Rogai por Nós: entenda o final do filme que está bombando na Netflix
O filme Rogai por Nós, de 2021, estreou na Netflix há menos de uma semana e, embora venha de uma receptividade fraca nos cinemas, tanto dos críticos quanto dos espectadores, a história acabou agradando a galera das telinhas, não se sabe se pelo charme do protagonista ou porque muita gente curte filmes de terror ruins (talvez para não se assustar tanto).
A história gira em torno de um jornalista fracassado chamado Gerry Fenn (interpretado por Jeffrey Dean Morgan, o Negan de The Walkin Dead). Após ser desmascarado por divulgar fake news no passado, ele chega à pequena cidade de Banfield, no interior dos EUA, para investigar um incidente de "mutilação de gado" ocorrido no local.
Meio que por acaso, ele conhece uma adolescente surda chamada Alice (Cricket Brown), que vê a Virgem Maria no tronco de uma árvore esquisita. Em êxtase religioso, a garota volta a ouvir e falar, e acaba realizando algumas curas milagrosas no local. Lógico que, quando Fenn divulga a história, a cidade se transforma em um centro de peregrinação religiosa.
Atenção! Há spoilers à frente.
Quem aparece para Alice é mesmo a Virgem Maria?
Uma bruxa havia sido enforcada na árvore onde a Virgem Maria aparece.Fonte: Netflix
Baseado no livro Shrine ("santuário" em português), do escritor britânico James Herbert, o roteiro se baseia em uma premissa do romance: o que acontece quando o profano (título original do filme em inglês) se finge de santo? O padre Hagan (William Sadler), tio de Alice, tenta alertar as pessoas, e acaba enforcado misteriosamente.
Ajudado pela médica local Natalie Gates (Katie Aselton), Fenn descobre nos arquivos da igreja a história por trás da antiga árvore: uma jovem bruxa chamada Mary Elnor havia sido enforcada ali. Ela costumava curar os doentes do local, mas, ao convencer as pessoas a segui-la, acabou se entregando, mesmo sem querer, ao demônio.
E, para surpresa de ninguém, Alice é descendente dela.
O final de Rogai por Nós
Alice descobre a verdade sobre Maria, quando é ameaçada pela entidade.Fonte: Netflix
A missa encomendada por Alice, para mostrar ao mundo (a cerimônia é transmitida pelas mídias sociais) a verdadeira natureza da Senhora, começa com a adolescente pedindo a todos os fiéis que se comprometam em voz alta com Maria três vezes. Gerry grita para a multidão que os milagres eram apenas uma farsa, enquanto Natalie usa a linguagem de sinais para alertar Alice do perigo, e pedir que ela interrompa a cerimônia.
Nesse momento, Maria fala com Alice e a ameaça, dizendo que ela pode voltar a ficar muda. Percebendo a natureza maligna da entidade, a menina confirma para uma multidão atônita que os milagres não eram coisa de Deus. Nisso, uma versão enfurecida de Maria incendeia a árvore e sai dela, incinerando o bispo Gyles. Ao tentar fugir com Alice, Gerry é interceptado pela assombração que queima sua mão e tenta matá-lo.
Para defender o amigo, Alice enfrenta Maria e morre, mas é a criatura satânica que se transforma em cinzas, já que a menina era o seu elo de ligação com o mundo dos vivos. Chocado com o sacrifício, Gerry implora a Deus, em prantos, que salve a vida de Alice. Logo, ela volta à vida, porém fica novamente surda. As pessoas curadas pela adolescente também voltam às suas situações anteriores.
O filme termina com uma recomendação bíblica, bem atual, do evangelista Mateus: "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores".
E aí, qual sua opinião sobre o filme de terror bombando na Netflix! Comente nas redes sociais do Minha Série!
Fontes
Categorias