploradoras, cuja missão principal era expandir os limites da galáxia. Para isso, eles usavam poderes que iam além dos sabres de luz, puxões e empurrões, muitas vezes envolvendo questões como músicas ou visões místicas.
Nova série mostra uma galáxia diferente
Uma das estrelas de The Acolyte será Venestra Rwoh (Rebecca Henderson), uma jedi com quase 100 anos de vida que tem o poder de visualizar outros locais conforme viaja pelo hiperespaço. Esse deve ser somente um exemplo da maneira diferenciada como jedis serão retratados pela produção.
Enquanto figuras como Yoda já estavam vivas e ativas no momento em que a série acontece, o clima político era bem diferente e os Sith eram considerados extintos — embora várias evidências mostrem que havia pelo menos um mestre e um aprendiz ativos. A Alta República também era marcada por equipamentos militares diferentes, incluindo os Vectors, naves que dependiam de um sabre de luz e da conexão com a Força para funcionarem.
Para completar, esse foi um período que tinha muitos cultos ao Lado Sombrio que iam além dos Sith e que devem ser bastante explorados em The Acolyte.
Até o momento, a Disney tem mantido muitos dos principais elementos da produção em segredo, o que só aumenta seu potencial de surpreender os fãs e se estabelecer como outro capítulo essencial da franquia.
Assista The Acolyte no Disney Plus
Assista The Acolyte no Disney Plus
A mais recente aventura do universo Star Wars estará disponível no Disney+ em 4 de junho, ''The Acolyte" explora uma galáxia de segredos e poderes do lado sombrio, onde nem tudo é o que parece.
Fontes
Categorias