Relembrar é viver: 9 programas da TV Cultura que envelheceram bem
A TV Cultura está entre as emissoras mais queridas dos brasileiros. Também pudera: vários dos seus programas se tornaram clássicos absolutos que continuam engajando muita gente, mesmo muitos anos depois de alguns deles terem acabado.
Um exemplo da qualidade da emissora é a sua programação infanto-juvenil, cheia de atrações elogiadas pela crítica e adoradas pelas crianças. A seguir, trazemos 9 programas que seguem incríveis. Quais deles você assistia?
9. Castelo Rá-Tim-Bum
Não tem para ninguém: Castelo Rá-Tim-Bum está entre os programas infantis mais renomados do mundo todo. Ele foi produzido pela TV Cultura entre 1994 e 1999, totalizando 90 episódios e um especial.
A história de Castelo Rá-Tim-Bum gira em torno de Nino (Cássio Scapin), um menino de 300 anos que vive com seu tio, Dr. Victor (Sérgio Mamberti), um feiticeiro e cientista, e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), que é feiticeira. O menino vive um castelo com os tios pois seus pais tiveram que partir para uma expedição espacial. Sentindo-se sozinho, Nino faz um feitiço e consegue levar até o castelo três crianças que estavam saindo da escola.
O programa foi um grande sucesso de audiência e angariou muitos prêmios de televisão, inclusive alguns internacionais. Até hoje, ele segue conquistando novos fãs. E, para completar, uma novidade excelente: a TV Cultura promete fazer uma nova versão em breve.
8. Cocoricó
Produzido entre 1996 e 2013, Cocoricó foi um programa infantil de bonecos nascido a partir de um especial de Natal do Rá-Tim-Bum, programa anterior ao Castelo Rá-Tim-Bum. Ele explorava a interação entre animais de uma fazenda, além de exibir desenhos animados.
Na história, acompanhamos Júlio, um menino da cidade que viaja até a casa dos avós e se encanta pela Fazenda Cocoricó, localizada na cidade de Cocoricolândia. Apaixonado pela natureza e os animais, ele passa a conviver com o cavalo Alípio, as galinhas Zazá e Lilica, entre vários outros bichos.
7. Teletubbies
Quem não lembra dos Teletubbies? Os icônicos bichinhos com antenas na cabeça foram uma produção da BBC, realizada entre 1997 e 2001, com foco nas crianças bem pequenas. O quarteto Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po são lembrados até hoje!
Aqui no Brasil, eles passaram por várias emissoras, incluindo a TV Cultura. Muita gente achava o programa muito bobo, mas o fato é que ele era cuidadosamente desenhado para se comunicar com os bebês, entretendo os pequenos e ensinando pequenos rituais.
6. X-Tudo
Mais uma produção original da TV Cultura, X-Tudo é um clássico que durou menos tempo do que deveria. Produzido entre 1992 e 2002, em uma co-produção com o SESI. Ele é considerado até hoje como parâmetro de alta qualidade para a programação infanto-juvenil.
X-Tudo tinha quadros de teor educativo e de entretenimento, mas tudo era passado de forma bem afastada de um tom professoral. O personagem X discutia com as crianças temas relativos a biologia, filosofia, história, cidadania, entre outros. O público também aprendia truques de mágica e a como fazer experimentos científicos.
Seu apresentador mais famoso, o carismático Gérson de Abreu, morreu precocemente em 2002, quando tinha apenas 37 anos.
5. Zoboomafoo
Zoboomafoo foi uma série produzida em parceria entre os Estados Unidos e Canadá entre os anos de 1999 e 2001, totalizando 65 episódios. Ela foi criada por dois irmãos chamados Chris e Martin Kratt, que também estrelam a atração.
Na série, conhecemos um lêmure sifaka-de-coquerel chamado Zoboomafoo, que é dublado e interpretado em live-action. Outros animais também fazem parte do programa, que promovia o amor à natureza e pelos bichos selvagens.
4. De Onde Vem
De Onde Vem? é uma série animada produzida em 2001 e que foi transmitida por vários canais, incluindo a TV Cultura. A função do desenho era tirar várias dúvidas comuns às crianças pequenas, de até 6 anos de idade.
Entre 2004 e 2005, De Onde Vem? foi líder de audiência da TV Cultura. A personagem principal é Kika, uma menina de 5 anos que está sempre curiosa e fazendo perguntas aos adultos, como de onde vem o fósforo, a luz elétrica, entre outras dúvidas.
3. Doug
E quem não lembra do simpático Doug Funnie? Doug é uma série animada americana criada pelo canal Nickelodeon, e produzida entre 1991 e 1999. O desenho mostra um menino de 12 anos chamado Douglas Yancey "Doug" Funnie, que vive várias aventuras com sua família, seus amigos e seu cachorro Costelinha.
No Brasil, a série passou inicialmente em 1994 dentro de um bloco de animações da Nickelodeon incluído na programação do Multishow, até chegar finalmente na TV Cultura. Muita gente até hoje lembra com muito carinho de Doug.
2. Vila Sésamo
Sem dúvida, Vila Sésamo é um clássico absoluto no mundo todo. A série infantil foi exibida por aqui como uma coprodução brasileira entre a TV Globo e a TV Cultura, adaptando o popular programa norte-americano Sesame Street, que estreou em 1972.
Trata-se de uma divertida atração infantil com animais que vivem em uma vila e ensinam coisas para as crianças com quem convivem. Entre os temas abordados nos episódios, estavam as letras, os números, as regras do trânsito, a higiene, entre outros.
Na versão brasileira, os bonecos receberam outros nomes, como Garibaldo, Gugu e Funga-Funga. Por aqui eles foram confeccionados por Naum Alves de Sousa, premiado dramaturgo, cenógrafo e figurinista, entre os anos de 1973 e 1977. Com certeza, marcou (e segue marcando) várias gerações.
1. Mundo da Lua
A série brasileira Mundo da Lua, exibida pela TV Cultura entre 1991 e 1992, marcou a infância de muita gente. No total, foram 52 episódios protagonizados pelo menino Lucas Silva e Silva (papel de Luciano Amaral), que registrava suas histórias em um gravador antigo, como se fosse um diário de bordo, e viajava para um mundo imaginário em todos os programas.
O elenco que vivia a família Silva e Silva era repleto de estrelas da TV. Além do pequeno Luciano, seus pais e avô eram vividos por Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri e Mira Haar. A série ainda contou com participações especiais de Marisa Orth, Edson Celulari e Caio Blat. E já dá para comemorar: a TV Cultura também anunciou uma nova versão do programa.
Categorias