A Sociedade da Neve: o que é real e o que é ficção no filme da Netflix
O mais novo filme de sobrevivência da Netflix, A Sociedade da Neve, traz uma história baseada em acontecimentos reais. A proposta é retratar a tragédia da forma mais fiel possível, mas é claro que produções do tipo sempre precisam adaptar ou excluir alguns fatos, ou ainda criar novas situações.
O filme conta a história do acidente de avião sofrido por um time uruguaio de rúgbi em 1972. No incidente, a aeronave colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes e desabou na neve. Na hora da queda, apenas 29 dos 45 passageiros e tripulantes sobreviveram.
Vivendo no meio dos destroços do avião e muita neve, o grupo precisou se virar com o que tinham ao redor para continuarem vivos. Então, o filme choca ao mostrar que eles precisaram consumir carne humana para não morrerem de desnutrição.
A Sociedade da Neve é um filme original da NetflixFonte: Netflix/Divulgação
Com tantos detalhes relatados pelos 16 sobreviventes resgatados, a Netflix precisou alterar alguns fatos. Descubra, então, 10 mudanças feitas nos acontecimentos reais do filme A Sociedade da Neve.
10. Piloto do avião
Em A Sociedade da Neve, vemos o piloto ainda vivo após a queda do avião, inclusive conversando com o restante dos sobreviventes. Ele acabou não resistindo, mas na vida real a morte foi instantânea com o impacto da aeronave nas montanhas.
9. Helicópteros
Em relação ao resgate mostrado ao final do filme, a operação com o helicóptero aconteceu em duas viagens e não apenas uma, como explicou o diretor de A Sociedade da Neve, Juan Antonio Bayona.
No resgate verdadeiro, a aeronave buscou metade dos sobreviventes em um dia, enquanto a equipe permaneceu no local com o restante durante a noite. No dia seguinte, então, o helicóptero retornou e buscou quem faltava.
8. Copiloto
O copiloto do avião, na vida real, também sobreviveu inicialmente à queda, mas estava preso no banco. Então, ele pediu para que os passageiros atirassem nele para evitar o sofrimento que sentiria, mas o pedido foi negado. Ele morreu um dia depois.
Alguns acontecimentos foram adaptados para o filmeFonte: Netflix/Divulgação
7. Roberto e Nando
As cenas do filme que mostram os personagens Nando e Roberto atravessando os Andes em busca de ajuda foi levemente alterada. Na vida real, os amigos divergiram na hora de decidir o trajeto.
Enquanto Nando sugeriu caminhar até o cume, Roberto queria que eles fossem em outra direção. Eles decidiram, então, seguir o caminho de Nando, pois Roberto percebeu que seria muito mais fácil e rápido.
6. Poste de metal
Em um ato de coragem, vemos Numa chutando uma janela do avião para evitar que os passageiros sejam asfixiados e, com isso, corta a perna. Então, ele pega um poste de metal e finca na neve para que sirva de apoio na saída da aeronave. Na realidade, quem comandou esse ato heroico e arriscado foi Nando e não Numa.
5. Parada em Mendonza
Outro detalhe deixado de lado na trama é a parada que o voo precisou fazer em Mendonza, cidade da Argentina, devido às condições climáticas. O avião decolou novamente em direção ao Chile no dia seguinte, mas essa parte foi deixada de fora para que o filme não ficasse ainda mais extenso.
4. Comida
Quando Nando e Roberto partem para suas caminhadas em busca de resgate, o personagem Antonio diz ao grupo que a dupla tem comida suficiente na bagagem para sobreviver por 10 dias. Porém, na vida real, a quantidade serviria para apenas três dias.
A Netflix precisou tirar alguns fatos do filme, que já é longoFonte: Netflix/Divulgação
3. Pedaço de pão
No filme A Sociedade da Neve, Nando e Roberto são avistados por um homem em cima de um cavalo. Antes de buscar ajuda para a dupla, ele joga um pedaço de pão para eles se alimentarem enquanto esperam. Essa cena, no entanto, não aconteceu na vida real.
2. Canibalismo
O filme da Netflix também não mostra que, inicialmente, os passageiros sobreviventes esconderam dos repórteres a informação sobre terem consumido carne humana, por razões óbvias. Porém, nas entrevistas futuras, acabaram revelando todos os detalhes sobre a decisão.
1. Imprensa
A Sociedade da Neve acaba sem mostrar toda a comoção da mídia com o resgate, visto que o filme já é bastante longo. Então, o diretor deixou de fora todo o sensacionalismo criado pela mídia diante do caso, como as alegações de que eles teriam assassinado outros passageiros.
O filme A Sociedade da Neve pode ser visto na Netflix.
Fontes
Categorias