Como funcionam os Vaults de Fallout? Entenda os refúgios da série

Imagem de: Como funcionam os Vaults de Fallout? Entenda os refúgios da série
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Muito antes de as bombas atômicas devastarem o mundo de Fallout, o mundo já se preparava há anos para que elas começassem a cair. Diante do aumento constante das tensões entre Estados Unidos e China e do começo da Grande Guerra, a corporação conhecida como Vault-Tec decidiu oferecer uma solução: abrigos subterrâneos.

Esses locais, conhecidos convenientemente como Vaults (ou Refúgios) iriam muito além de um bunker convencional. Eles foram preparados para garantir que a humanidade seria capaz de sobreviver centenas de anos em isolamento, mantendo suas próprias estruturas sociais e com toda a água e comida de que precisaria para prosperar.

Os Vaults foram criados com a promessa de preservar a humanidadeOs Vaults foram criados com a promessa de preservar a humanidadeFonte:  Divulgação/Bethesda 

Como parte do Projeto Safehouse, o governo norte-americano contratou a Vault-Tec para construir 122 refúgios espalhados pelos diferentes cantos do país. A unidade-modelo foi produzida em Los Angeles, mas nunca foi feita para entrar em operação, enquanto a construção de quase todas as demais (exceto o Vault 13) foi concluída em 2063, ao custo de US$ 645 bilhões.

Cada Vault é único

Segundo as promessas feitas pela fabricante dos Refúgios, cada um teria características únicas, mas todos teriam a capacidade de operar por 900 anos sem nenhuma falha. Dentro deles, a expectativa de vida de uma pessoa seria de 92,3 anos, e o fato de cada um abrigar 1000 habitantes serviria como garantia da preservação da variabilidade genética da humanidade.

Cada Vault da série tem características própriasCada Vault da série tem características própriasFonte:  Divulgação/Bethesda 

Quem decidisse morar em um dos abrigos teria que respeitar algumas regras (como a proibição de levar cachorros), que incluíam a manutenção do lixo gerado em “dias de queima”. Além disso, alguns dos abrigos mais luxuosos teriam o auxilio de G.E.C.K.s, unidades robóticas que ajudariam a coletar informações sobre o mundo externo e a reconstruir a civilização.

Os abrigos também variam em suas fontes de eletricidade, que vão de reatores nucleares até mecanismos que aproveitam da energia geotérmica das regiões na qual são instalados. Todos os moradores precisam usar uniformes azuis e amarelos com detalhes variados, mas que sempre trazem os números dos Vaults associados em suas costas.

O segredo por trás dos Refúgios de Fallout

Elementos centrais de todos os Fallout, os Vaults não demoram muito tempo até revelar seus verdadeiros objetivos. Em vez de serem uma solução para garantir a sobrevivência da humanidade, eles na verdade são grandes centro de experimentos que são coordenados pela liderança da Vault-Tec em parceria com o governo dos Estados Unidos.

A intenção da companhia é colocar humanos em condições extremas, estudando a maneira como eles respondem a elas. O objetivo era detectar como pessoas diferentes iriam responder a condições extremas, sendo que alguns dos abrigos eram destinados ao comando da empresa e a cientistas que observavam remotamente o que acontecia em outros locais.

Durante a série de games, descobrimos refúgios que serviram como locais para experimentar a evolução humana (Vault 87), testar os limites da realidade virtual (Vault 112) e como a criogenia afeta pessoas no longo prazo (Vault 111). Já o Vault 12 foi criado para não barrar direito a radiação externa, enquanto o Vault 106 deixava seus moradores drogados o tempo todo.

Não parece existir uma linha lógica ligando os abrigos, cujo elemento em comum geralmente é a propensão ao desastre. Na série da Amazon Prime Video, acompanhamos os eventos do Vault 33, que é ligado com o 32 e o 31 — e não demora muito para descobrimos que seus objetivos são mais bizarros do que seus habitantes poderiam imaginar.

Com oito episódios, a primeira temporada da série de Fallout já está disponível no Prime Video. Você já assistiu? Deixe sua opinião no TikTok e Instagram do Minha Série!

Assista Fallout no Prime Video

Imagem: Assista Fallout no Prime Video
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Fallout no Prime Video

Baseada em uma das maiores séries de videogame de todos os tempos, Fallout é a história de quem tem e de quem não tem, em um mundo onde não existe quase nada para se ter.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.