Godzilla vence Oscar pela primeira vez em 70 anos de franquia

Imagem de: Godzilla vence Oscar pela primeira vez em 70 anos de franquia
Imagem: GettyImages

A clássica franquia de ficção científica Godzilla faturou o seu primeiro Oscar. A vitória foi um dos destaques da última edição da premiação, que aconteceu no domingo (10).

Godzilla Minus One foi o escolhido na categoria Melhores Efeitos Visuais. A estatueta é a primeira da saga, que já tem 70 anos de duração e 37 filmes lançados, contando apenas as produções originais japonesas.

Fora a vitória histórica, a equipe do longa-metragem foi um destaque na cerimônia por outros motivos. Os integrantes chegaram ao tapete vermelho usando sapatos personalizados com uma garra da criatura gigante no lugar do salto.

Os sapatos personalizados da equipe.Os sapatos personalizados da equipe.Fonte:  Reprodução/Toho 

Além disso, Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima levaram estatuetas de Godzilla ao palco ao serem escolhidos — tudo isso ao lado dos astros Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, que eram os apresentadores do bloco.

Godzilla Minus One foi um dos vencedores da noite.Godzilla Minus One foi um dos vencedores da noite.Fonte:  GettyImages 

Em uma cena inusitada, o boneco do lagarto ficou lado a lado com a estatueta no momento do discurso de agradecimento.

O fenômeno Godzilla Minus One

Capítulo mais recente na franquia do kaiju, Godzilla Minus One é escrito e dirigido por Takashi Yamazaki.

A trama se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, quando cidades japonesas são devastadas pela bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos e o país assina a rendição.

Nesse período de desolação, surge a ameaça gigante para trazer estragos ainda maiores para uma sociedade já bastante fragilizada. A história e a presença na mesma cerimônia que consagrou Oppenheimer, cinebiografia do chefe da equipe que criou as bombas, tornou tudo ainda mais simbólico.

O longa-metragem se tornou o filme japonês live-action de maior arrecadação em bilheteria nos Estados Unidos e no Canadá, com US$ 56,4 milhões ao todo.

Um dos pôsteres do filme.Um dos pôsteres do filme.Fonte:  Toho 

Na rede social X, o antigo Twitter, alguns cineastas comemoraram efusivamente a vitória inesperada. É o caso de Guillermo del Toro (A Forma da Água, Pinóquio) e John Carpenter, da franquia Halloween e o clássico do terror O Enigma de Outro Mundo.



A vitória de Godzilla aconteceu em uma categoria com produções hollywoodianas mais ambiciosas e caras. O filme derrotou Napoleão, Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1, Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Resistência.

O próprio Yamazaki foi o responsável por alguns dos efeitos visuais do filme, que tinha uma equipe bem menor que os concorrentes.

Após um período nos cinemas, o filme ainda não tem data para chegar ao streaming no Brasil. Já Godzilla e Kong: O Novo Império, feito por estúdios norte-americanos, estreia nos cinemas em abril deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.